quinta-feira, 25 de agosto de 2016

ARTE NO SHOPPING

Exposições de intervenções artísticas urbanas fazem parte da programação do Arte no RioMar

De 26 a 28 de agosto, o RioMar recebe exposições de artistas cearenses, exposição de vinis do Museu Itinerante do Vídeo e do Áudio e oficinas gratuitas para o público adulto e infantil

O RioMar Fortaleza realiza o Arte no RioMar de 26 a 28 de agosto, em alusão ao Dia do Artista. O evento reunirá exposições de trabalhos de artistas que fazem intervenções urbanas na cidade, exposição de vinis e oficinas de fotografia, lambe, estêncil, canto infantil e reciclagem em pneus. Entre os artistas que estarão participando do evento estão: Serginho Gouveia (Projeto Beijo na Cidade), Igor Barbosa (Projeto Só Ria), PNelson (Arte em Pneus), os fotógrafos da Travessa da Imagem e os grafiteiros da Cufa-CE. A programação inclui ainda um espaço de pintura de telas em cavalete para crianças do Projeto PintArt – Pintando na Rua e oficinas infantis de artes da Casa da Tia Léa e de canto da Duetos Escola de Música. O público poderá conferir o Arte no RioMar na sexta-feira (26/08) das 15h às 22h, e no sábado e domingo, das 15h às 22h, com entrada gratuita, no espaço montado no shopping no Piso L1, próximo ao G.Barbosa. O coquetel de abertura de abertura para os convidados dos artistas será na sexta-feira, às 19h30.
Mostra de Vinis MIVA – Outra atração é a exposição de vinis, equipamentos antigos (vitrolas, câmeras, projetores, lps, fitas de vídeos, super8, fitas K7, Umatic, entre outros) e souvenirs com a temática. Os equipamentos e mídias fazem parte do acervo do MIVA (Museu Itinerante do Vídeo e do Áudio), mantidos e criados pelas DJs Mrs e Evel, que irão comandar as pick-ups para o público infantil e para todas as idades.

Exposições Arte no RioMar

Projeto Beijo Na Cidade por Serginho Gouveia
A Semana Arte no RioMar terá a exposição de fotos do Projeto Beijo da Cidade do artista cearense Serginho Gouveia, escritor, frasista, poeta, letrista e redator publicitário. É um projeto de poesia e arte urbana que já conta com inúmeras frases autorais espalhadas por Fortaleza e ganhou o prêmio Fortaleza Criativa que apoia iniciativas que ajudam a tornar a cidade um local melhor. O Beijo na Cidade ganhou vida na capital cearense no ano de 2015, quando as pessoas começaram a se deparar com mensagens inspiradoras espalhadas pelas ruas e mobiliários urbanos. Através da técnica do estêncil, a ideia é provocar um momento de reflexão em meio ao caos urbano. Serginho Gouveia começou a escrever suas frases autorais há 10 anos no ano de 2007, quando criou um blog para publicar seus pensamentos em forma de mensagens curtas. Percebeu que algumas dessas frases mexiam de uma forma diferente com as pessoas. Foi aí que nasceu a ideia do Beijo na Cidade. Decidiu assinar suas frases para mostrar que por trás das palavras há também um ser humano. “Toda forma de expressão e arte tem um autor e as pessoas precisam saber quem é que está por trás da obra, dá até mais credibilidade. De todas as grandes lições que o projeto me ensinou, talvez a de que o talento precisa vir acompanhado de uma dose extra de insistência e persistência seja a maior. Apesar das frases serem inspiradas na minha história de vida, as pessoas também se identificam, pois viveram coisas semelhantes. A poesia urbana do Beijo na Cidade faz sucesso porque as frases não são óbvias. Cada um interpreta de uma forma e cria assim um sentido só seu”, expressa Serginho.

Projeto Só Ria por Igor Barbosa
As fotos feitas pelo fotógrafo e publicitário cearense Igor Barbosa estarão exibidas na exposição Arte no RioMar. O Só Ria captura o sorriso de pessoas por meio da fotografia, os registros são compartilhados pela Internet na página do Instagram que reúne mais de 500 sorrisos, e já ganharam as ruas de Fortaleza, Nova York, Paris e Londres. Entre rostos anônimos e famosos, como do cantor Wesley Safadão, do ex-jogador Zico, do coreógrafo Carlinhos de Jesus e do ex-governador Cid Gomes, estão expressões espontâneas, que contrastam com a seriedade da rotina. O intuito do projeto, de acordo com o idealizador, é contagiar as pessoas com a leveza dos sorrisos. “(O objetivo é que) no momento em que a pessoa está sendo fotografada, ou quando ela olhe o Instagram ou um adesivo na rua, ela possa de certa forma absorver essa mensagem, colocar o sorriso no rosto e esquecer mesmo que por segundos dos milhões de problemas que temos”, explica Igor.

Projeto PNelson por Nelson Almeida
O trabalho do artesão cearense Nelson Almeida também fará parte da exposição Arte no RioMar. Usando a criatividade e aliando o artesanato à preocupação ambiental, o artista transforma pneus velhos que iriam para o lixo, em Fortaleza, em objetos de decoração, como mesas de decoração, cadeiras, poltronas ou até árvores natalinas. O cearense já arrecadou bastante dinheiro com sua arte. Realizando o trabalho de arte em pneus por mais de nove anos, Nelson explica que fazer objetos bonitos com pneu não é fácil, mas é uma satisfação. “Faço isso para deixar os locais mais bonitos e para preservar o meio ambiente. Se eu pudesse, eu saía doando lixeiras feitas de pneu pela cidade só pra ajudar o meio ambiente”, indica Nelson. Mesmo sobrevivendo da própria arte, Nelson é um dos cearenses que também contribui para o desenvolvimento ambiental do Estado.

Exposição Travessa da Imagem
Uma galeria de fotos dos fotógrafos da Travessa da Imagem estarão no Arte no RioMar. Com quase cinco anos de existência, a escola de fotografia e arte Travessa da Imagem já é referência nacional no ensino de fotografia, no Ceará. Fundada, em 2010, por Markos Montenegro – mestre em fotografia, arte e técnica pela Universidad Politécnica de Valencia (UPV), na Espanha –, a escola tem como pedagogia a “belas artes” como linguagem e a forma filosófica, visando o fomento dessa linguagem como arte e incentivando a fotografia autoral. A Travessa da Imagem forma mais de 300 pessoas, por ano, em seus cursos e promove, também, workshops com grandes nomes nacionais e internacionais e exposições. Considerada a maior e melhor escola de fotografia do Ceará, a Travessa da Imagem recebe estudantes vindos, também, de outros estados, como Belém, Natal, Goiânia, Minas Gerais, etc., e seus alunos têm se destacados nos maiores festivais de fotografia contemporânea da região norte-nordeste.

Exposição Grafiteiros CUFA-CE
O trabalho de grafitagem dos jovens da Cufa-CE ficará em exibição no espaço. A CUFA (Central Única das Favelas) é uma organização brasileira fundada pelo rapper MV Bill no Rio de Janeiro, mas atualmente tem atuação em diversos estados do país. O Hip Hop é a principal forma de expressão da CUFA e serve como ferramenta de integração e inclusão social. Através de uma linguagem própria, a CUFA pretende ampliar suas formas e possibilidades de expressão e alcance. Assim, vai difundindo a conscientização das camadas desprivilegiadas da população com oficinas de capacitação profissional, entre outras atividades, que elevam a autoestima da periferia, oferecendo-lhe novas perspectivas. Dentre as atividades desenvolvidas pela CUFA, há cursos e oficinas de DJ; Break, Graffiti, Escolinha de Basquete de Rua, Skate, Informática, Gastronomia, Grafitagem, Audiovisual e muitas outras. A equipe CUFA é composta, em grande parte, por jovens formados nas oficinas de capacitação e profissionalização das bases da instituição e oriundos das camadas menos favorecidas da sociedade; em sua maioria, moradores de favelas.

DJs do “120 Bpm – beats para todas as idades”
Maira Sales (A.K.A. DJ/VJ Mrs) é produtora cultural, publicitária, fotógrafa e videomaker, com larga experiência em eventos e projetos artísticos. Idealizou e mantém o MIVA (Museu Itinerante do Vídeo e do Áudio), criado a partir de doações que recebeu de discos de ceras, vinis e da coleção de equipamentos antigos, com o intuito de preservar essas peças raras, levando ao conhecimento de futuras gerações. Já Eveltana Freitas (A.K.A. DJ Evel) é poetisa, produtora, atriz e DJ. Produziu saraus em espaços culturais de Fortaleza. Estudou cinema, produziu e atuou em 2 curtas  ("Batom Lilás" e "Seiva"), que concorreram a festivais, como Cine Ceará e Curta Canoa. Está editando seu primeiro livro de poemas, “Sussurros”, que ganhou ilustrações de fotos de sua parceira das pick-ups, Maira Sales, com efeitos de xilogravuras, denominado “xilopoemas”.

Confira a Programação Semana Arte no RioMar

Sexta – 26.08
15h – Espaço Kids Casa da Tia Léa – Oficinas Infantis
16h – Pint Art – Pintando na Praça – Oficina de pintura em cavalete
16h – PNelson – Oficinas de reutilização de pneus
17h – Travessa da Imagem - Oficina de Lambe – Lambe e Estêncil
18h30 – Duetos – Aula de Teatro
Sábado – 27.08
15h – Espaço Kids Casa da Tia Léa – Oficinas Infantis
16h – Pint Art – Pintando na Praça – Oficina de pintura em cavalete
16h – PNelson – Oficinas de reutilização de pneus
16h – Travessa da Imagem – Oficina de Foto em Mobile
17h – 120Bpm com Djs Mrs & Evel
19h – Travessa da imagem – Oficina e Foto em Mobile
20h – 120Bpm com Djs Mrs & Evel

Domingo – 28.08
15h – Espaço Kids Casa da Tia Léa – Oficinas Infantis
15h30 – Duetos – Aula de Canto para Crianças
16h – Pint Art – Pintando na Praça – Oficina de Pintura em Cavalete
16h – PNelson – Oficinas de Reutilização de Pneus
16h – Travessa da Imagem – Oficina de Foto em Mobile
17h – 120Bpm com Djs Mrs & Evel
19h – Travessa da imagem – Oficina de foto em Mobile
20h – 120Bpm com Djs Mrs & Evel

Exposições (26 a 28 de Agosto)
Beijo na Cidade – Serginho Gouveia
Só Ria – Igor Barbosa
Travessa da Imagem
CUFA-CE
Vinil – 120Bpm – Beats para todas as idades

Serviço Arte RioMar – Exposições e Oficinas
Data: 26 a 28 de agosto
Local: Piso L1, RioMar Fortaleza, próximo ao G. Barbosa
Horário: Sexta-feira (26/08) das 17h às 22h, e no sábado e domingo, das 15h às 22h
Entrada gratuita

Nenhum comentário: