quarta-feira, 17 de agosto de 2016

TURISMO E DESENVOLVIMENTO

PARACURU INAUGURA PRAÇA DO FAROL E GANHA NOVO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ

Paracuru vive um novo e importante momento na área de cultura, turismo e educação. No dia 9 de agosto, o Instituto Federal do Ceará foi inaugurado na cidade, assim como a tão esperada Praça do Farol. Durante a cerimônia de inauguração do IFCE, a fala de diversas autoridades presentes deram noção ao público da importância desse grande equipamento educacional para a região do Vale do Curu.
Estiveram presentes o Secretário de Ciência e Tecnologia, Inácio Arruda, o reitor Virgílio Araripe, o Diretor Toivih Masih, a Secretária de Educação de Paracuru Arlete Rocha, a Primeira Dama Marlete Gomes, Dr. João Ananias e o Chefe de Gabinete Ângelo Tuzze.
São 20 salas de aulas climatizadas dispostas em uma área de 4000 metros quadrados de área construída com capacidade para receber até 80 veículos comuns e oito ônibus. Dentro do Campus os mais de 400 alunos poderão usufruir de duas bibliotecas amplas, auditório e laboratórios específicos. O projeto conta com elevador e rampas de acessibilidade para pessoas com mobilidade comprometida.
O campus do IFCE de Paracuru começou a ofertar diversos cursos de extensão e formação de professores da rede pública de ensino já no mês de agosto de 2016. Dentre as opções o público poderá optar por fazer um curso de inglês instrumental, iniciação em documentário, fundamentos da petroquímica, curso de química para o ENEM, Didática e Saberes da Docência e Estratégias de Ensino em Ciência e Biologia. As inscrições foram até o dia 11 de agosto.
Os cursos de nível superior e técnico serão ofertados através de Edital. A forma de ingresso será através do ENEM e SISU, a previsão de inicio desses cursos será em 2017.1.

PRAÇA DO FAROL
A inauguração da Praça do Farol foi um sucesso, reunindo toda a população que esperava a execução e conclusão da obra há quase uma década, após denúncias de irregularidades cometidas durante a gestão do prefeito anterior, José Ribamar Barroso Batista (o Ribeiro). A entrega foi realizada por um grupo de secretários que homenagearam a família Carvalho, batizando a praça com o nome de José Batista de Carvalho, um dos mais importantes políticos da região do vale do Curu e que foi prefeito de Paracuru em duas oportunidades.
“Fico feliz de poder ver o movimento dos artistas locais realizando a ocupação do espaço com música, arte e dança. Parabéns a todos que se empenharam para que nossa praça fosse finalmente entregue a população de Paracuru e seus visitantes. Me orgulho de poder ter contribuído em tudo o que foi possível para que depois de 9 anos a Praça do Farol estivesse assim, linda, cheia de vida e de histórias boas para contar.
Um reconhecimento especial a Afrânio Lima, Ângelo Tuzze e Roberto que fizeram um trio parada dura na condução dos trabalhos”, afirmou o prefeito Sidney Gomes.
A Praça do Farol deverá ser um importante instrumento para a cultura e turismo de Paracuru, pois valoriza a linda vista da praia, contando ainda com uma palco ao ar livre para realização de eventos culturais. Alguns turistas, cearenses e estrangeiros, aprovaram o novo equipamento. “A praia de Paracuru já era linda, e com essa praça poderemos admirar ainda mais essa bela vista”, disse uma moradora da cidade, entrevistada pelo DIVIRTA-CE.

Nenhum comentário: