quarta-feira, 29 de março de 2023

ENTREVISTA: Thiago Cosmo, influencer de milhões

Com 2 milhões de seguidores no Instagram, ele dá sua receita de sucesso em entrevista para o DIVIRTA-CE
 Thiago Cosmo, de Juazeiro do Norte: do Cariri para o mundo através da Internet: curtindo no Paraíba Bar em Fortaleza, com a apresentadora Denise Dantas 

Ele é de Juazeiro do Norte, no CarirI cearense, e conquistou a internet com seu carisma. O influenciador digital Thiago Cosmo deu entrevista para o DIVIRTA-CE e falou sobre seu trabalho nas redes sociais, principalmente no Instagram, onde ele tem mais de 2 milhões de seguidores. 

DIVIRTA-CE - Você é um dos maiores influencers do Ceará, do Cariri, com milhões de seguidores. Como começou essa jornada digital? Quando você sentiu que poderia viver disso. 
THIAGO COSMO - Apesar de ter entrado na rede social em 2012, o momento na qual comecei a despontar através do meu conteúdo foi em 2016 com conteúdos de formato lifestyle, humor e viagens. Mesmo a rede social nesse período era utilizada apenas por entretenimento pessoal, o que eu não esperava é que também estava atraindo, empresas de diversos seguimentos em busca de parceria. Leigo no assunto naquela época e sendo algo novo, já cheguei a fazer publicidade gratuita com resultados significativos só pelo simples falo de ter alguém acreditando em você. Mas em 2019 através de uma assessoria minha vida mudou significativamente e daí a minha rede social virou minha principal ferramenta de entretenimento pessoal e trabalho. Eu amo o que faço.

DIVIRTA-CE - Como é sua vida hoje? Quais as maiores facilidades e dificuldades de um influencer do seu nível. É muita responsabilidade?
THIAGO COSMO - A gente carrega uma certa responsabilidade, pelo fato de ter muita gente acompanhando, todos os stories postados tem um poder de influenciar muita gente, com isso acarreta também uma importância, porque tem pessoas que de fato querem saber da minha opinião, talvez montar algum pensamento, então é um assunto delicado, procuro o máximo ter responsabilidade nos temas que coloco, principalmente por ter um grande público de todas as idades.

DIVIRTA-CE - Pelo que você atribui o sucesso do seu perfil? Para quem não te conhece, qual o tipo de conteúdo que você produz? O que você acha que agrada mais as pessoas atualmente?
THIAGO COSMO - Alguns pessoas ao me encontrar na rua costumam dizer que foi sorte, quando se fala sobre o que ocasionou a minha fama na interent, mas posso dizer que no meu caso exige muito trabalho para produção de conteúdos. Existe sim a questão de sorte, pois vem diversas vezes aquela pergunta, será que vai engajar? Será que vai subir? Será que vai viralizar? E esses questionamentos ficam fluidos até que acontece, muitos vídeos sobem, apenas poucos viralizam - é assim que funciona o nosso trabalho com o Instagram. A rede social e uma vitrine em que as pessoas compartilhando as coisas do seu dia-a-dia onde tudo que deve ser mostrado é preciso ser filtrado. O que bastante costumo compartilhar de fato acontece na minha vida e muitas pessoas talvez tem aquela vontade de viver aquilo que já vivi, também acaba gerando uma certa conexão, e hoje já somos 2 milhões de seguidores.
DIVIRTA-CE - Vivemos no mundo virtual a era do cancelamento, onde pessoas são julgadas e crucificadas nas redes sociais. É a favor disso? Já sofreu algum constrangimento ou situação inusitada na internet, com tantos seguidores. Qual o lado ruim de ser um influencer de milhões?
THIAGO COSMO- O cancelamento é algo que nos atormenta, às vezes mesmo sem a intenção, você acaba pronunciando palavras de cunho racista, homofóbico, preconceituoso. Temos que estar sempre em busca de ir além de novos conhecimentos, as pessoas hoje elas não querem saber se você tinha a intenção, mesmo com pronunciamentos, elas ainda preferem destilar o ódio através de ataques haters. E realmente, quem se sente ofendido com o pronunciamento errado de determinada palavra, podem ver a sua evolução com o tema. Hoje precisamos ensinar as pessoas que devemos amar o próximo como Jesus nos amou, e não pelo fato da cor de pele, ou opção sexual. Somos seres humanos, e emitimos amor, então devemos evoluir no quesito de contextos como esses. Eu já passei por isso, então algo que sempre compartilho, “a evolução não é uma escolha, e sim uma necessidade”.

DIVIRTA-CE - Além de influencer, você faz outros tipos de trabalho? Quais os projetos para 2023? Se fosse dar um conselho para pessoas tentarem o sucesso como influencer digital, qual seria?
THIAGO COSMO - Hoje estou colhendo os frutos de todo meu trabalho na internet, com exclusividade ao Jornal O ESTADO quero contar para vocês que estou tendo uma nova profissão: auxiliar de pedreiro. Na verdade estou construindo minha casa própria, e para esse sonho que tal colocar a mão na massa? O ano mal começou e eu entrei com tudo, porém claro, quando a rede social e os trabalhos me exigem, estou pronto. Mas foi muito bom colocar um pouco do meu suor nessa tão sonhada obra que ainda não compartilhei para os seguidores. Em 2023 eu sonho em alcançar novos horizontes, novas fronteiras, novos continentes, ir além do meu Brasil, trazer um novo conteúdo com mais detalhes referente a viagens pelo mundo, dicas, humor, e o melhor inspirar pessoas, pois tudo é possível, basta crer, eu há 10 anos estava rompendo a barreira intermunicipal que era morar em outra cidade, e hoje estou trabalhando em projeto de conhecer 5 países em 2023, então tudo é possível. Para tudo o que você sonha na sua vida é preciso de ação, se está difícil não espere que as coisas venham de bandeja. Vai a luta, a esperança não é a última que morre, a esperança não morre, a não ser que você vá junto. O céu não é o limite, além dele tem um universo sem tamanho, então o que custa ir além? Vai dar certo.

Nenhum comentário: