quarta-feira, 28 de setembro de 2022

ELEIÇÕES 2022: ENTREVISTA

Em reta final de campanha, a candidata a Deputada Estadual Janne Ruth ressalta a importância na renovação política
A produtora do Festival Internacional de Dança de Fortaleza e diretora do projeto social Bailarinos de Cristo, Amor e Doações - BCAD, lembra que já ajuda famílias menos favorecidas há décadas, e que nunca precisou de cargo público para isso- LEIA A ENTREVISTA
Ela conhece os problemas sociais da população cearense. Janne Ruth, candidata a deputada estadual nas Eleições 2022 pelo PDT, com o número 12344, já tem uma longa trajetória de ajudar e mudar a vida de crianças, adolescentes e famílias em situação de risco, através da arte da cultura, educação e do esporte, em meio a violência, tráfico de drogas, exploração sexual infantil, preconceitos e muitos outros problemas que pretende combater caso tenha a oportunidade de ser eleita.
Após uma campanha limpa, mostrando propostas claras e objetivas, Janne demonstrou ter conhecimento das mazelas enfrentadas pelo menos favorecidos, através de seu trabalho com o projeto social BCAD - Bailarinos de Cristo Amor e Doações, que existe há 28 anos. Mesmo sem ter cargo político, ela já ajudou milhares de pessoas a mudarem de vida através de cursos profissionalizantes, de arte, esporte ou inclusão digital, ações emergenciais em comunidades com distribuição de cestas básicas, e seus festivais de dança em eventos culturais como o Fendafor - Festival Internacional de Dança de Fortaleza, que proporcionam prêmios em dinheiro, intercâmbios entre festivais do mundo inteiro, além de bolsas de estudo.
Leia na Entrevista com Janne Ruth, como a candidata da cultura e do social tem conhecimento e vivência dos problemas do povo e tem soluções criativas e inovadoras que já coloca em prática, mesmo sem ter nenhum cargo na política. "Precisamos entender a necessidade de dar essa oportunidade a mim e outros que nunca foram eleitos, mas já conhecem as necessidades do povo cearense e já fazem algo por todos", afirmou Janne.
CONFIRA A ENTREVISTA:
Você realizou este ano três grandes eventos de dança em Fortaleza: o Festival do Conselho Brasileiro da Dança (CBDD), o Fendafor - Festival INTERNACIONAL l de Dança de Fortaleza - , e o Festival de Dança da Juventude, na rede Cuca. Como foram esses festivais nessa retomada dos eventos pós pandemia? Como será a edição do Fendafor Online e a versão nas cidades do interior cearense, o Itinerante?
JANNE RUTH - Na verdade fizemos duas edições do Festival do Conselho Brasileiro Da Dança (CBDD), em outubro, com a retomada pós pandemia, e início de maio no Shopping Rio Mar Fortaleza e Cineteatro São Luiz. Agora em julho realizamos o Fendafor 2022, Festival Internacional de Dança de Fortaleza, no Theatro José de Alencar, que foram 11 dias recebendo bailarinos e grupos do Brasil e do mundo. E terminamos mês passado um evento que criamos em 2017, grande parceria com a Rede Cuca, o Festival de Dança da Juventude. Todos eles sem edição presencial em 2020 e 2021 devido a pandemia. O Festival do CBDD e o Fendafor tiveram edições online. Fui a primeira mulher a fazer um festival online no Brasil. Em abril, logo no início da pandemia, realizamos o "Home Experience". Foi uma das maiores emoções que eu senti, vendo as pessoas com vontade de dançar, de abraçar, de trocar experiências. Foi impressionante, crianças de 2 anos e meio até terceira idade participando. A volta do Fendafor presencial esse ano foi sucesso total, com mais de 1200 performances e a participação de mais de três mil bailarinos. É um momento de fruição, colaboração, intercâmbio. Esse momento não se troca, não se vende, não se paga. Não tem preço viver essa troca com pessoas de 23 estados do Brasil e outros países nos festivais de cultura. São formas diferentes de falar, pensar, de dançar. Faremos uma nova edição do Fendafor Online em outubro e novembro, com escolas que realmente pediram para a gente realizar o formato online em 2022, pois são pessoas que conheceram o Festival durante a pandemia, pois fizemos três edições com muito êxito. Conhecemos tanta gente boa, tantos bailarinos excelentes. Também estamos planejando a volta das edições itinerantes do Fendafor pelo interior, em Sobral e Guaramiranga, provavelmente em Novembro ou Janeiro, durante as férias. Até janeiro terminaremos a itinerância do Festival.

Com mais 50 anos trabalhando com a arte da dança você ainda será candidata a Deputada Estadual pelo PDT. Porque decidiu entrar para a política? 
JANNE RUTH - Pois é, são 56 anos dedicados à Cultura, desde quando comecei na dança aos 4 anos de idade. Passei por todas as instâncias da dança, aluna do nível médio, avançado, professora, coreógrafa, diretora de escola. Montei também uma ONG onde o tínhamos além da dança, o teatro, esporte, música, inclusão digital. Sempre foi tudo muito difícil, ter dinheiro para eles irem a escola de ônibus, alimentação, fardamento, tudo foi muito complicado. Há 16 anos atrás, na minha primeira candidatura, concorri para completar um percentual de mulheres nas eleições. Dessa vez, não. Estou vendo o quanto sou útil, o quanto posso realizar muitos sonhos, se eu tiver a possibilidade de chegar lá.
Você também é assistente social e mantém há décadas a ONG Bailarinos de Cristo, Amor e Doações - BCAD, ajudando pessoas carentes e jovens que queiram fazer cursos profissionalizantes, de esporte e cultura. Como está esse projeto social? 
JANNE RUTH - O BCAD já vai fazer três décadas, foi fundado em 1994. São 28 anos de muita luta, de um trabalho que começou de forma mínima, da vontade de fazer o novo, de devolver cidadania e oportunidade para o povo através da arte e do esporte. O BCAD já passou por diversos momentos, bons e ruins. O tempo da pandemia foi assustador, assistimos muitas famílias passando fome. Já atendemos 500 crianças ao mesmo tempo, 400, 130. É uma onda pelo tempo, pelo governo, e não pode ser assim, pois estamos ali para mudar vidas, mudar histórias. O BCAD tem como objetivo atender crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade ou abandono, abaixo da linha da pobreza, na linha de risco mesmo, onde toda a família está numa situação de risco social. Falo em relação ao tráfico de drogas, a exploração sexual de menores, trabalho infantil, aproximação muito forte com o álcool. São coisas simples, da vida deles. Além de tudo isso, vivem em lugares de pouco acesso a saneamento, a postos de saúde, falta remédio. São pessoas realmente que vivem à margem da sociedade, com muita tristeza e dificuldade. É a dificuldade que tenho para manter o BCAD há tantos anos, matando 500 leões no ano, para o ano seguinte não fechar as portas. Uma das piores experiências que já tive na minha vida foi ter fechado as portas por falta de apoio. Nosso mandato será de portas abertas, caso eu seja eleita. Vamos fortalecer o terceiro setor através de uma incubadora, que possa capacitar as pessoas na elaboração, monitoramento, relatório e prestação de contas de seus projetos sociais, assim como ajudar na captação de recursos. 

 Você também é uma das diretoras da Associação das Academias de Dança do Ceará, e está com novo projeto de criação junto ao estado da criação de uma Companhia de Dança do Ceará, que irá representar nosso estado no mundo, com os melhores bailarinos de todas as escolas de dança associadas. Como será esse projeto, que pretende até ter uma sede para profissionalização dos bailarinos cearenses? 
JANNE RUTH - Existe um sonho muito antigo de fazer uma Cia de Dança Estadual. É lutar mesmo por um projeto de Lei onde existam emendas que sustentem essa Companhia, composta de bailarinos de nível médio avançado, com dois elencos de 40 bailarinos participando, que eles possam representar o Ceará e a dança cearense no Brasil e no mundo. Que possa manter eles com salários, planos de saúde, cuidados fisioterapêuticos, e que tenha um local digno que possa abrigar essa companhia de todas as formas, com salas de aula, de repouso, refeitório, um lugar com um teatro para apresentações, um lugar que abrigue diversos grupos de dança, atue na formação e seja referência no estado. Que o local tenha um teatro da Associação das Academias e Escolas de Dança do Ceará. Já estamos fazendo audições, uma foi na minha escola de ballet, escola de Dança Janne Ruth e ooutra na escola da mainara, já selecionamos os melhores bailarinos de todas as escolas e estamos dando início a esse Projeto. Tem muita gente boa na dança do Ceará, e temos que valorizar e trazer também  bailarinos do interior. Tem pessoas que passaram por mim e estão em companhias de diversos países. Quero continuar ajudando aos grandes talentos artísticos do Ceará a brilharem no mundo inteiro, ou pelo menos terem o seu trabalho reconhecido em sua terra natal, com condições de aprimoramento de seu trabalho aqui mesmo, e uma vida digna, através dessa sede e Companhia de Dança do Ceará. Que os bailarinos do interior também tenham oportunidades aqui na capital, com um alojamento que abrigará eles, nessa sede. 

Você também é membro titular do Conselho Estadual da Cultura, que vida gerar políticas públicas em torno de ações do Governo do Ceará. Se candidatando agora a deputada mas já lidando com editais e toda a burocracia no apoio de eventos culturais por parte de empresas e do poder público, o que você acha necessário para melhorar e ampliar o incentivo financeiro a artistas locais?
JANNE RUTH - Fui eleita conselheira de cultura, nesse momento afastada por conta das eleições. O conselho é um espaço de discussão e união para exigirmos as políticas públicas voltadas para a Cultura. São representantes de cada setor da cultura, pleiteando incentivos, editais regulares, agora outros emergenciais como a Lei Aldir Blanc ou a Paulo Gustavo,para fortalecer de verdade o setor que gera emprego e renda. Já venho participando há muito tempo de editais e é uma burocracia muito grande, além de ser muito difícil para pessoas do interior. Um dos meus projetos, caso seja eleita, é exatamente capacitar agentes de cultura do interior, ensinar eles a escreverem projetos e fazerem todo o processo. A cultura sempre fica por último, minha luta também é para fazerem cumprir as promessas que existem há vários governos de colocar 1,5 a 2% do orçamento estadual para a Cultura. Meu projeto mais ousado como candidata a Deputada Estadual é o Bolsa Artista, para todo o cearense que sonha poder ter a oportunidade de seguir uma carreira artística com um mínimo de dignidade, transporte, alimentação. Não faltam talentos por aqui, o que falta são oportunidades.

Nenhum comentário: