quinta-feira, 11 de agosto de 2016

CIÊNCIA

Fortaleza recebe conferência internacional sobre espectroscopia Raman

Cerca de 400 cientistas e pesquisadores de 15 países reúnem-se em Fortaleza, de 14 a 19 de agosto, na 25ª Conferência Internacional de Espectroscopia Raman: www.icors2016.org. O evento, que acontece pela primeira vez na América Latina, será realizado na Fábrica de Negócios (Av. Monsenhor Tabosa, 740, Praia de Iracema).

A promoção é da Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade de São Paulo (USP), os três maiores centros de pesquisa na área no País, e tem apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A espectroscopia Raman é uma técnica em que é possível caracterizar inúmeros materiais a partir do espalhamento da luz monocromática pela matéria. Seu nome foi dado em homenagem ao cientista indiano Chandrasekhara Venkata Raman, que observou experimentalmente o fenômeno em 1928. O Brasil, ao longo dos anos, tem dado contribuições significativas ao desenvolvimento da técnica, a partir das colaborações de pesquisadores como Hans Stemreich, Oswaldo Sala e Sérgio Porto. Eles formaram as novas gerações que nuclearam grupos e espalharam a pesquisa em espectroscopia Raman por quase todos os estados do País.

A técnica se utiliza de um feixe de radiação a laser sobre pequenas áreas de um objeto. Ao atingir a matéria, a luz sofre um processo de espalhamento em todas as direções – e uma pequena parte dessa luz espalhada passa por uma alteração de frequência. É essa diferença de frequência que permite descobrir informações sobre a composição química, ligação de seus átomos e geometria molecular do material pesquisado, entre outras informações.

Na Conferência em Fortaleza, os pesquisadores irão discutir temas como aplicação da técnica no estudo de fármacos e proteínas; uso para distinguir com maior precisão e rapidez células cancerosas; na ciência forense, para identificar substâncias desconhecidas; e até na cultura, para identificar materiais originais em obras de artes ou de patrimônio histórico. Além do aprofundamento das discussões sobre a técnica, o evento também permitirá intercâmbio entre cientistas que lideram essas pesquisas e jovens pesquisadores.

"A realização da 25ª edição da Conferência Internacional no Brasil, e em Fortaleza em particular, demonstra o reconhecimento da comunidade internacional à liderança e competência científica do Brasil, bem como ao grupo de pesquisa em espectroscopia Raman do Departamento de Física da UFC, que foi instalado no fim da década de 1970, com grande apoio do Prof. Sérgio Porto", diz o Prof. Antonio Gomes de Souza Filho, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade e um dos coordenadores do evento.

"A história dessa técnica no Ceará se confunde com a história da Pós-Graduação na UFC e no Estado, tendo em vista que ela foi a principal ferramenta usada para desenvolver a primeira dissertação de mestrado no programa de Física, em 1977, e a primeira tese de doutorado, em 1993, realizada e defendida em solo cearense", complementa o pró-reitor.

Fonte: Prof. Antonio Gomes de Souza Filho, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC – fone: 85 3366 9943

===

Mestrado em Ciência da Informação inscreve de 1º a 16 de setembro

Estarão abertas, de 1º a 16 de setembro, as inscrições para o Mestrado Acadêmico em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará, turma 2017. São ofertadas até 10 vagas, na área de concentração "Representação e Mediação da Informação e do Conhecimento".

As vagas serão distribuídas entre duas linhas de pesquisa: "Representação da Informação e do Conhecimento e Tecnologia" e "Mediação e Gestão da Informação e do Conhecimento".

Podem se inscrever no processo seletivo graduados em qualquer área do conhecimento. O processo de seleção compreenderá cinco etapas: prova escrita de conhecimentos específicos (eliminatória), análise do anteprojeto (eliminatória), arguição do anteprojeto (classificatória), análise do currículo (classificatória) e prova escrita de compreensão de texto em língua inglesa (obrigatória).

Informações sobre inscrição, documentos necessários, datas, etapas e critérios da seleção, assim como a bibliografia sugerida, podem ser encontradas no Edital nº 2/2016, disponível no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA, https://goo.gl/cFm7SU).

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFC – fone: 85 3366 7951

Nenhum comentário: