terça-feira, 8 de março de 2022

ENTREVISTA

BELCHIOR NA VERSÃO DE ANA CAÑAS

A cantora paulista apresenta novas releituras de clássicos do cearense Belchior, em show no próximo sábado, na barraca Santa Praia

A cantora e compositora paulistana Ana Cañas é o grande destaque do fim de semana no roteiro cultural em Fortaleza. Ela estará fazendo apresentação única no próximo sábado, dia 12, às 21 horas, na barraca Santa Praia (Praia do Futuro). Ana renova canções consagradas de Belchior como "Alucinação", "Sujeito de Sorte" e "Como Nossos Pais" em seu novo álbum e turnê, acompanhada por violão, baixo e teclados. 

Ana Cañas surgiu na MPB em 2007, com o lançamento do álbum "Amor e Caos" que foi muito elogiado pela crítica, sendo considerada a grande revelação da época. Querida pelos artistas, já no segundo disco, intitulado "Hein?", teve parcerias com Arnaldo Antunes e a participação de Gilberto Gil, além de emplacar a canção  "Esconderijo" na trilha sonora da novela "Viver a Vida", de Manoel Carlos. "Esconderijo" também foi eleita pela revista Rolling Stone uma das melhores  músicas do ano e ganhou clipe em película dirigido por Selton Mello. Em 2009, outro hit da cantora: gravou com Nando Reis "Pra Você Guardei O Amor".

Consagrada pela voz suave, além do estilo sublime e criativo nas letras e arranjos, ela é uma artista engajada nas questões políticas e sociais. Ana fez uma live em julho de 2020, durante a pandemia, em homenagem à obra de Belchior, da onde nasceu o incentivo e financiamento dos fãs e amigos para o novo álbum e turnê em homenagem ao cantor e compositor amado por muitos cearenses.

Na entrevista para Felipe Muniz Palhano, Ana Cañas fala sobre o processo de criação do novo trabalho, a necessidade dos artistas se posicionarem sobre temas importantes, suas influências musicais, a relação com o público cearense além de seu trabalho como apresentadora de TV.

DIVIRTA-CE - Como surgiu o interesse pela obra de Belchior? E o público, o que está achando das suas versões dos clássicos deste grande mestre da música cearense?

ANA CAÑAS - Eu amo Belchior há muitos anos e já cantava "Alucinação" nos meus shows. Mas acho que a pandemia trouxe à tona a subjetividade e a genialidade dos versos dentro de uma moldura existencial nesse contexto. Sinto que seus versos são extremamente atuais e falam direto ao coração. Quando faço os shows, vejo nos olhos do público o amor imenso por esse compositor tão genial e inspirado. A receptividade tem sido incrível e eu estou muito feliz por isso!

DIVIRTA-CE - No show "Ana Cañas Canta Belchior", que você fará no próximo sábado na barraca Santa Praia, você canta outras músicas ou somente as canções de seu novo CD em homenagem ao Belchior? Como será sua apresentação e como é sua relação com o público cearense?

ANA CAÑAS - Canto também "Antes do Fim", que eu adoro. Eu tô muito feliz e ansiosa! Ceará é a terra do Belchior e isso traz uma responsabilidade. Mas conheço o público de Fortaleza e sempre fui recebida com muito carinho e amor, por isso acho que vai ser muito especial. Vou chorar.

DIVIRTA-CE - Você é querida não só pelos fãs, mas por todos da MPB e sempre reúne grandes artistas em seus clipes. Em 2017 você lançou "Respeita", que pede o fim da violência contra a mulher, e contou com a participação de 86 mulheres, entre elas Elza Soares, a cearense Maria da Penha, Julia Lemmertz, Maria Rita, Mel Lisboa e Zélia Duncan. "Sujeito de Sorte", do novo álbum com músicas de Belchior, reuniu 46 artistas, como Wagner Moura e Bruno Gagliasso. Em 2018, seu quinto álbum de estúdio, "Todxs" tocou em temas como o empoderamento feminino, e foi indicado como Melhor Álbum Pop Contemporâneo no Grammy Latino. Você acha essencial para os artistas brasileiros se posicionarem sobre questões políticas e sociais? Como você vê o momento da cultura brasileira na atualidade?

ANA CAÑAS - Acho importante, pois não se omitir, nesse momento, pode influenciar positivamente as pessoas a se cuidarem. É sobre a vida, saúde, consciência e vacina. Acho que estamos num momento de retomada - ainda com os cuidados necessários, mas já dá pra sentir aquele gostinho tão vibrante que só o público brasileiro, especialmente o nordestino, nos traz, de afeto e acolhimento.

DIVIRTA-CE - Em julho de 2020, no auge da segunda onda de Covid 19, você fez uma live nas redes sociais em homenagem a Belchior. Sucesso de público e crítica, a idealização do álbum, apenas com canções do artista, e a turnê, vieram da live. Inclusive, além dos clipes das 14 faixas, você mostra no YouTube o processo de criação do novo trabalho. Enfrentou muitos problemas durante a pandemia? Quais artistas você leva como referência e quais você ouviu muito durante a quarentena?

ANA CAÑAS - Foi um momento difícil para todos nós da música, da arte em geral. Ficamos sem poder trabalhar e muitos até, em situação de vulnerabilidade econômica. Mas o movimento da live foi tão bonito, os fãs de Belchior se uniram para me pedir o disco e ainda doaram o que podiam no momento para que eu o gravasse. Foi muito amor! Levo como referência não só o próprio Belchior, mas também Nina Simone, Cássia Eller, Rita Lee, Gilberto Gil, entre outros. Ouço diariamente todos eles.

DIVIRTA-CE - Você se lançou como apresentadora ano passado do "Sobrepostas" no Canal Brasil e tem formação de atriz. Esse conhecimento ajuda no palco e na TV? Como é o programa? Além da turnê, quais seus projetos futuros?

ANA CAÑAS - Tenho formação de atriz mas o talento nem tanto... (risos). Brincadeira! Gravar o programa foi muito especial, uma experiência maravilhosa. Aprendi muito com as mulheres que entrevistei e sobre a sexualidade feminina. O programa traz uma diversidade bonita e importantíssima: mulheres trans, pessoas não-binárias, mulheres pretas, gordas, soropositivas. Foi muito bonita esse troca. Adorei ter gravado! Projetos futuros... turnê do Belchior que está crescendo de forma linda e acabo de participar de uma série incrível que sai no segundo semestre também. Tô feliz e espero vocês no sábado pra gente catar juntos essas canções tão lindas do amado gênio Belchior. Um beijo! 

SERVIÇO

 “Ana Cañas Canta Belchior" 

Data: 12 de março de 2022

Horário: 21h

Local: Barraca Santa Praia

Endereço: Av. Clóvis Arrais Maia, 3345 – Praia do Futuro – Fortaleza

Ingressos: R$ 90,00 meia e R$ 180,00 inteira

* Permitida a entrada somente com a apresentação do Passaporte da Vacina por meio físico ou digital + Documento de identificação com foto.

Nenhum comentário: