terça-feira, 11 de abril de 2023

ENTREVISTA: Diretor Hemetério Segundo celebra 25 anos de TEATRO

Grupo Arte de Viver completou 22 anos de atuação efetiva no Ceará e tem o teatro infantil e infanto juvenil como um de seus pontos fortes

Única companhia de teatro do Ceará com o Selo de Responsabilidade Cultural, conferido pela Secretaria de Cultura do Estado, o Grupo Arte de Viver, é uma ONG sem fins lucrativos e chega aos seus 22 anos de atuação teatral efetiva. São mais de duas décadas, acumulando acima de 40 montagens, entre grandes espetáculos, peças de conclusão de cursos e experimentos.
O Grupo tem como fundador, diretor-presidente e artístico Hemetério Segundo um dos grandes nomes do teatro do Nordeste. Obstinado pelo crescimento pessoal e profissional, é Mestre em Educação, na área de inovação pedagógica; Especialista em Arte-Educação, Gestão Escolar, Gestão Pública, Educação, Pobreza e Desigualdade Social; e no universo artístico é Ator, Autor, Diretor e Produtor Teatral, além de Professor efetivo da rede pública de ensino do Ceará e de Instituições de Ensino Superior.
Autor de livros publicados na área de teatro com distribuição nacional, Hemetério celebra em 2023, o marco de 25 anos de trabalhos profissionais em Teatro e Educação, concentrando suas atividades nas áreas de arte, teatro, educação, tecnologias e sociedade. O DIVIRTA-CE conversou com Hemetério Segundo. Leia a entrevista.

DIVIRTA-CE - Como surgiu seu interesse pelas artes cênicas e como foi o início da sua carreira? 
HEMETÉRIO SEGUNDO - Meu contato com as artes cênicas, prioritariamente com o teatro, foi ainda na escola, quando nossa professora, a Tia Vera Lúcia, colocou pra a turma que a nota da etapa seria a montagem de uma peça teatral; aquilo me chegou como uma bomba, pois eu era super tímido, usava aparelho pra coluna, pois tenho escoliose, e, por conta disso, queria tudo, menos aparecer, menos ser visto e me expor. Naquele momento tive que fazer, pois em casa meu pai falava sempre em não abandonar os compromissos, em não deixar o grupo na mão e isso se tornou um mantra em minha vida. Mais do que nunca, tive que assumir, mesmo sem querer, mesmo que inicialmente por obrigação com a turma e pela nota, mas com o passar dos ensaios, fui me envolvendo, fui seguindo e, no final, mesmo com todos os percalços comuns a toda apresentação, o aplauso da plateia transformou minha vida, mudou meu olhar sobre aquela experiência, me fez decidir ali, em cima do palco, diante de tudo que passei, que era de aplauso que eu queria viver, que era diante da plateia que eu queria trabalhar e crescer.  
DIVIRTA-CE - São 25 anos de teatro. Quais os momentos mais marcantes e inesquecíveis?
HEMETÉRIO SEGUNDO - São 25 anos de carreira, ds estrada, muitas vezes, sequer pavimentada; ao longo dessa estrada muitos momentos especiais, importantes, raros que fizeram toda a diferença pra mim, pra minha história e para o meu sonho de trabalhar e dar trabalho para muitos outros, como hoje me orgulho de dizer, como por exemplo a criação do Grupo Arte de Viver, criado em 2000 com meu irmão gêmeo HemetérioTerceiro e meu amigo Pedro Marinho, um importante sonho artístico e social, que hoje é essa porta aberta pra todos que precisam de oportunidade. Nele a montagem de "O Jesuíta" em 2010, onde tivemos a honra de termos, no palco, grandes nomes do teatro cearense, como Marcelo Costa, Marcus Fernandes e Ivonilson Borges, interpretando com nossos atores, unindo gerações de artistas, ainda mais ao som da Orquestra Filarmônica do Ceará, que tocou ao vivo, a trilha sonora original, feita para nosso espetáculo. O Cidade das Areias em 2013/2014, outro grande momento do nosso Grupo, onde contamos a história de Fortaleza ao lado de bailarinos do Instituto Katiana Pena do grande Bom Jardim. E, claro, nossas participações na criação e encenação das aberturas dos shows do Padre Reginaldo Manzotti 2016/2017 para quase 2 milhões de pessoas no aterro da Praia de Iracema, unindo no palco teatro, balé e evangelização, remetendo as origens do meu trabalho artístico, quando coordenava grupos de jovens e o próprio ministério de teatro. 

DIVIRTA-CE - Como surgiu o Grupo Arte de Viver? Qual a proposta do grupo e quais os espetáculos montados de maior sucesso, com mais de duas décadas de existência?
HEMETÉRIO SEGUNDO - O Grupo Arte de Viver surgiu em Maio de 2000 da necessidade de fazermos arte, de fazermos teatro, e, dessa forma, de mostrar nossos talentos para o grande público, porém, com o passar do tempo em 2004, entendemos que carecia de uma substância maior, de uma essência que fosse dar sentido a tudo aquilo que fazíamos no palco, e assim na época, inseridos em uma comunidade carente no Bairro Jardim América, decidimos assumir essa causa, a causa social, a luta por dignidade e pelo futuro de crianças e adolescentes de nosso entorno, assumimos aí a nossa personalidade jurídica, pois antes disso, éramos apenas um grupo de jovens sonhadores, carentes dos aplausos da plateia. Desde nossa regularização como pessoa jurídica, a proposta do nosso trabalho é formar artistas, é sermos ainda mais referência na formação profissional de atores e atrizes no Ceará,  pois nosso carro chefe são nossos Cursos Livres (Teatro e Balé) e nossa Oficina Teatral Permanente, que objetiva à profissionalização com o rigor a a preparação necessárias ao bom desempenho de nossos egressos no mercado de trabalho propriamente dito. Para isso apostamos na dignidade do ser humano, na ética do trabalho, no respeito ao outro, no compromisso com o resultado e, mais ainda, na meritocracia, pois, nosso maior tesouro, são hoje, nossos alunos, mas amanhã, nossos artistas. 
DIVIRTA-CE - Você mantém cursos de teatro para crianças, o que ajuda muito no desenvolvimento e cognição dos pequenos. Fale um pouco sobre os cursos do Arte de Viver.
HEMETÉRIO SEGUNDO - O Grupo Arte de Viver é um centro de formação de novos artistas, somos arristas e também educadores, há mais de 22 anos atuamos fortemente, desde a formação inicial até a preparação profissional de atores e atrizes no Ceará. Anualmente ofertamos vários cursos para o público em geral, atendendo pessoas interessadas, a partir dos 7 anos de idade, em nossos Cursos Livres, ajudando na socialização, na desinibição, no controle da ansiedade, do nervosismo, no desenvolvimento da expressividade, da comunicação, do enfrentamento de plateia, do do falar em público e do trabalho em grupo, do trato com as relações sociais de nossos alunos. 

DIVIRTA-CE - Quais as maiores diferenças no teatro feito na época que você começou e hoje em dia? Quais as maiores dificuldades? Você acha que as artes cênicas perderam espaço com o mundo virtual ou ganharam?
HEMETÉRIO SEGUNDO - Na minha opinião, a principal e maior diferença entre o período que eu comecei a fazer teatro e este, que vivemos atualmente, são as oportunidades formativas que, diga-se de passagem, são inúmeras, tendo em vista a quantidade de escolas, oficinas e cursos técnicos que existem no Ceará, sem falar das Universidades que, há alguns bons anos, ofertam graduação a nível de Licenciatura em Teatro e Artes Cênicas, da mesma forma a Internet, o acesso a um universo de livros, textos, vídeos, cursos, debates e trocas de experiências virtuais, tudo ao alcance das mãos e do interesse de cada um, afinal de contas, somos quem buscamos ser, fazemos parte de uma jornada de autoconstrução, ser e chegar onde queremos depende da gente, tudo é questão de foco e determinação. Quanto ao fazer, o trabalho é o mesmo, subir no palco e encantar, fazer a diferença, conduzir a plateia pelo mundo da imaginação, tocando, comovendo, incomodando, enfim, falando aqueles que quiserem ouvir tudo aquilo que a sociedade cala, o que varia são os estilos, os incrementos da cena. Precisamos ser representantes de nosso povo, precisamos dar voz a todos que não tem vez. Essa é a base para o artista, o verdadeiro artista, não se calar, não adormecer, não cair na letargia do mundo moderno, onde nada vale, é urgente não se deixar convencer pela lógica neoliberal que insiste em pregar que todos somos empresários de nós mesmos e que, portanto, em um mundo "cheio de possibilidades" precisamos cumprir essa sina perversa do "cada um por si e Deus por todos". Eis o grande dilema, dar as mãos, olhar para o lado e ver o outro, ajudar, abrir portas e caminhar junto, somente assim chegaremos mais longe. Quanto a Internet, ao mundo virtual, precisamos entender de uma vez por todas que o novo sempre vem, que não adianta se fechar à modernidade, ela já é uma realidade há muito tempo, quem se opuser a ela fica para trás, é devorado por sua voracidade veloz e inexorável, contudo, algumas coisas são sagradas, insubstituíveis e inquestionáveis, como é o caso da presença, do estar e se fazer presente na vida do outro, da humanização, das relações sociais reais. 

DIVIRTA-CE - Quais os próximos espetáculos, projetos e ações de Hemetério Segundo e o Grupo Arte de Viver? Haverá festa de comemoração dos 25 anos de teatro?
HEMETÉRIO SEGUNDO - Esse é um grande ano, estou celebrando 25 anos de Teatro e Educação, háaia de duas décadas trabalho profissionalmente com teatro e educação, sou artista, mas também, e com muito orgulho, sou educador, escrevo, atuo, dirijo e produzo espetáculos, mas também transformo vidas, construo a sociedade do futuro, na sala de aula, no trato com meus alunos e isso considero um privilégio, uma honra, poder fazer a diferença na vida de muita gente e, ainda por cima, dar minha contribuição no que virá e isso não tem preço. Na área educacional, a grande novidade, é que conquistei um importante presente, fui aprovado para fazer meu Doutorado em uma Instituição Federal de Ensino, o que muito me honra, principalmente depois de fazer e concluir diversas graduações e especializações nas áreas de arte, educação e tecnologia, de ter tido a oportunidade de fazer meu Mestrado na Europa, agora chegar no maior estágio acadêmico em uma instituição pública, para mim é uma honra, um presente que vem coroar minha trajetória de luta pela educação na sala de aula e sou muito grato por isso; precisamos valorizar o que é público, pois é um bem de todos, é urgente valorizar a escola, os professores e, mais ainda, a educação, pois é a única e mais segura saída para tudo o que estamos passando. Retomamos também a solenidade de premiação e homenagens do Prêmio Ceará Encena, comenda que reconhece e destaca os profissionais de teatro do nosso Estado e resgata os grandes nomes que construíram para que chegássemos até aqui. A cerimônia será em Maio no palco principal do Theatro José de Alencar, finalmente, superada a pandemia, realizaremos a 6° edição deste que é o grande encontro do teatro cearense, reverenciando os talentos da terra e premiando os destaques, dentro e fora de cena. Por fim, vale ressaltar que não é possível ser feliz sozinho, é preciso compartilhar, tenho um caminho trilhado e uma história consolidada, mas sempre tive ao meu lado familiares e amigos que nunca me faltaram, sem falar nessa grande família que é o nosso Grupo Arte de Viver, sem eles dificilmente chegaria tão longe, tenho a sorte de estar, conviver e trabalhar com quem gosto e admiro, sempre foi assim, ajudei a formar todos eles e obviamente, eles não poderiam estar de fora dessas comemorações, nesse ano remontaremos dois grandes sucessos do nosso repertório, o espetáculo infantil "Aladim e o Pé de Caju" e o adulto "O Amor e o Diabo", com uma grande novidade, estarei em cena, trabalhando como ator, ao lado dos meus atores, em um encontro lindo com nossa plateia.

Nenhum comentário: