sexta-feira, 17 de junho de 2022

ENTREVISTA

Dira Paes e o sucesso na TV e no cinema
A atriz consagrada que está no ar na nova versão de "Pantanal" e em cartaz nos cinemas com "Pureza" respondeu a entrevista do blog DIVIRTA-CE
Enchendo o público de emoção e sobrando carisma em suas atuações, a atriz Dira Paes brilha na telinha da TV Globo, na nova versão da novela "Pantanal", com sua personagem, a Filó, e também na telona dos cinemas, protagonizando o filme "Pureza", que está há mais de um mês em cartaz, sendo aclamado pela crítica especializada e pelo público. O longa metragem de Renato Barbieri conta a história real de Pureza Lopes Loyola, uma mãe que procurou o filho que saiu de casa para trabalhar e acabou sendo escravizado no interior do Brasil. O filme com mais de 20 prêmios internacionais é apontado como forte candidato a indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, assim como o trabalho de interpretação de Dira Paes,  reconhecido como um dos melhores da carreira da atriz paraense, podendo repetir o feito da atriz Fernanda Montenegro que teve sua indicação ao Oscar pelo filme "Central do Brasil". Depois de passar por várias salas de Fortaleza, "Pureza" estreou essa semana no Cinema do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, e Dira Paes respondeu as perguntas do blog DIVIRTA-CE sobre o filme, a novela "Pantanal", sua carreira premiada, e seus sonhos para o Brasil. 

DIVIRTA-CE - Como está sendo as gravações da novela Pantanal e a repercussão de sua personagem com o público? Você assistiu a primeira versão da novela?
DIRA PAES - As gravações da novela Pantanal tem sido muito intensas mas muito prazerosas. Todos nós estamos muito envolvidos com a trama, e também, nesse momento, gravar no Pantanal, nesse bioma é muito especial. Eu assisti a primeira versão da novela e estou muito feliz que nessa segunda versão a minha personagem Filó tenha tido essa receptividade do público.

DIVIRTA-CE - Você está na TV e em cartaz nos cinemas, com o filme "Pureza". Como foi encarnar a vida de uma pessoa tão importante na luta contra a escravidão no Brasil? Quais os maiores desafios e emoções que esse longa metragem do cineasta Renato Barbieri lhe proporcionou?
DIRA PAES - Pureza é uma heroína brasileira, essa abolicionista contemporânea, que moveu mundos e fundos para encontrar seu filho e filmar a história dela é um privilégio, porque eu já conhecia ela pelo seu feito, pela sua premiação do Anti Slavery Award (prêmio dado a todos que se destacam contra escravidão no mundo). Mas o filme teve uma repercussão muito grande por causa da coragem e a persistência da Pureza. É um filme de ação, muito bem construído, nesse sentido da emoção com a ação. Estou muito orgulhosa do resultado e de como esse filme tem provocado no público uma emoção única que eu não via há tempos nos cinemas.

DIVIRTA-CE - Alguns críticos dizem que Pureza é a melhor atuação de sua carreira. Destacaria outro momento importante, fundamental para a sua maturidade artística e crescimento profissional?
DIRA PAES - Temos carinho pelos personagens como filhos. Então é difícil escolher um personagem preferido, vamos dizer assim... Mas sem dúvida nenhuma, Pureza é um dos meus trabalhos mais marcantes. Eu percebo isso quando assisto a sessão junto com o público.

DIVIRTA-CE - Muitos apontam o filme como forte pretendente a indicação do maior prêmio do cinema americano, inclusive o diretor já confirmou em entrevista para o DIVIRTA-CE uma campanha. Com prêmios como Grande Otelo, vencendo como melhor atriz em 2013, três Guarani, dois APCA, dois Prêmios Qualidade Brasil, um Prêmio Extra, assim como três Kikitos do Festival de Gramado e cinco Candangos do Festival de Brasília, será que agora vem um Oscar? Tem outros projetos para o cinema?
DIRA PAES - É muito bom ter o reconhecimento dos prêmios. O Oscar, sem dúvida nenhuma, é um sonho, e eu acredito em sonhos e, quem sabe, é um próximo momento do cinema brasileiro ter uma indicação, como Fernanda Montenegro teve em Central do Brasil. Para mim seria um momento único na minha vida. Eu iria amar ter essa experiência.

DIVIRTA-CE - Protagonista de um filme que denuncia uma triste realidade brasileira, você sempre esteve envolvida em causas sociais, como o Criança Esperança, e sempre teve essa preocupação em ajudar o próximo através de ações pertinentes e essenciais. Como você vê a situação atual do país na cultura e outros aspectos e qual recado daria para os brasileiros nestas eleições?
DIRA PAES - Esse ano é de eleição, um ano fundamental para a gente reverter esse momento tão duro que é conviver com um governo que não reconhece a qualidade, a importância, tanto dos artistas quanto dos cientistas, quanto dos professores, também as pessoas que trabalham com cultura. E também não reconhece os Direitos Humanos. Então eu acho que votar é a nossa grande chance de mudar, essa realidade difícil que a gente vem enfrentando. E eu acho que é um ano para a gente votar pensando na eqüidade de gêneros. Esse ano estarei muito atenta para eleger mulheres, e principalmente mulheres negras e indígenas.

Nenhum comentário: