quinta-feira, 23 de novembro de 2023

ENTREVISTA DA SEMANA: Silvero Pereira canta Belchior no Festival Elos

Ator e cantor cearense deu entrevista para o DIVIRTA-CE e falou sobre novidades da carreira nos palcos, na  TV, teatro, cinema e streaming 
Quinta edição do Festival Elos acontece nos dias 25 e 26 de novembro, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e terá Silvero Pereira e outros artistas com shows gratuitos

Promover a diversidade, acolher a novidade e permitir experimentar sensações que somente a arte, a música e a natureza em sua magnitude podem propiciar são algumas das missões abraçadas pelo Festival Elos 2023. O evento já está consolidado no calendário cultural de Fortaleza e chega à 5ª edição com vigor e fôlego para inovar com uma programação mais diversificada, contemporânea e multissensorial. O Festival terá uma ampla programação gratuita e acontecerá nos dias 25 e 26 de novembro, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e na Comunidade do Poço da Draga, onde ocorrerá a Estação Marítima/Elos, com diversas atividades esportivas.
Este ano, o festival reunirá nomes de destaque da música nacional e regional. Além dos shows musicais na Praça Verde, o evento ocupará o Dragão do Mar com espetáculos de teatro, festas com discotecagem e desfile no Espaço Rogaciano Leite, feira de economia criativa e espaço de jogos. A programação começará no sábado, 25 de novembro, com o pernambucano Johnny Hooker, apresentando o show “Clube da Sofrência”, onde o pop de Hooker encontra o sertanejo da eterna rainha do gênero, Marília Mendonça. Em tributo ao sujeito de sorte que nos ensinou a amar e mudar as coisas, o artista cearense Silvero Pereira interpreta as letras marcantes de Belchior.  Também se apresentarão no palco do Festival Elos as cantoras Nayra Costa e Mumutante. 
Já no domingo, 26 de novembro, será a vez da cantora Filipe Catto subir ao palco do Elos, em celebração ao repertório de Gal Costa, em releitura rock potencializada pela sua voz inigualável. Soma-se ao line-up a revelação potiguar Juliana Linhares com o show “Nordeste Ficção”, que promete embalar a noite ao som da nova MPB. Com todo seu pop-rock, a banda Selvagens à Procura de Lei comemora os 10 anos do disco homônimo que deslanchou o grupo no cenário nacional, com turnês, premiações e apresentações em grandes festivais nacionais. 
SILVERO PEREIRA
Silvero Pereira é um artista multifacetado que se destaca por sua versatilidade e talento em diversas áreas. Nascido em Mombaça, no Ceará, Silvero começou sua carreira no teatro amador aos 17 anos, e desde então vem se dedicando à arte com paixão e compromisso. Formado em Artes Cênicas pelo Instituto Federal do Ceará, Silvero é ator, diretor, autor, pesquisador, figurinista, cenógrafo, maquiador, iluminador, produtor e professor de teatro. 
Silvero também tem uma trajetória de sucesso no cinema e na televisão, onde já participou de diversos projetos que marcaram sua carreira. Sua estreia no cinema foi em 2013, no filme Serra Pelada, dirigido por Heitor Dhalia, no qual interpretou o personagem Severino. Em 2017, ele ganhou projeção nacional ao integrar o elenco da novela A Força do Querer, de Glória Perez, na Rede Globo, dando vida a Nonato, um motorista que se transformava na cantora Elis Miranda. Por esse papel, Silvero recebeu o Prêmio Extra de Televisão na categoria Revelação Masculina e foi indicado ao Prêmio Melhores do Ano do Domingão do Faustão.
Em 2019, Silvero protagonizou um dos personagens mais icônicos do cinema brasileiro recente: Lunga, o líder de um grupo de foras-da-lei que defende a comunidade de Bacurau, no filme homônimo de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. O filme foi premiado no Festival de Cannes e recebeu diversos elogios da crítica nacional e internacional. Silvero também foi reconhecido por sua atuação, recebendo o Prêmio Grande Otelo de Melhor Ator, o Prêmio Guarani de Melhor Ator Coadjuvante, o Prêmio Men of the Year Brasil na categoria Homem do Ano (Cinema) e o Prêmio Orgulho na categoria Atuação (voto popular), entre outros245
Em 2022, Silvero voltou às telinhas com dois projetos de destaque: a novela Pantanal, remake da obra de Benedito Ruy Barbosa, na qual interpretou o peão Zaquieu, e a série Nada Suspeitos, uma comédia de suspense da Netflix, na qual viveu Áquila Oliveira, um policial que se disfarça de drag queen para investigar um crime.
Silvero Pereira é um artista que não se limita a rótulos ou gêneros, e que busca sempre se reinventar e se desafiar em seus trabalhos. Com sua voz, seu corpo e sua arte, ele expressa sua identidade, sua visão de mundo e sua sensibilidade, conquistando o público e a crítica com sua autenticidade e carisma. Nesta entrevista, vamos conhecer um pouco mais seus projetos atuais e seus sonhos.
DIVIRTA-CE -  Você está viajando Brasil com um novo show dedicado ao cantor e compositor Belchior. Como foi o trabalho de pesquisa da obra do Belchior e qual sua relação com o músico? Como será seu show do Festival Elos, no próximo fim de semana em Fortaleza?
SILVERO PEREIRA - Esse show surgiu de uma busca afetiva sobre lembranças de músicas que eu ouvia quando criança, com meu pai, mas eu não compreendia muito bem o que ele queria dizer. Depois de adulto, me deparei novamente com a obra de Belchior e aí vieram muitas identificações com seus versos. É meu primeiro trabalho solo na música e eu decidi fazer uma pesquisa musical que trouxesse um pouco de teatralidade pra cena, uma história a ser contada através da música cearense. O show no Festival ELOS, pra mim, vai ser muito especial, porque vivi muito da minha trajetória artística nesses espaço que tenho um carinho grande, foi no Dragão do Mar também que acompanhei as homenagens de despedidas de Belchior, então voltar a esse lugar agora para fazer a minha arte e prestar a minha homenagem vai ser muito bonito. Espero que o público esteja junto para celebrarmos juntos a memória desse artista e conterrâneo genial da música brasileira.

DIVIRTA-CE - Você integrou o elenco do remake da novela Pantanal, como o peão Zaquieu. Como você recebeu essa oportunidade de participar de um clássico da teledramaturgia brasileira?  Você trabalhou com diferentes parceiros de cena, como Juliana Paes, Humberto Martins, Juliano Cazarré, Sônia Braga e Leandro Hassum. Como você estabelece a química e a sintonia com os seus colegas de elenco?
SILVERO PEREIRA - Foi uma honra fazer parte de Pantanal. Era uma novela do qual fui espectador, assisti toda a primeira versão e jamais imaginei que me tornaria parte dessa história. Zaquieu foi um presente! Eu sou um ator que gosta de criar laços afetivos para além das cenas, que gosta de cultivar amizades nos bastidores e tive a sorte de encontrar outros profissionais que comungam desse sentimento. Então Pantanal me deu um elenco comprometido com a cena e afetuoso dentro e fora do trabalho.
DIVIRTA-CE - Você atualmente está investindo no cinema, e está filmando uma nova produção e tem outras para estrear. Fale sobre seus atuais trabalhos e, para você, qual filme você teve mais orgulho de fazer?
SILVERO PEREIRA - Em 2023, tenho feito muitas produções no audiovisual, conciliando sempre com a trajetória na música. Fiz "Florestas da noite", "Maníaco do Parque" (Prime Video/Amazon) e Vudu Delivery. Para estrear em 2024, tem ainda a série Desejos S/A, o meu novo solo no teatro "Pequeno Monstro" e a continuidade da circulação do show Silvero interpreta Belchior.

DIVIRTA-CE - Você também é protagonista da série de suspense cômico Nada Suspeitos, da Netflix, como Áquila, um detetive que investiga um assassinato em um hotel. Como foi o processo de criação e gravação dessa série? Como você equilibrou o humor e o mistério na sua atuação? Como você avalia o crescimento das plataformas de streaming no Brasil e no mundo?
SILVERO PEREIRA - . "Nada Suspeitos" foi filmado no auge da pandemia. Foi um desafio fazer isso, tivemos muitos protocolos de segurança, a equipe foi muito cuidadosa, prezando sempre pela nossa saúde e foi incrível, muito divertido de fazer, muito engraçado, contracenei com grandes artistas, pessoas que admiro muito. O streaming tem crescido muito no Brasil e isso é muito positivo para todo o audiovisual, é mais uma janela pra gente mostrar o que tem de melhor, que é a nossa arte.

DIVIRTA-CE - Você é um artista que defende a diversidade e a representatividade na indústria do entretenimento. Como você avalia o cenário atual da arte e da cultura no Brasil em relação à inclusão e ao respeito às minorias? Quais são as principais demandas e desafios que os artistas trans e transformistas enfrentam no mercado de trabalho? 
SILVERO PEREIRA - Acredito que estamos avançando com relação à representatividade, ao respeito às minorias, mas temos muito o que caminhar ainda. Precisamos estar cada vez mais atentos às pautas, ao debate político e melhorar projetos desde a concepção até a finalização para garantir que pessoas sejam respeitadas e validadas. Acredito muito nas novas gerações.
DIVIRTA-CE - Com uma trajetória de sucesso e de reconhecimento no cenário nacional e internacional, como você avalia a sua carreira até o momento? Quais são os seus principais orgulhos e arrependimentos? Quais são os seus planos e objetivos para o futuro? Qual o seu maior sonho atualmente?
SILVERO PEREIRA - Sou um trabalhador da arte, gosto de estar trabalhando, me sinto bem trabalhando, porque gosto do que faço, me realizo com o que faço e a arte é a minha prioridade. Não sou ligado ao sucesso, acho que isso é consequência de trabalhos bem feitos e reconhecidos. Acho que meu maior desejo neste momento é conseguir alcançar mais projetos artísticos que acredito que são transformadores e estão de acordo com minhas convicções, com meus valores, com minhas ideologias.

Nenhum comentário: