domingo, 21 de agosto de 2016

FORTALEZA ALTERNATIVA

Praça do Rock APRESENTA SHOWS DAS BANDAS The Velhot’s e Plastique Noir

O projeto mensal Praça do Rock apresenta, a cada edição, duas bandas autorais cearenses de diferentes matizes do rock. Confira em agosto The Velhot’s e Plastique Noir.

The Velhot’s
A banda foi formada em janeiro de 2016 pelos músicos Mailson Buson e Ricardo Nobre, dois nomes da música pesada de Fortaleza-CE, desde os anos 80 e 90, que passaram por várias bandas do estilo rock/metal como Leprous, Projeto Lobo Mau (SP), Carcará (SP), Donzela, Griefgiver, Hemisphereo e Dafny. A ideia é criar um novo rock que andava perdido desde os tempos áureos dos anos 80 até hoje, misturando também ao rock’and’roll, blues, ska e até punk rock.

Atualmente, a banda lança seu primeiro single: "O Coletivo do Amor" disponível na internet através de plataformas como Spotify, Deezer, Google Play, Soundcloud etc. Também já finalizou mais 4 novas músicas como "Corcel 77",  "Jardel", " O Jogo", "Trapaçolândia" a serem lançadas em breve em Formato CD-EP.


Plastique Noir (FOTO)
O Plastique Noir é uma banda pós-punk gótica formada no fim de 2005/início de 2006 em Fortaleza-CE-Brasil, cuja formação atual conta com Airton S (voz e eletrônicos), Danyel Fernandes (guitarras e synths) e Deivyson Teixeira (baixo). Rapidamente ganhou projeção dentro de sua cidade, onde virou atração habitual em suas principais casas e festivais, e também fora dela, tendo sido convidada, já em seus primeiros meses, para a abertura da tour nacional da banda The Cruxshadows (EUA) e excursões pelo Nordeste e Centro-Oeste.

Ainda naquele ano de estreia, a banda lançou dois trabalhos: o CD-R demo “Offering” (item bastante raro) e o EP “Urban Requiems” (hoje distribuído pelo selo alemão AF Music). Este EP ganhou elogiosas resenhas em prestigiados veículos de seu gênero, como a revista portuguesa Elegy Iberica e o site do crítico e pesquisador inglês Mick Mercer, referência mundial no universo gótico.

Em 2007, o Plastique Noir recebe seu primeiro convite para um festival internacional (Wave Gotik Treffen, em Leipzig-Alemanha) e dá início à produção do seu primeiro álbum oficial, intitulado “Dead Pop” (Pisces Records-SP), que é lançado no ano seguinte. Durante as gravações, seu tecladista Max Bernardo (falecido em 2010) deixa a banda por motivos pessoais, mas a banda prosseguiu com suas atividades em trio, dando início a um amplo giro por quase todas as regiões do Brasil (capitais e interior). Apesar de fragmentada, esta tour pôs a banda constantemente na estrada e durou quase três anos, tendo passado por festivais renomados como Abril Pro Rock (Recife-PE), Virada Cultural (São Paulo-SP), Woodgothic (São Thomé das Letras-MG), Wave Summer Festival (São Paulo-SP), Feira da Música (Fortaleza-CE), Bananada (Goiânia-GO), Quebramar (Macapá-AP), Calango (Cuiabá-MT) e DoSol (Natal-RN).

Em 2010, a banda abriu a única data do Frozen Autumn (Itália) no Brasil e, no fim daquele ano, deu início à produção de seu segundo álbum, intitulado “Affects”, com lançamento em 2011 pela Wave Records (SP) e distribuição internacional.

Em julho de 2012, o guitarrista Márcio Mäzela deixa a banda por divergências profissionais. Em setembro do mesmo ano, Deivyson Teixeira torna-se o novo baixista (fazendo com que Danyel assuma as guitarras, seu instrumento de origem) e prosseguem cumprindo sua agenda de shows. Em 2014, dão início à produção de seu terceiro álbum, intitulado "24 Hours Awake", com lançamento em fevereiro de 2015, novamente pela Wave Records.

Dia 27 de agosto de 2016, às 18h, na Praça Almirante Saldanha. Gratuito.

Nenhum comentário: