quinta-feira, 18 de agosto de 2016

TEATRO CEARENSE

ESPETÁCULO "FISHMAN" É DESTAQUE NO FIM DE SEMANA

"Fishman", o mais novo espetáculo do Grupo Bagaceira de Teatro, segue em temporada no Teatro Sesc Iracema. A peça fica em cartaz aos sábados e domingos durante todo o mês de agosto

Com dramaturgia de Rafael Martins e direção de Yuri Yamamoto, a peça "Fishman", em cartaz aos sábados e domingos de agosto, no Teatro Sesc Iracema, traz aos palcos a história de dois homens (interpretados pelos atores Ricardo Tabosa e Rogério Mesquita) em uma situação de reencontro. Eles estão em um pequeno bote sobre as águas de um lago, frente a frente, sem saber o que dizer. Há quanto tempo não se viam? O lago cresceu, desobedecendo aos próprios contornos. A água, antes límpida, tornou-se turva. O calor aumenta enquanto algum inseto faz barulho. Eles, assim tão perto e tão sem ar, olham um para o outro feito dois peixes fora d’água, sem conseguir fisgar qualquer assunto, qualquer coisa que valha a pena ser dita entre dois seres humanos. E um disco voador, talvez, ou com toda a certeza do mundo, passa por ali naquele exato instante, salvando-os da imensa aridez que é estar perto, muito perto de alguém, e não conseguir mergulhar.
Em Fishman, a palavra não é a coisa. Há peixes infisgáveis. Eles vagueiam por águas profundas e densas, onde a linha do pensamento não alcança. O espetáculo adentra o lago escuro, experimenta isso. Fishman não se deixa pescar por um único tema ou por uma compreensão específica de mundo. Abraça a complexidade e reconhece que tudo está em permanente interação e mudança, em um fluxo que vai além de qualquer conceito, mas que pode ser experimentado de corpo inteiro, momento a momento.
Após estrear na mostra oficial do Festival de Teatro de Curitiba, em 2015, o espetáculo também já passou, além de Fortaleza, por cidades como Juiz de Fora, Belo Horizonte, Salvador e Rio de Janeiro. Agora, o grupo retorna novamente em temporada na capital cearense.
O processo de montagem.
O espetáculo é fruto de processo de pesquisa realizado no “Laboratório de Pesquisa Teatral”, da instituição Porto Iracema das Artes. Neste projeto, o grupo contou com a interlocução artística da atriz e diretora Juliana Galdino (da Cia Club Noir, de São Paulo), grande provocadora do processo de pesquisa e montagem em todas as instâncias. Ela comprou a ideia, arregaçou as mangas e trabalhou com o Bagaceira em sala de ensaio com total envolvimento. Foi assim durante cinco meses, em constantes experiências na sede do grupo, a Casa da Esquina, em Fortaleza.
Com o processo em andamento, houve também o envolvimento da atriz e diretora paulista Georgette Fadel e da dramaturga mineira Grace Passô, em intercâmbios de poucos dias, mas com tempo suficiente para que deixassem valiosas contribuições. Além disso, o grupo também teve a possibilidade de realizar trocas com artistas e público em geral da cidade, em aberturas de processo, oficinas e palestras realizadas no projeto do Porto Iracema.
O grupo.
Criado em 2000, exercendo atividades ininterruptas, o Grupo Bagaceira logo alcançou reconhecimento nacional pela sua pesquisa autoral. Com textos e direções próprias, o grupo lançou desafios no âmbito da construção cênica e dramatúrgica, o que resultou no adensamento de uma linguagem própria. Os espetáculos em repertório são apresentados nos principais festivais e mostras de todo país, provocando uma reflexão sobre um novo olhar do que é produzido no nordeste. Com 15 espetáculos no currículo e mais de 20 esquetes, contabiliza mais de 800 apresentações.


Serviço.

FISHMAN

Quando: sábados e domingos de agosto

Horário: sábados às 20h e domingos às 19h

Onde: Teatro Sesc Iracema

Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)

Classificação: 16 anos

Informações: 3252.2215 (telefone do teatro)

 

Nenhum comentário: