quinta-feira, 11 de agosto de 2022

ENTREVISTA

Leandro Hassum, Rei da comédia nacional
Ator e comediante está no filme "O Auto da Boa Mentira", que ganhou o Troféu Grande Otelo na categoria Júri Popular do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e com novos projetos na TV

Para promover os finalistas do 21º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, a Academia Brasileira de Cinema fez uma rodada gratuita de exibição dos filmes em sete cidades do país. No dia 3 de agosto o Cineteatro São Luiz exibiu O Auto da Boa Mentira, que ganhou ontem o Prêmio do Júri Popular. O filme, com Leandro Hassum, Jesuíta Barbosa, Renato Góes, Nanda Costa, Cássia Kis, Luis Miranda, Jackson Antunes e Serjão Loroza e grande elenco, dirigido por José Eduardo Belmonte, é inspirado nas histórias de Ariano Suassuna, e apresenta quatro histórias inspiradas em relatos divertidos do poeta paraibano, conhecemos Helder (Leandro Hassum), Fabiano (Renato Góes), Pierce (Chris Mason) e Lorena (Cacá Ottoni), vivendo diferentes situações em que, ironicamente, a mentira é sempre a protagonista. Felipe Muniz Palhano do Jornal O ESTADO e Blog DIVIRTA-CE entrevistou o ator, diretor e comediante Leandro Hassum antes da premiação, que falou sobre O Auto da Boa Mentira, seus outros sucessos no cinema, seus trabalhos na TV, sua relação com os cearenses  e muito mais. Confira a entrevista.
DIVIRTA-CE - Verdade que você começou a fazer teatro aos dezesseis anos e logo foi convidado a viajar para o Ceará com a peça "A Aurora da Minha Vida", de Naum Alves de Souza? Com essa peça você participou de oito festivais, recebendo sete prêmios e logo se matriculou no Teatro O Tablado. Qual a sua relação com o Nordeste, o Ceará, seus fãs e os grandes humoristas daqui? No início de sua carreira no teatro já sabia que iria virar um ator de comédias? Já tinha essa vontade de trabalhar com humor?
LEANDRO HASSUM - É verdade. Eu comecei com 16 anos e já fazendo teatro no Tablado. Foi i lá inclusive que o diretor dessa peça assistiu uma aula, gostou do meu trabalho e me chamou para fazer "Aurora da Minha Vida". Nós fomos fazer um festival estudantil pelo Nordeste e de 8 festivais ganhei 7 prêmios de melhor ator, de teatro amador obviamente. Eu tenho uma paixão muito grande pelo nordeste, pelo Ceará. Sou muito apegado porque é sempre uma responsabilidade muito grande você fazer espetáculo no Ceará, que é um berço de comediantes e humoristas. Então as pessoas daí estão acostumadas a ver humoristas de muita qualidade. E quando nós do sudeste vamos para lá, nos falamos, olha, estou vindo do sudeste, mas tenho uma coisa bacana para mostrar... Eu amo, eu tenho uma relação muito gostosa, sempre que tenho oportunidade de fazer turnê, gosto muito de passar pelo Ceará, pelo nordeste, pois sou sempre muito bem recebido. A certeza é que se você vai bem com um espetáculo no Ceará, você pode rodar o Brasil todo, você tem a chancela que os cearenses riram das suas piadas. Quando comecei no teatro, assim como todo mundo, a gente não tem muito definido se vai ser comediante, apesar de eu sempre ter sido um cara divertido e engraçado mas aulas. No colégio eu sempre fui um cara que teve senso de humor, de observação bem humorada para a vida. Mas eu queria fazer de tudo, drama, comedia. Mas a comédia tomou um espaço muito grande na minha carreira e eu acabei focando muito no humor. 

DIVIRTA-CE - Lançado no ano passado, "O Auto da Boa Mentira", dirigido por José Eduardo Belmonte, com você, Jesuíta Barbosa, Rocco Pitanga, Nanda Costa e grande elenco é indicado ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. O filme é inspirado em contos de Ariano Suassuna e deverá virar série da Globo. Fale um pouco sobre essa produção e a adaptação para a TV, além de suas expectativas em relação ao prêmio.
LEANDRO HASSUM - A gente tem uma expectativa muito boa em relação ao prêmio, pois é um filme muito bem cuidado, muito bem feito. Sendo inspirado nos textos de Ariano Suassuna já é um grande prêmio. Eu tenho um carinho muito grande pelo filme. Como são histórias diferentes, essa adaptação para passar na TV fica mais fácil, porque para contar uma história, parar no meio, você consegue contar uma história inteira. Todas as histórias são interessantes, tem a sua forma de ser contada. A minha expectativa é muito boa, mas estamos concorrendo com filmes muito legais também, colegas trabalhando, mas, obviamente, puxamos a sardinha para o nosso lado.

DIVIRTA-CE - Depois de fazer novela e diversos programas de humor na Globo, você teve passagens pela Netflix, fazendo filmes, e na TNT apresentando um talkshow, o "Tá Pago". Você também foi apresentador no YouTube, do "Mudando de Hassunto". Tem vontade de continuar fazendo trabalhos como apresentador? Ou já tem outros projetos de programas de debates, entrevistas, na Globo ou em outra emissora?  
LEANDRO HASSUM - Sou contratado da Netflix. Fizemos agora a série Família Paraíso (no Multishow), fizemos a primeira temporada e graças a Deus foi muito bem. Vai ser reapresentado no segundo semestre na grade da Globo aos domingos. Tenho vontade de fazer programas como apresentador, entrevistando, talk show e tudo isso, mas graças a Deus minha agenda está cheia de trabalhos. Tenho também um compromisso com a Netflix durante alguns anos e também outros projetos estão vindo, teatro. Mudando de Hassunto é um canal no YouTube que eu tenho, onde falo minhas coisas, minhas ideias, mas é uma coisa muito artesanal, de brincadeira, faz tempo não alimento lá. Foi uma coisa que surgiu só para diversão mesmo, não tenho grandes pretensões. Logicamente se a gente achar que tenha um volume de coisas que possa ganhar corpo, o Mudando de Hassunto, obviamente a gente vai levar adiante.

DIVIRTA-CE - Você produziu e atuou em grandes sucessos do cinema nacional, recordes de bilheteria, como a franquia "Até que a sorte nos separe" e "O Candidato Honesto". Qual longa metragem foi seu maior desafio e qual deles você sente mais orgulho de ter feito? Pode citar mais de um. Qual o seu próximo projeto no cinema e como você analisa a atual situação da indústria cinematográfica brasileira?
LEANDRO HASSUM - A gente ama todos os filme, né? Mas eu posso dizer que a franquia do "Até que a Morte nos Separe" eu tenho um carinho muito grande, pois foram os filmes que me tornei recorde de bilheteria, criei um nome forte no cinema. E te respondendo sobre o cinema brasileiro, eu espero que a gente volte às produções, que as pessoas continuem e comecem a assistir os filmes nacionais, comédias brasileiras, fazer os números que fazíamos antes, porque isso estimula muito a cultura. Quando a gente tem apoio, a renda recebida é distribuída para pessoas que tem filme de baixo orçamento, filmes que talvez não tenham a oportunidade de serem exibidos em grandes salas de cinema. Acho muito importante que a indústria do cinema possa andar. Amo fazer cinema, não existe experiência melhor que a tela grande. Tenho também um carinho muito grande pelo filme do Natal, primeiro trabalho na Netflix, lançado no Natal de 2020, um momento muito complicado no país. Acho que o filme me colocou em lugar muito especial, uma aposta muito grande junto com Netflix, de estar apresentando o primeiro filme de Natal originalmente brasileiro, um Natal nosso, sem neve, mas com muito mercado cheio, filme que teve muita identificação com o público.

DIVIRTA-CE - Você voltou para o grupo Globo, estreou a série "Família Paraíso" no canal Multishow. Como está a repercussão da série que deverá ser exibida na TV Globo também? Ainda mantém uma casa e uma vida nos Estados Unidos? Por que teve vontade de morar fora do país? Investiu em outras coisas? Qual o maior sonho do Leandro Hassum?
LEANDRO HASSUM - Sonho estar sempre trabalhando. Sou um cara muito realizado nos meus sonhos. Não tenho do que reclamar. Estou no cinema, na televisão, no teatro, na dublagem. Agora meu próximo desafio vai ser dirigir, já tenho alguns convites, e se Deus quiser em breve, eu estou analisando e me preparando para poder dirigir um filme, uma série, algo assim. Meu próximo trabalho no cinema, na verdade é no streaming, vou lançar meu filme Vizinhos, com Maurício Manfrine, agora no dia 1 de setembro na Netflix, meu terceiro original Netflix. Estou feliz demais, o filme está divertidíssimo, e espero que todo mundo, todo o Nordeste, vá prestigiar essa nova produção, vá rir um pouquinho comigo.

Nenhum comentário: