terça-feira, 23 de agosto de 2016

LANÇAMENTO

NOVOS EPISÓDIOS DA WEBSÉRIE CARTAS URBANAS NO CINEMA

Você tem direito à cidade? É a partir deste questionamento que a série documental Cartas Urbanas foi construída tendo Fortaleza e a dinâmica urbana como cenários. Dividida em 6 capítulos a série tenta ampliar a discussão sobre a cidade e sobre o direito à cidade a partir da visão de seus moradores, do poder público e de pesquisadores.

Realizada em parceria pelo Laboratório de Estudos da Habitação (LEHAB/UFC) e o coletivo Nigéria, a série teve sua estreia em abril deste ano, levando ao público três episódios de 13 min cada. Desta vez, com a mesma duração, foram produzidos mais três, completando a primeira minitemporada da obra.

Os novos episódios serão lançados este sábado, 27, no Cinema do Dragão, trazendo novos cenários e novos personagens trocando cartas pela cidade. A medida que as cartas vão circulando, várias Fortalezas se desenham perante os olhos dos espectadores. No episódio 4 a irregularidade fundiária, o déficit e a inadequação habitacional, a falta de acesso a serviços básicos e a ausência de políticas públicas que historicamente assolam a periferia das cidades brasileiras ganham destaque a partir da visão dos moradores da ocupação Raízes da Praia, localizada na Praia do Futuro, e de movimentos sociais como o MTST, que vem lutando pelo seu direito à cidade. No episódio seguinte é dado ênfase às parcerias realizadas entre setores privados e o poder público que têm sido moldadas a partir de uma lógica de flexibilização da legislação urbana, valorização imobiliária, e pouco retorno para a cidade e seus moradores. O cenário escolhido para este debate foi a Operação Urbana Consorciada da Lagoa do Papicu e a comunidade do Pau Fininho. O último episódio, traz para discussão a volta dos grandes conjuntos habitacionais em áreas periféricas das cidades brasileiras tendo como exemplo o Cidade Jardim, empreendimento do programa MCMV que terá mais de 11 mil unidades habitacionais, localizado no bairro José Walter.
O documentário será exibido na sala 1 do cinema Dragão do Mar às 14.30h. A entrada dos interessados será liberada a partir das 14h e será por ordem de chegada. Movimentos e comunidades de Fortaleza têm vagas reservadas, mas precisam contactar o LEHAB previamente. Após a sessão ocorrerá um debate entre os realizadores da série, o morador da comunidade do Serviluz e integrante do Servilost, Pedro Fernandes; a representante da Coordenadoria Nacional/Estadual do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas – MLB e da ocupação Manoel Lisboa, Elieuda Nascimento, e a estudante Elizabete do Ocupa Liceu de Messejana. Em seguida, as falas e perguntas serão abertas ao público, encerrando o evento às 16.30h.
Veja os três primeiros episódios: http://direitoacidadefortaleza.com.br/assista-online-ao-documentario-cartas-urbanas/

+ MAIS
Lançamento dos novos episódios da websérie Cartas Urbanas (classificação: livre; duração: 39 min) seguida de debate.
O documentário Cartas Urbanas integra o projeto Direito à Cidade: Fortaleza, desenvolvido pelo LEHAB desde 2014. Em setembro, a série completa estará disponível na web. A exibição é uma parceria entre LEHAB, Nigéria e Cinema do Dragão - Fundação Joaquim Nabuco.

DATA: 27/08/16

HORÁRIO: 14:00

LOCAL:  Cinema do Dragão ­ Fundação Joaquim Nabuco – Sala 1

ENTRADA: gratuita (sujeita a disponibilidade de lugar)

PRODUÇÃO/DIREÇÃO: coletivo NIGÉRIA

REALIZAÇÃO: LEHAB.UFC + coletivo NIGÉRIA
APOIO: Fundação Ford e Cinema Dragão do Mar

Nenhum comentário: