terça-feira, 9 de agosto de 2016

SAMBA BRASIL 2016

Arena Castelão reúne grandes atrações no próximo dia 14 de agosto
 
Thiaguinho, Sorriso Maroto, Zeca Pagodinho, Turma do Pagode, Harmonia do Samba, Léo Santana, Ferrugem, Arlindo Cruz e Xande Pilares são as atrações que se apresentam na  12ª edição do Samba Brasil. O cantor Sandamí, ex-Sambô, agita o camarote Backstage


A capital do forró vai se transformar mais uma vez na cidade do samba! No dia 14 de agosto, Fortaleza recebe a 12ª edição de um dos maiores eventos de samba e pagode do país: o Samba Brasil. Nomes como Thiaguinho, Sorriso Maroto, Zeca Pagodinho, Turma do Pagode, Harmonia do Samba, Léo Santana, Ferrugem, Arlindo Cruz e Xande Pilares vão passar pelo palco do Samba Brasil 2016.

Neste ano, o Samba Brasil traz novidades. O festival acontece pela primeira vez na Arena Castelão, espaço que recebeu os maiores eventos do Ceará nos últimos anos, e vai reunir grandes nomes do samba com artistas da nova geração deste estilo musical que é genuinamente brasileiro. Os bambas Xande de Pilares e Arlindo Cruz se apresentam com o projeto ‘Samba dos Mestres’.

O evento será dividido em quatro espaços. Para quem gosta de curtir o agito da galera, a melhor opção é a Arena. Quem faz questão de ficar bem próximo ao palco, o espaço ideal é o Frontstage. Conforto e sofisticação vão atender ao público do Camarote. O Backstage vem para atender aos mais exigentes e oferece um show exclusivo do cantor Sandamí, ex-vocalista e grande nome do grupo Sambô por 11 anos

SOBRE AS ATRAÇÕES
Thiaguinho - Nascido no interior de São Paulo e criado no Mato Grosso do Sul, Thiaguinho cresceu ouvindo música sertaneja, ritmo predominante na cidade onde morava. Mas as referências musicais da família também influenciaram o garoto de Presidente Prudente, que ouvia Elis Regina e Tim Maia. Ainda menino cantava e tocava violão nos corais da igreja que frequentava com sua mãe. Conheceu o pagode através de um tio e, desde então, traçou uma meta: ser músico, ou melhor, pagodeiro. Cantor, compositor e instrumentista, Thiaguinho é um dos mais versáteis e criativos artistas brasileiros. Seu estilo musical é moderno e diferente. Ele transmite em suas composições a influência de tudo o que ouve. Os ritmos R&B, funk, pop, se fazem presentes nas suas composições criando uma identificação natural com o público jovem.

Sorriso Maroto - Reunião de amigos, festas e churrascos sem o balanço do pagode para agitar a galera não existem. Ainda mais no Rio de Janeiro. Foi assim, que no final de 1997 nascia o embrião do que no futuro seria um dos grupos de maior prestígio no cenário musical. Cris, o idealizador do sonho, tocava percussão para animar os eventos da turma e da família. Fred, seu vizinho na época, não demorou muito para ingressar no grupo. Logo, despertou o interesse de Bruno, seu amigo de escola. Foi aí que um colega em comum uniu Sérgio ao grupo, que, até então, não tinha sequer um violão. Pouco tempo depois, o professor de música do irmão de Vinícius, o apresentou à mãe de Bruno. O resultado desses encontros cruzados? O Sorriso Maroto.
Zeca Pagodinho - Depois de cinco anos sem lançar um disco de músicas inéditas, em abril de 2015 Zeca lançou seu 23º álbum. Incluindo canções de Monarco, Amir Guineto, Nelson Rufino, entre outros compositores, o projeto reúne 14 faixas. Em junho, a casa do sambista virou uma grande roda de samba e Xerém, o set de gravação da 3ª edição do “Quintal do Pagodinho”, DVD ao vivo que será lançado pela Universal Music no segundo semestre de 2016. Segunda feira, 13, foi o dia do Zeca gravar com seus parceiros compositores. Terça (14) e quarta (15), acompanhada por muita feijoada, petiscos variados e, lógico, cerveja geladíssima, o local recebeu nomes consagrados do samba, como Wilson das Neves e Wilson Moreira, parceiros recorrentes na carreira do Zeca – entre tantos amigos, Arlindo Cruz, Moacyr Luz, a turma do Fundo de Quintal e Claudinho Guimarães  -, a nova geração do samba – Xande de Pilares, Marcelinho Moreira, Gabrielzinho do Irajá – e artistas mais ligados à MPB, como Luís Melodia, Zélia Duncan, Leila Pinheiro e Zeca Baleiro.
Léo Santana - Aposta do cantor para o verão e carnaval 2015, Léo, traz ao seu repertório uma música envolvida na magia do samba. Cheia de batidas de um dos ritmos mais marcantes, misturada a musicalidade envolvente de Léo, Abana, é uma música que fala do jogo de sedução das mulheres brasileiras, que conquistam apenas com o seu desfilar e olhar, deixando o homem “passando mal”. "... Abana que o pertinho está mal, assopra que a pressão, que delicia ai que calor...". Léo Santana, que iniciou a carreira solo, após o carnaval desse ano, assim que ouviu a música se interessou muito pelo seu ritmo e o seu swing gostoso. Imaginando ela no seu repertório, Léo entrou em contato com os compositores, Raphael Ribeiro e Fernando Frajola, e a parceria foi formada.

Harmonia do Samba - Recheado de participações, o álbum de vinte anos do Harmonia do Samba contou com a presença de convidados super especiais. Os cantores Solange e Xand, da banda Aviões do Forró, dividiram com o Harmonia a responsabilidade de apresentar ao público uma música inédita, o hit “Vem Pra Mim”. O funkeiro Naldo cantou com Xanddy a música “Meus Sentimentos”, uma das músicas românticas de maior sucesso do grupo. Com uma roupagem diferente da tradicional, a canção ganhou arranjos harmônicos e, ao mesmo tempo, modernos, resultando em uma sonoridade ímpar.

Turma do Pagode - é um grupo que vem ganhando cada vez mais projeção no meio musical. O grupo surgiu no ano de 1996, quando o pagode romântico embalava o BRASIL e ditava a moda nas rádios e nas TVs, porém um grupo de adolescentes contrariava a moda, faziam um samba de roda com músicas antigas e com coreografias que encantavam a todos no point da cidade de São Paulo, o disputadíssimo, Consulado da Cerveja. Os meninos transmitiam em seus sorrisos o nome do grupo ARTE DE AMAR, e era evidente que o amor embalava aqueles adolescentes que se conheciam desde crianças. O grupo é composto por 8 integrantes: Leíz, Leandro Filé, Rubinho, Thiago, Marcelinho TDP, Neni, Fabiano e Caramelo. Gravou em 2010 seu DVD na casa de show Seringueira em São Paulo, com as canções "O Céu Tava lá", "Toma Jeito Coração", "A Gente já não Rola", "Camisa 10", "Quando Ela Souber" e "De Bobeira", entre outras. 

Ferrugem - Batizado como Jheison Failde de Souza, Ferrugem, do bairro de Campo Grande, Rio de Janeiro, com 27 anos traz sua paixão pelo samba desde criança, quando já ouvia o mestre Zeca, o grupo Fundo de Quintal, entre muitos bambas do samba.Depois de muito batalhar pra conseguir um tantã, aos 13 anos comprou o seu e foi à luta pra aprender sua paixão. Saia de casa escondido para frequentar as rodas de samba da região.Fã do cantor Péricles, uma de suas referências musicais começou a gravar canções próprias e interpretações de outros compositores jogando tudo que podia na internet. Começou assim, sua carreira cheia de originalidade na forma de cantar. Em 2011 surge a oportunidade de se apresentar em São Paulo. Logo cria sua própria roda, a Roda De Samba do Vila Duca, na Vila Olímpia. Dali sai à música “Meu Bem” sucesso nas rádios, principalmente em São Paulo e sul do Brasil.

Xande de Pilares - O Revelação se formou em 1992 com Xande na voz e no cavaquinho, Luciano Nascimento (tan tan), Sérgio Rufino (repique de mão), Alexandre Brasilia (pandeiro), Ronaldo Chagas (violão) e Artur Luís (reco-reco). O pagode toda quinta feira na quadra da Escola de Samba Acadêmicos da Abolição ficou famoso. Mas o grupo só lançou seu primeiro disco em 1999. Foram ao todo nove álbuns, quatro DVDs e mais de dois milhões de discos, sem contar as coletâneas e participações. “Os sucessos, muitos: “Velocidade da Luz”, “Tá Escrito”, “Mulher Traída”, “Coração Radiante”, “Só Vai de Camarote”, “Grades do Coração” e “ Deixa Acontecer”. Em 2014, ganhou seu primeiro samba-enredo no Salgueiro, sua escola de coração. “Gaia, a vida em nossas mãos” foi um samba nota dez e conquistou os prêmios  Estandarte de Ouro e Tamborim de Ouro. E Xande segue se reinventado e experimentando. O cantor e compositor, que é do elenco do programa “Esquenta!” (Rede Globo), apresentado por Regina Casé -  estreou em 2014 no cinema. Contracena com Regina em “Made in China”, filme de Estevão Ciavatta. Xande gravou  o cd “Perseverança”, seu primeiro álbum solo.

Arlindo Cruz - Arlindo Cruz é, com certeza, um dos maiores artistas vivos do Brasil. Descendente de uma linhagem musical que está nas origens do samba na Casa da Tia Ciata com Donga, Pixinguinha e Joāo da Baiana, passando pelas rodas de samba promovidas por Candeia, chegando aos pagodes no Cacique de Ramos e o grupo Fundo de Quintal, Arlindo Cruz carrega com propriedade e orgulho o legado das religiões afro-brasileiras. Ele, mais do que ninguém, sabe da magia e da riqueza que há no som dos atabaques. No Brasil inteiro, nas cidades onde passo e vejo uma roda de samba, são as composições de Arlindo e parceiros que animam a rapaziada. Sucessos gravados desde os anos 70 são cantados um depois do outro garantindo a alegria de todos. Curioso é que só recentemente o público começou a se dar conta da grandiosidade da obra de Arlindo Cruz e, para nossa felicidade, seu nome agora está na boca do povo. Esse DVD vem celebrar a importância e a influência de Arlindo Cruz sobre gerações de músicos brasileiros. Lembro do Caetano Veloso (que nesse DVD canta com Arlindo “Trilha do Amor”) me dizendo logo depois que lhe dei o CD “Sambista Perfeito”: “Nāo consigo parar de ouvir”. E num papo com Seu Jorge (que aqui canta “Suingue de samba”) durante a gravação de “Rio Preamar” (que compusemos juntos): “Arlindo é gênio”.

Sandamí - SANDAMÍ é intérprete, compositor e percussionista. Integrou o Sambô por 11 anos como vocalista e junto com o grupo criou um novo segmento da música – o rock-samba, que hoje é influência para outras bandas e artistas. Suas apresentações são marcadas pelo carisma e versatilidade, passeia por diferentes ritmos e estilos musicais e além da performance como cantor, faz malabarismo com o pandeiro. Com o grupo Sambô se apresentou em todos os Estados do Brasil, realizando cerca de 25 shows ao mês. Em 2015 esteve em turnê internacional nos EUA com o Sambô. Em 2013 a música “Toda forma de amor”, gravada com o grupo, foi tema da novela Sangue bom, na Rede Globo e a música “Flores” compôs a trilha da mesma novela.


Serviços:
Nome do Evento: Samba Brasil 2016
Data: 14/08/2016
Horário: 16h
Local: Arena Castelão
Classificação Mínima do Evento: 18 anos

Ingressos
Arena
:  (R$ 55)
Frontstage:  (R$ 110)
Camarote: 
(R$ 145)
Backstage: 
(R$ 235) -  Direito a 5 voucher de bebida, acesso aos setores pista, front e camarote e show exclusivo do cantor Sandamí (ex-vocalista do Sambô)

Vendas:
Lojas Blinclass, Lohas Soyleh e Lojas Kokid.

Nenhum comentário: