domingo, 21 de agosto de 2016

ESPECIAL

Destaques dos primeiros dias
do Encontro Sesc Povos do Mar 2016

 Dança, música, práticas esportivas, transmissão de saberes e degustação de alimentos típicos das comunidades litorâneas. Estes são alguns dos destaques da programação do VI Encontro Sesc Povos do Mar nos dias 22 e 23/8. O acesso às atividades é gratuito.
            Às 8h30 de segunda (22), o Encontro convida a todos para um passeio educativo no Trem Litoral. A proposta é realizar um percurso da praia de Iparana até a Beira Mar, reconhecendo a rotina dos pescadores, a realidade social, ambiental e muito mais.
No lago da Colônia Ecológica Sesc Iparana, acontece prática supervisionada de caiaque e stand-up paddle, às 8h30 e às 15h. Pouco depois, às 15h30, iniciam as apresentações culturais do eixo Cantos, Danças e Brincadeiras, com bois, reisados, maracatus e calungas.
Com o céu já escuro, às 18h30, acontece uma atividade de observação das estrelas a partir do telescópio. Às 19h30, são realizadas práticas de alimentação com sururu e bobó de camarão, para os participantes da programação. E, celebrando o final do primeiro dia, as danças seguem a partir das 20h, com dramistas, bois, reisados e forró pé de serra.

Encontro além da Colônia
            A programação da terça-feira (23) é marcada por atividades que ultrapassam as fronteiras da Colônia Ecológica Sesc Iparana. Às 8h, com a exibição do documentário “Cocos de Beira-Mar”, de Henrique Dídimo, no Cine Teatro São Luiz. Antes da exibição do filme, a Praça do Ferreira será palco para uma grande roda da dança do Coco.
            No início da tarde, às 13h30, o Projeto Sesc Conversas Flutuantes vai pela primeira vez à foz do Rio Cocó. Durante o percurso dos dois barcos participantes do projeto, é feita uma explicação sobre a história da Sabiaguaba e sobre o replantio do mangue. Pouco depois, às 14h, tem jornada de saveiro da Beira-Mar ao navio Mara Hope, encalhado na orla fortalezense.
            A noite reserva muita dança, ensinamentos e encontros na Colônia Ecológica. Na pratica de alimentação, são servidos sardinha em conserva e peixe assado na quenga do coco. A partir das 19h30, a festa segue com bois, maracatus, sambas e toréns. Destaque para o encontro inédito do Maracatu Nação Fortaleza e do Maracatu Nação Solar, às 20h.

SERVIÇO
VI Encontro Sesc Povos do Mar
Período: 21 a 25/8
Programação completa no site: www.sesc-ce.com.br
Informações: (85) 3318.4918 ou 0800 275 5250

Nenhum comentário: