domingo, 21 de agosto de 2016

QUIXERAMOBIM

II FESTIVAL CEARÁ CABOCLO DE DANÇAS FOLCLÓRICAS PROMOVE OFICINAS, MOSTRA E AULA ESPETÁCULO 

O Instituto Sol do Meu Sertão de Arte e Cultura realiza, até 21 de agosto, o III Festival Ceará Caboclo de Danças Folclóricas, no município de Quixeramobim (CE). Essa edição, em especial, ocorre em celebração ao Dia do Folclore (22), e promove oficinas e mostra de danças folclóricas, bem como uma “aula espetáculo”/Roda de Saberes: O Griô e a Cultura Popular. Para realização do festival, o instituto conta com apoio cultural da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Ceará (SECULT) e do Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc/CE). Toda a programação é gratuita.

Com o objetivo de promover a valorização e difusão das danças folclóricas nordestinas, como o coco, o xaxado, o bumba-meu-boi, o maracatu, o maculelê e as quadrilhas juninas, o festival iniciou na terça-feira (16) com as ações formativas. Ministradas por integrantes e brincantes de grupos de cultura popular, as oficinas são voltadas para os jovens da região e aconteceram no Sesc Quixeramobim até a sexta-feira (19). 
“Além de difundir a prática das danças folclóricas, nossa missão é fazer com que os jovens às percebam como característica típica de um povo, resultante de acontecimentos em que baseiam sua existência. Os passos marcados são, muitas vezes, reflexos do cotidiano. A dança folclórica é uma arte bastante complexa de compreender, minimamente, seus passos primordiais é mergulhar na história de um povo”, explica o produtor do festival, Adriano Souza.

Com mediação do professor e historiador Aterlane Martins, a aula espetáculo acontece no sábado (20), a partir das 16h, na Casa de Antônio Conselheiro. O tema O Griô e a Cultura Popular enfatiza o papel dos mestres e mestras portadores de saberes e fazeres da cultura tradicional popular transmitida oralmente de geração em geração. Para além do compartilhamento de informações, a aula visa promover a valorização do patrimônio cultural imaterial cearense, neste caso, das danças folclóricas. Participa ainda da “Roda de Saberes” o Mestre da Cultura do município de Quixeramobim, Antônio Batista, popularmente conhecido como Mestre Piauí, dentre outros.

Nos dias 20 e 21, a partir das 19h, a Mostra “Viva a Cultura Viva dos Povos do Sertão” apresenta na Praça da Matriz de Santo Antônio os grupos de danças folclóricas do Ceará, agregando folguedos de bois e reisados, dos municípios de Independência, Quixeramobim, Fortaleza e Juazeiro do Norte. O festival enfatiza o imaginário popular nos aspectos cênicos, plásticos, rítmicos, sonoros, imagético e corporal, criando a atmosfera de uma grande festa da cultura popular.
“O principal compromisso do festival é promover a difusão das manifestações folclóricas por meio da dança, estimulando o intercâmbio e o respeito à diversidade cultural, bem como a valorização dos saberes tradicionais. Sua realização em praças públicas garante o acesso democrático e a fruição desses bens culturais imateriais tão importantes para a identidade dos povos, e colabora para transmitir essa memória às novas gerações”, reforça Adriano.

SERVIÇO
III FESTIVAL CEARÁ CABOCLO DE DANÇAS FOLCLÓRICAS
Data: De 16 a 21/08
Local: Quixeramobim/CE
Gratuito

PROGRAMAÇÃO

Domingo (21/08)
Horário: 19h
Local Praça da Matriz de Santo AntônioApresentações:
·         Reisado do Mestre Piauí – Quixeramobim
·         Cia. Danças Populares Txai – Fortaleza
·         Maracatu Nação Iracema – Fortaleza   
·         GTF Raízes Nordestinas – Fortaleza

Nenhum comentário: