terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

ENTREVISTA: Getúlio Abelha, sucesso na música e nos palcos

Getúlio está finalizando novo clipe e estreia em série do canal Prime Box
Cantor e compositor nascido em Teresina (PI) e residente em Fortaleza (CE), Getúlio Abelha está em nova etapa da carreira : foi uma das atrações do Réveillon de Fortaleza, irá lançar novo clipe, e está numa série de TV do canal Prime Box. Ele lançou em agosto a edição em LP do seu primeiro álbum, Marmota (2021), apresentado em junho do ano passado pelo selo pernambucano Rec-Beat com mix pop de brega, calypso e forró eletrônico. As "marmotas" de Getúlio vão bem além da música: seu jeito aberto, direto e criativo de se vestir, se comunicar, suas atitudes e questionamentos, fazem sucesso no palco e fora dele, nas redes sociais e nas ruas. Depois do fim da pandemia de covid 19, Getúlio começou a fazer shows em outros estados e diz que entraria no Big Brother Brasil, se fosse convidado. Confira a entrevista do DIVIRTA-CE com Getúlio Abelha

DIVIRTA-CE - Você nasceu no Piauí mas veio morar  em Fortaleza. Como foi essa transição. Desde quando você se interessou por música? E a partir de que momento você viu que iria seguir a carreira artística?
GETÚLIO ABELHA - Não foi uma transição, foi de uma vez, eu estava muito animado pra vir, eu sentia que iria ter muita liberdade para viver o mundo e me desenvolver como artista, vim pra estudar teatro. Sempre desejei ser uma estrela, e qualquer linguagem artística me animava, depois de um tempo trabalhando como atuação, decidi transferir minha performance para o mercado musical. Mas música já me enfeitiçava desde criança, tanto que quando decidi compor e produzir minhas músicas foi fácil de criar mesmo sem ter uma formação, porque eu tinha sensibilidade e coragem. Acredito que é sobre aplicar minha sensibilidade em qualquer linguagem. Desde criança sabia que seria artista!

DIVIRTA-CE - Seu som transita entre o forró tradicional, o pop e o eletrônico. Quem são suas referências musicais? O que o Getúlio Abelha escuta e admira atualmente?
GETÚLIO ABELHA - Sempre ouvi muitos vocais femininos e minha voz sempre foi grave, Depeche Mode, Kraftwerk, Zé Ramalho, Xande Avião e Luiz Gonzaga se tornaram referência vocal, por trabalharem com tons mais graves e estilos musicais que me interessam. Depois comecei a exercitar meus agudos inspirado em outros vocalistas masculinos de forró romântico. Joelma, Silvania Aquino e outras divas do forró também me inspiram muito com vozes e  trejeitos originais. Mas minha obsessão atual é a Flora Matos. Sou obcecado pela voz, pelas rimas, pelo flow, pela produção musical. Só ouço isso, estou quase ficando perturbado de tanto ouvir.

DIVIRTA-CE- Você fez teatro em Fortaleza e suas performances levaram você para shows em todo o Brasil. Como você definiria o momento atual da sua carreira? Seu aprendizado no teatro influencia suas apresentações? Tem vontade de fazer filmes e séries de TV ou seu foco é somente a música? Participaria de algum reality show para ganhar mais projeção na carreira? 
GETÚLIO ABELHA - O momento atual é de evolução técnica, expansão pelo país, aprimoramento e a transição para uma nova fase estética. Praticar teatro com certeza influencia nas minhas apresentações porque é um estudo que me permite ter consciência do que posso construir em cena e onde posso levar meu corpo. A direção que faço nos meus trabalhos é fruto de experiências que tive no teatro quando trabalhei com Andréia Pires. Ali aprendi a criar meu jeito de pensar e desenvolver meu trabalho enquanto direção. Atualmente estou gravando uma série, participando como ator e a trilha sonora é a partir do meu álbum. Estreia em 2023 no canal Prime Box, depois de 5 anos focado no videoclipe, show e música, senti a necessidade de fazer outra coisa pra exercitar minhas habilidades e remexer minhas ideias. Entraria no BBB, com medo mas entraria.

DIVIRTA-CE - Grande parte de seu trabalho é envolvido  no movimento LGBT e também conscientizando as pessoas politicamente com muito bom humor. Até que ponto isso é essencial ao seu trabalho? Como você analisa o Brasil atualmente? 
GETÚLIO ABELHA - Até o momento foi muito importante, mas acho que existe uma tendência de eu mudar isso porque outras questões e estéticas me interessam também. O Brasil é uma guerra.

JORNAL O ESTADO - Você foi uma das atrações do Réveillon de Fortaleza. O que pretende apresentar ao público cearense? Na sua opinião ainda é necessário ir morar no sudeste para o artista nordestino fazer sucesso? Quais os projetos que você tem para 2023?
GETÚLIO ABELHA - Fiz um show que mostrou meu potencial artístico, que conquistou o público que não me conhece, que mostrou para turistas um pedaço e um estilo de arte que acontece em fortaleza fora das grandes mídias. Não é necessário sair do nordeste para fazer sucesso dependendo do que você quer fazer, a internet tá aí mostrando talentos no mundo todo. No meu caso senti necessidade de ir para o sudeste em busca de colaborações artísticas que só conseguiria lá, além de um acesso geográfico mais facilitado a cidades que não trabalhei tanto quanto no nordeste. Em 2023 lançarei o meu maior clipe, pretendo trazer novas músicas e continuar fazendo muito show. Possível também que haja o lançamento da série de 8 episódios  “Trago a pessoa amada” que será lançada pelo canal Prime Box , onde atuo como um dos protagonistas e algumas músicas minhas estão presentes na trilha sonora.

Nenhum comentário: