terça-feira, 10 de agosto de 2021

ENTREVISTA

Jornalista Ian Gomes celebra quarto aniversário do "Viver Mais"
Programa da TV Ceará é o primeiro da comunicação cearense que fala sobre saúde e longevidade; a apresentadora pretende lançar um livro em 2022

Uma das jornalistas mais atuantes da TV cearense, a apresentadora Ian Gomes, do "Viver Mais", que vai ao ar na TV Ceará todos os sábados às 10h (com reprises em diversos horários), comemora quatro anos do programa. Ian já fez todo tipo de reportagem, atuou em diversos veículos de comunicação, inclusive no Jornal O Estado, e tem quase 40 anos de carreira. Querida pelo público por sua simplicidade e humildade, Ian estimula o bem estar e a ciência no programa, mostrando histórias de vida e dando dicas indispensáveis para quem quer envelhecer com saúde. Em entrevista para Felipe Palhano Ian Gomes conta histórias de vida, fala sobre seus pontos de vista, sua experiência, o jornalismo ontem e hoje e novos projetos. Um deles será lançar o livro "Viver Mais", no ano que vem. Confira a entrevista.
A apresentadora entrevistando Moacyr Franco

DIVIRTA-CE- O seu programa "Viver Mais", que tem temas sobre saúde e longevidade, está prestes a completar 4 anos no ar. Como foi a ideia de criação do programa? Haverá algum programa especial, algum tipo de celebração, nesse quarto aniversário? Quais as entrevistas mais marcantes?
IAN GOMES - O "Viver Mais" está no ar na TVC há exatamente quatro anos. A estreia foi no dia 5 de agosto de 2017. A ideia surgiu quando acompanhei o processo de envelhecimento da minha mãe, acometida por Alzheimer durante 17 anos. Ver  um pessoa tão produtiva, vaidosa, ágil, comunicativa se descontruindo  me fez questionar se o envelhecer  era sinônimo de falta de autonomia, de sofrimento, limitações. Então pensei: é preciso se cuidar cedo para evitar  uma velhice triste e sem perspectivas. Deduzi que a passagem do tempo pode ser sim, envolvida com projetos, atividades, sonhos. Então pensei em entrevistar pessoas que fossem exemplo e inspiração   , mesmo com idade avançada. Queria ouvir também os mais jovens sobre a perspectiva do envelhecer: os receios, como estavam se preparando para essa fase...  O resultado tem sido magnífico, de muito aprendizado .  Para estes quatro anos não faremos nada de muito especial , seguiremos com nossos  convidados sempre levando mensagens de coragem, espiritualidade e a busca por uma velhice feliz.
Ian com Adauto Bezerra

DIVIRTA-CE - Você é uma das jornalistas mais versáteis do Ceará. Já apresentou programa de todos os tipos, fez trabalhos em diversos veículos de comunicação, inclusive no Jornal O Estado, e tem uma longa trajetória. Quais as coberturas e experiências inesquecíveis que você teve na sua carreira?
IAN GOMES- Você é muito generoso, Felipe, agradeço esse seu olhar para  minha trajetória profissional. São quase 40 anos  , literalmente "no ar" e, evidente que já fiz um pouco de tudo. No jornal O ESTADO durante quase 15 anos tive a oportunidade de exercitar o lado da escrita, foi uma experiência marcante. Sou muito grata a direção do jornal por ter dado essa oportunidade . A Soraya Palhano  me recebeu com  muito carinho. Isso é relevante, entre as experiências inesquecíveis. E posso assegurar que tanto na TV como no Rádio, tudo foi muito significativo. Não importava se eu estava fazendo cobertura no Palácio do Governo ou em uma feira livre, a doação era a mesma, talvez por isso, você fala sobre a minha versatilidade. Sempre tive o maior respeito pelas pessoas que entrevistei, todas deixaram algum ensinamento. Mas para não deixar de responder sua pergunta , uma experiência que ressalto foi fazer  o SBT Repórter em rede nacional     sobre o Sertão do Seridó (RN). A reportagem completa do programa foi feita por mim. Veio uma equipe de São Paulo  e durante uma semana desbravamos o interior do Rio Grande do Norte.
As risadas de Ian com a cantora Fafá de Belém

DIVIRTA-CE - A carreira jornalística vem mudando ao longo dos anos. Como você analisa a situação da profissão de jornalista agora, e quais dicas você daria para um estudante de comunicação?
IAN GOMES- Sou totalmente favorável as mudanças construtivas.  Imagine que quando comecei na TVC, lá pelos anos 80, escrevíamos os textos em máquina de escrever. Não havia celular, GPS... E mesmo   assim, fazíamos o nosso trabalho  da melhor forma possível. Hoje a tecnologia está amplamente disponível para facilitar a vida  de quem sabe e quer utilizar de forma ética. No entanto, às vezes, cria um comodismo. Vejo poucos leitores de livros na nossa área. Outro dia questionei a um estudante de jornalismo qual livro estava lendo , a resposta ? "Não tenho hábito de leitura, prefiro a internet". É triste. Como um futuro jornalista não gota de ler? Por isso, quando tenho oportunidade de estar com estudantes sempre falo que a curiosidade e o conhecimento são ferramentas  fundamentais para exercitar essa profissão. É preciso amar, ter tesão. Não se faz jornalismo sem ânimo. Preguiça não combina. Não se deve esperar glamour. Óbvio que existem as  recompensas de poder ser útil, mas o dia a dia é cansativo. E, esse peso se torna maior quando não existe envolvimento, vocação. É preciso amar muito  para  vivenciar o encantamento que nossa profissão   proporciona.
Ian Gomes com o produtor musical Vevé

DIVIRTA-CE - Nas suas redes sociais e no programa "Viver Mais" assistimos Ian Gomes em busca de uma maturidade saudável. Quais as suas maiores descobertas nessa área? O que mais te surpreendeu ou te chamou a atenção, e o que você aplicou na sua vida cotidiana que você recomendaria para as pessoas?
IAN GOMES - O "Viver Mais" tem   me despertado para cuidar do corpo e da alma. As entrevistas são inspiradoras, com muitos ensinamentos. Entrevistei  logo no primeiro ano do programa o Dr. Raimundo Ximenes, na época com 93 anos de idade. Pleno, lúcido e com alegria de viver. Fiquei contagiada com a forma dele enxergar a vida. Hoje ele tem 97 anos e segue feliz, Isso é motivador. É ter a consciência de que não existe idade para sonhar, sempre é tempo  de fazer planos  e realizar. As dicas de alimentação, atividades físicas  passadas pelos profissionais que vão ao programa são sempre bem fundamentadas. Tento, na maioria das vezes segui-las.  Às vezes encontro pessoas na rua que dizem: "vi sua entrevista com a professora de pilates e resolvi fazer". É muito recompensador saber que estamos sendo esse elo para uma longevidade saudável.
Ian na entrevista com a jornalista Adísia Sá

DIVIRTA-CE- Na sua visão jornalística, como você observa a situação do Brasil e da questão política e de saúde pública no país atualmente?
IAN GOMES - O Brasil sempre deixou a desejar na questão da saúde. Na verdade falo de prevenção. Não existem polítcas de prevenção, por isso quando chegamos á maturidade, muitos estão cheios de doenças que poderiam ter sido evitadas . Enguanto permeia    nos representantes deste pais a ganância,  a individualidade a trapaça de querer se dar bem,  seremos um pais de doentes. É preciso e urgente repensar isso, pois no Brasil houve o aumento da população idosa  mais intenso do que no cenário global. O número de brasileiros idosos de 60 anos e mais era de 2,6 milhões em 1950, passou para 29,9 milhões em 2020. Perceba a necessidade de criar políticas públicas para esses idosos  terem uma vida produtiva e com saúde .Quero chegar aos 90 anos lúcida para presenciar essas mudanças (risos).

Parceiros na TV Jangadeiro, Ian entrevistou Nilson Fragata para o "Viver Mais"

DIVIRTA-CE - Além de apresentar o "Viver Mais", na TV Ceará, você também apresenta o programa "Qual é o tom do Ceará", na FM Assembleia. Quais os artistas cearenses que você mais admira? 
IAN GOMES- Rádio é minha grande paixão. Comecei em rádio , ainda adolescente, em Senador Pompeu, na Rádio Sertão Central. Poder fazer um programa como o "Qual é o tom do Ceará"? Que abre espaço para essa gente tão talentosa que temos aqui, é muito, muito gratificante . É incrível como os músicos do Ceará são versáteis, atuam em todos os gêneros musicais. Do blues ao forró, da música erudita  a romântica. Tantos nomes valiosos tive a oportunidade de entrevistar  desde que comecei a apresentar e  produzir o programa na FM Assembleia. Admiro muito nossos talentos. Nesta lista vai desde os mais conhecidos, como Belchior, Fagner, Ednardo, Teti, e recentemente entrevistei uma cantora e compositora fantástica de Mombaça (interior do Ceará) Joelma Marques, hoje morando em Munique (Alemanha). Uma voz maravilhosa. O Roberto Lessa canta blues com perfeição, estou citando eles, pois foram os mais recentes (risos) , mas todos que vão ao programa merecem aplausos!

Ian Gomes e o artista plástico Mano Alencar

DIVIRTA-CE - Tem algum outro projeto a ser lançado no futuro?
IAN GOMES- Sobre projetos, sempre temos, é isso que nos move. Em primeiro mão vou contar aos seus leitores um projeto que estava entre quatro ouvidos (rsrsrs). Quando o "Viver Mais" completou um ano, a jornalista Fátima Abreu, minha amiga, propôs que eu escrevesse um livro com as entrevistas que foram ao ar no período. Gostei da proposta e principalmente do desafio. E embarquei no projeto. O livro está 90% pronto, veio a pandemia e tudo mudou.  Mas em 2022 nos cinco anos do programa, lançaremos o livro "Viver Mais - Entrevistas  inspiradoras para uma longevidade saudável". Outro sonho é permanecer com saúde  , disposição e me reinventando sempre. E podendo contar com o afeto de pessoas queridas como você. Muita gratidão em abrir esse espaço para falarmos de algo tão relevante: saúde!

Nenhum comentário: