terça-feira, 15 de agosto de 2023

ENTREVISTA: O sucesso internacional do músico Nonato Lima

O acordeonista, cantor e compositor cearense se apresentou no Festival Jazz Saint-Germain-des-Prés, fez participação no Fortal com Ivete Sangalo e se prepara para shows na África 

A música é uma forma poderosa de expressão, capaz de transcender barreiras e tocar os corações de pessoas ao redor do mundo. No cenário musical do Ceará, um nome se destaca como um verdadeiro tesouro cultural: Nonato Lima. Com uma carreira sólida e uma habilidade ímpar de cativar multidões, o músico cearense conquistou legiões de fãs e deixou um legado inestimável para a música local.
Nesta entrevista exclusiva para o DIVIRTA-CE e jornal O ESTADO, Nonato Lima fala sobre sua vida e compartilha conosco os momentos marcantes de sua trajetória brilhante. 
O acordeonista, cantor e compositor cearense Nonato Lima se apresentou no Festival Jazz Saint-Germain-des-Prés na França. O evento, que chegou a sua 22ª edição em maio, reuniu os maiores nomes do mundo jazzístico, como Yaron Herman, Erik Truffaz e Richard Galliano.
Formado em música pela Universidade Federal do Ceará, Nonato toca desde os 7 anos de idade e aos 12, começou a tocar profissionalmente. O músico já foi premiado nacionalmente e internacionalmente e dividiu palco com artistas consagrados como Dominguinhos, Hermeto Pascoal e Hamilton de Holanda.
Nonato diz, que sente realizado em levar a musicalidade cearense para tão longe. “Foi um momento de muita emoção pra mim participar de um festival desse nível. Sabemos o quanto ainda é difícil para um músico do Ceará quebrar fronteiras.” Semana passada Nonato foi convidado a participar do bloco de Ivete Sangalo no Fortal. Em agosto músico estará fazendo shows em Jericoacoara, e em outubro estará em Festival de Jazz na África.

DIVIRTA-CE - Como o convite para se apresentar no Festival Jazz à Saint-Germain-des-Prés surgiu para você? Como você descreve a experiência de levar a musicalidade cearense para um festival de renome internacional?
NONATO LIMA - O convite surgiu através de um grande amigo que sou fã e uma de minhas principais referências, que é o acordeonista francês Richard Galliano. Quando soube que iria estar em turnê na Europa, o mesmo estrou em contato comigo fazendo o convite.

DIVIRTA-CE - Quais são as suas opiniões sobre a indústria da música atualmente e como você acredita que os artistas independentes podem se destacar nesse cenário?
NONATO LIMA - A indústria da música continua e continuará comercializando a música que é entregue pela grande mídia paga. Onde o retorno financeiro seja maior para os grandes empresários e empresas que cuidam dos grandes artistas do momento. Os artistas independentes, assim como eu, não tem os investidores que facilitam a busca do “sucesso”, mas apostamos na força da internet como principal fonte de divulgação do nosso trabalho, onde se pode entregar para um número revelante e para quem realmente gosta no do estilo desejado no mundo todo. O Brasil, o Ceará principalmente, é repleto de ótimos artistas independentes.

DIVIRTA-CE - Você começou a tocar aos 7 anos de idade. Como foi sua formação e trajetória acadêmica e qual importância dela na sua carreira artistica?
NONATO LIMA - Minha formação na música foi a noite que me ensinou muita coisa. Sempre estudei em casa, mas as experiências nós aprendemos dividindo palco com outros músicos. Logo muito novo, fui ganhando destaque na cidade pela minha forma de tocar e logo comecei a ganhar festivais, tocar em bandas, receber convites de artistas grandes como Dominguinhos, que aos 20 anos estava fazendo parte de sua banda em sua turnê de São João. Minha formação acadêmica ainda está em progresso, sigo lentamente devido minhas viagens e é complicado conciliar as duas coisas. Mas está sendo importante para minha formação não só como músico, mas o outro lado da música conhecendo mais a fundo coisa que a noite não ensina, então estou junto o útil ao agradável, e tudo que vem a agregar na minha carreira é bem vindo.

DIVIRTA-CE - Quais são os principais desafios enfrentados por músicos do Ceará ao tentar alcançar reconhecimento fora do estado? 
NONATO LIMA - O desafio começa no próprio estado, onde só começam a lhe dar um certo reconhecimento quando você consegue tocar com alguém artista importante ou sai fora do estado pra fazer algo importante. As oportunidades enquanto você não é reconhecido, são muitos nãos que você leva. Eu sou o tipo do artista que vem debaixo e venho subindo degrau por degrau através do meu esforço e dedicação, sem ter padrinhos ou “facilitações” que muitos conseguem. Então até você ganhar um reconhecimento, uma organização, um produção onde faz com que seu nome seja conhecido, pode ser demorado e difícil.

DIVIRTA-CE - Você já ganhou prêmios importantes no Brasil e no mundo e já dividiu o palco com grandes artistas. Quais os momentos da carreira você destaca como mais emocionantes? Quais são suas referências na música? Curte artistas que você se inspirou e admira.
NONATO LIMA - Os mais importantes, posso destacar um festival internacional de acordeon onde fui campeão. A ligação inesperada de Dominguinhos me convidando pra sua turnê de São João em 2012 rsrs. Conhecer e tocar com um dos maiores acordeonistas do mundo que é o francês Richard Galliano em 2016. Trabalhar com o cantor cearense Fagner também em 2016 até os dias de hoje. Minha primeira turnê europeia em 2018. O lançamento do meu primeiro trabalho solo em 2019. Tocar com Hamilton de Holanda. Minha segunda turnê europeia em 2023, onde passei por 7 países e participei de um dos festivais mais importantes de Paris. E recentemente, receber o convite da Ivete Sangalo para acompanhá-la em sua turnê de São João.

DIVIRTA-CE - Como você aborda a composição de suas músicas e quais são os elementos que você considera essenciais para criar uma peça musical significativa?
NONATO LIMA - Geralmente eu espero a inspiração vir, pois é muito complexo o lance da composição instrumental. Tem músicas que faço em minutos como tem músicas que passo dias para terminá-las. Mas sempre busco uma essência verdadeira que sai de mim e tento passar em minhas melodias. As músicas cantadas, sempre procuro algum tema específico para explorar a composição e que primeiro agrade os meus ouvidos, onde vejo se poder soar bem para o público ou não. Mas o amor é a base de tudo que componho.

DIVIRTA-CE - Quais são os principais ensinamentos que você gostaria de transmitir para as gerações futuras de músicos?
NONATO LIMA - Quero deixar minha marca, onde o público e principalmente o músico possa escutar minha obra e saber sempre precisar ver o nome que sou eu tocando. Fico muito feliz em ver músicos executando minhas composições por aí. Me mandando vídeos executando peças instrumentais. Isso me deixa muito feliz e me dar força pra continuar minha trajetória e deixar de exemplo para as próximas gerações.

DIVIRTA-CE - Como você vê o papel das plataformas de streaming e da Internet na disseminação da música e quais são os desafios e oportunidades que elas apresentam para os artistas?
NONATO LIMA - As plataformas, à internet em si, ajudam a entregar os trabalhos de uma forma mais rápida e eficaz para o mundo todo em segundos, fazendo com que todos sem restrição de nada receba o produto e consuma. Os desafios que se tem é conseguir de forma natural entrar nas principais playlists fazendo que a música tenho um alcance mais rápido. E as oportunidades são o reconhecimento do trabalho através dessa entrega, aumentando a possibilidade de contribuição de um público fiel e reconhecimento merecido do artista, fazendo-se transformar em um artistas com shows e agenda cheia.

DIVIRTA-CE - Quais são os seus planos e metas para o futuro em relação à sua carreira musical e como você pretende alcançá-los? Quais as próximas apresentações de Nonato Lima?
NONATO LIMA - Apesar de já um um nome relevante no mercado musical e o respeito pelo meu trabalho, que é muito difícil. Pretendo fazer um planejamento de carreira com pessoas profissionais na área, conseguir um produtor que tenha interesse em trabalhar comigo e conheça um pouco do meu nicho musical para que meu trabalho possa se expandir e mais pessoas ainda conhecam o trabalho do artista 

Nenhum comentário: