domingo, 20 de fevereiro de 2022

ENTREVISTA

Desafios na cobertura jornalística sobre famosos
Erlan Bastos, apresentador do "Balanço Geral Ceará" e dono do portal Em Off, fala que dispensou fazer programa em rede nacional
Dono de um dos principais portais de notícias sobre celebridades do país, o Em Off, o apresentador do "Balanço Geral Ceará", Erlan Bastos, concedeu entrevista ao blog DIVIRTA-CE sobre a carreira e os desafios na cobertura dos famosos. Erlan começou seu trabalho na televisão na RedeTV Manaus e hoje sempre é lembrado como referência na comunicação, sendo destaque da audiência na TV Cidade, batendo a TV Verdes Mares, retransmissor a da Globo, muitas vezes. O Em Off dá reportagens exclusivas sobre os artistas, e outros jornalistas acabam sempre citando Erlan Bastos em diversos veículos de imprensa. Na entrevista ele ainda fala sobre os sonhos já realizados, a preferência em continuar na televisão em programa regional, a crise de audiência na TV aberta e  as reportagens de seu site que tiveram mais repercussão. (POR FELIPE PALHANO)

DIVIRTA-CE - Você começou sua carreira de repórter na RedeTV de Manaus. Como surgiu seu interesse pelo jornalismo e por que você se especializou nos bastidores dos famosos?
ERLAN BASTOS - Comecei na RedeTV, mas na verdade era um programa de produção independente. Lá na RedeTV Manaus eles não tinham produção própria, só vendiam horários na grade de programação. Tinha um programa chamado "Balanço do Dia" que estava precisando de repórter. Sempre tive esse interesse, essa vontade de me comunicar e ser reconhecido pelo meu trabalho. Mas a minha atenção ali era voltada para o comunitário. Eu fui para o mundo das celebridades meio que sem querer, querendo. O diretor da TV Meio Norte, que foi outra emissora que eu trabalhei, disse que eu tinha uma cara muito "fofinha" para apresentar programa policial. Ele disse que tinha que ir para o entretenimento. Eu fui "forçado" a cobrir famosos, e agradeço muito a ele por isso.

DIVIRTA-CE - O Balanço Geral Ceará, é um dos campeões de audiência da TV Cidade, e acompanha o sucesso da atração em outros estados. Qual o diferencial do programa, além da "Hora da Venenosa"?
ERLAN BASTOS - O "Balanço Geral" é um sucesso de audiência, mas ao contrário do que todo mundo pensa, o nosso quadro aqui da "Hora da Venenosa" dura dez minutos. Muita gente imagina que a Venenosa é a grande aposta, mas a verdade é que a parte policial é o grande sucesso. As pessoas gostam muito e foi uma surpresa para mim também. Quando cheguei aqui na TV Cidade eu tive muito receio de ser rejeitado pelo público cearense. Mas fui abraçado por todos, batemos a Globo alguns dias e isso me deixa feliz e muito honrado.

DIVIRTA-CE - A TV aberta vem perdendo audiência ao longo dos anos para o YouTube, redes sociais e canais de streaming. Você encara isso como uma "crise"? O que você acha que falta na TV para conquistar pessoas que dizem não assistir mais televisão, principalmente o público jovem?
ERLAN BASTOS - Eu trabalho com o YouTube e também com a televisão. O Erlan que está na TV não é o mesmo que está no YouTube. São duas maneiras de se comunicar diferentes. Os novos comunicadores devem saber transitar pelos dois veículos. Eu achei que as redes sociais crescem mas não tem uma coisa que a TV possui: credibilidade. Quem achar que a televisão está acabando, esta completamente louco, surtado. A TV está longe de acabar, é um hábito do brasileiro. A televisão está se reinventando, devido a essas novas tecnologias. As pessoas não acreditam muito no que assistem na internet, mas acreditam na TV.
DIVIRTA-CE - O Big Brother Brasil, A Fazenda e outros reality-shows são o grande foco de atenção dos telespectadores atualmente. O que tem achado dessa nova edição do BBB? E da contratação do Faustão pela Band? Para você, existe a chance da Globo perder a hegemonia de audiência nos próximos anos? 
ERLAN BASTOS - Eu achei ótima a contratação do Faustão pela Band. Acho muito bom o Big Brother Brasil, A Fazenda, porque são programas que movimentam a Internet. O Faustão, que é um apresentador de carreira, indo para a Band, quebra um pouco aquele pensamento que a Globo é intocável. A Record é a que mais ameaça a Globo, falando nessa liderança. O "Balanço Geral", em todos os estados, consegue bater a Globo. É muito positivo ter essas opções para o público, para a emissora. O BBB é um produto de ouro da Globo, arrecada muito dinheiro. Não dá dinheiro só para a Globo, mas também para muitas pessoas da internet que fazem a cobertura do programa, que tem um faturamento melhor nesse período.

DIVIRTA-CE - O seu portal Em Off é um dos principais sites de informação sobre artistas do país, sendo referência para muitos profissionais da comunicação. Cite alguns dos maiores furos jornalísticos que tiveram grande repercussão na sua carreira. Como a contratação da jornalista Fábia Oliveira veio agregar no conteúdo do Em Off?
ERLAN BASTOS - Teve dois grandes furos: um foi do caso Felipe Prior, ex BBB (quando ele foi acusado de estuprar uma mulher), trouxemos no Em Off laudos, detalhes do processo, teve muita repercussão. Outro assunto que teve grande destaque foi uma carta do Gugu, que ele tinha feito um acordo com a Rose Miriam, que eu trouxe com exclusividade, e repercutiu no Fantástico da Rede Globo, acho que também foi um grande furo. A contratação da Fábia foi certa, uma jornalista que dispensa comentários. É a maior jornalista que cobre celebridades do país. Nenhum outro jornalista dá tanta exclusiva quanto ela todos os dias. Ela não passa a mão na cabeça de ninguém, não é amiga de artista, dá a notícia doa a quem doer. Isso é muito difícil nesse meio de jornalistas que largam a carreira e viram capacho de famoso. Ela trouxe muita credibilidade ao portal Em Off.

DIVIRTA-CE - Existe alguma informação sobre algum artista que você tenha se arrependido de noticiar? Qual a maior dificuldade na apuração das notícias enviadas por suas fontes? Já cometeu alguma gafe enorme e pediu desculpas? 
ERLAN BASTOS - Não tem nenhuma notícia que eu tenha me arrependido de dar. Eu tenho notícias que eu me arrependo de não ter divulgado. A maior dificuldade na apuração é quando envolve doença ou morte. Por exemplo, o Paulo Gustavo: ele estava internado por meses, e ele tem vários fãs que estavam apreensivos com o estado de saúde dele, querendo saber como ele estava. Os famosos só postavam fotos em preto e branco dele, mas não falavam qual o real estado de saúde do Paulo. Tinha artista mentindo, dizendo que ele tinha melhorado. Essa cobertura, quando envolve saúde, é muito delicada. Eu resolvi dar todo o quadro do Paulo mas por respeito aos fãs, que estavam aflitos, com crise de ansiedade. Nunca pedi desculpas por alguma pauta errada, não que eu lembre.

DIVIRTA-CE - Além do Em Off e do Balanço Geral Ceará, tem algum outro projeto diferente para esse ano? Qual o maior sonho do jornalista Erlan Bastos? Pensa em ter um programa de TV com transmissão nacional ou prefere investir mais na Internet?
ERLAN BASTOS - O Em Off e o Balanço Geral tomam conta da minha vida. Quando me perguntam qual meu maior sonho, digo que já realizei, que era ser apresentador do Balanço Geral. Mas Deus prepara surpresas em nossas vidas. Meu outro sonho era ter uma empresa, um site de comunicação, que tivesse repercussão, e eu também já realizei esse sonho. Então acho que os dois maiores sonhos da vida já realizei. Eu tinha um sonho de trabalhar em rede nacional, há uns 3 anos atrás, mas hoje não tenho mais essa pretensão. Não tenho mais essa vontade, sendo muito sincero. Já recebi propostas, mas preferi ficar aqui no Ceará apresentando o Balanço Geral e comandando a minha empresa. Para fazer um programa nacional tem que ser um projeto muito bem construído, muito bem firmado, muito seguro e que eu possa realmente opinar. Não quero fazer qualquer coisa só pra dizer que estou em rede nacional. Os projetos são continuar investindo no portal, o Em Off, e no YouTube, que traz um grande retorno para nós.

Nenhum comentário: