domingo, 21 de agosto de 2016

CENA GLS

Quinta edição do Curta o Gênero promove a diversidade sexual

Festival terá exposições, debates, minicursos e mostra audiovisual

Entre os dias 19 e 27 de agosto, a ONG Fábrica de Imagens promove a quinta edição do Curta o Gênero, que contará com exposições, minicursos, mostra audiovisual e diálogo com foco nas questões de gênero e diversidade sexual. O evento é uma produção do Ponto de Cultura Outros Olhares, do Cacto e da Relampeio; tem o apoio cultural da Coelce, da Secult, do Sindicato Apeoc, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e da Rede Latino-Americana de Gênero e Cultura.

Um projeto com multilinguagens que tem o objetivo de convidar à transformação de mentalidades através do debate e difusão de obras comprometidas com a denúncia das desigualdades de gênero, com a construção de outras representações baseadas na equidade de gênero e na afirmação da diversidade sexual. 

Com o tema "Práticas e Epistemologias Feministas desde o Sul", o Curta o Gênero pretende debater as questões de gênero, sexualidades, diversidade sexual e feminismo com pesquisadores, especialistas e militantes que desenvolvem trabalhos sobre as perspectivas feministas descoloniais na construção de outros saberes comunitários.

A programação é totalmente gratuita e a inscrição é feita mediante a doação de 1kg de alimento. O evento ocorre no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Sesc Iracema e Porto Iracema das Artes agregando o Seminário Internacional Gênero, Cultura e Mudança, a Mostra Internacional Audiovisual, as Mostras Audiovisuais Paralelas, a exposição fotográfica Contrastes, apresentações teatrais no Gênero em Cena, as feiras e apresentações artísticas.

Seminário Gênero, Cultura e Mudança
Como parte da programação do Curta o Gênero 2016, cujo tema deste ano é “Práticas e Epistemologias Feministas desde o Sul”, promove o V Seminário Gênero, Cultura e Mudança com a participação de profissionais da educação, agentes das políticas de cultura, assistência social, segurança pública e saúde, Organizações Não Governamentais (ONGs), Pontos de Cultura e demais interessados (as) no tema. Nesta edição, com um conjunto de pesquisadores/as, escritores/as e ativistas/as de referência nacional e internacional.

Mostra Internacional Audiovisual
As mostras audiovisuais vão exibir diversas obras, nacionais e estrangeiras. A Mostra Internacional do COG recebeu mais de 170 inscrições. Os curtas serão exibidos entre os dias 19 a 27 de agosto no cinema da Fundação Joaquim Nabuco. A Mostra Internacional Audiovisual tem por objeto a difusão de obras audiovisuais de curta-metragem (documentários, ficções e/ou animações) que apresentem como elemento central as relações de gênero e suas intersecções.

Mostra de Teatro
A II Mostra de Teatro Gênero em Cena, é um espaço para apresentações de espetáculos cênicos que transitam e nos convidam a adentrar nos delicados universos das sexualidades, das identidades, das violências e das desigualdades de gênero edificadas a partir do machismo, do racismo e das LGBTfobias. Neste ano, o evento acontece entre os dias 19 e 21 de agosto, com a apresentação das peças Histórias Compartilhadas, do diretor Ari Areia, que fala de corpos que não se bastam e que se sentem um peso amarrado ao próprio tornozelo no meio de um oceano infinito e furioso, sempre se afogando em silêncio, no segundo dia com a peça Cúpula, do grupo Cia. Breu de Vagalumes, que questiona a violência vividas cotidianamente pela mulher na sociedade brasielira. E para finalizar a semana de apresentações, a terceira peça Putos, do diretor Francisco Goldemberg, que retrata a vida e o dilema de quatro garotos de programa, trazendo uma reflexão sobre seus valores, medos, desejos.

Exposição Contrastes
A exposição traz o tema “Descolonizando o gênero” que tem por objetivo reunir fotografias que se insiram nos campos das relações de gênero e feminismos, com foco na construção de narrativas. Como de costume, a Exposição “Contrastes – gênero, tempos, lugares, olhares”, bem como o catálogo “Contrastes” que a Fábrica de Imagens produz e distribui posteriormente, inspiram-se no tema geral do Seminário Internacional Gênero, Cultura e Mudança do Curta o Gênero.
                 
:: SOBRE

Há cinco anos nascia o Curta O Gênero - COG. Uma ideia que saiu do papel para atravessar cidades, fronteiras e países. O projeto, que colocou em pauta a promoção da equidade de gênero e afirmação das sexualidades em múltiplas linguagens, possibilitando o diálogo entre coletivos, movimentos sociais, comunidade acadêmica e pessoas interessadas nas temáticas.

O compromisso sociopolítico com a construção de uma cultura de liberdade, solidariedade e justiça entre todas as pessoas, continuará sendo o estímulo para a construção deste evento, agora com muito mais novidades. Devido a sua dimensão e pensando em proporcionar momentos de reflexão e diálogo ainda mais intensos, vamos realizar o COG no segundo semestre de 2016, para comportar uma programação mais extensa.

:: PROGRAMAÇÃO

Dia 23 | Terça

V Mostra Internacional Audiovisual
Sessão 20h30 às 21h45 | Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco

Dia 24 | Quarta

V Mostra Internacional Audiovisual
Sessão 20h às 21h45 | Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco

Dia 25 | Quinta

Roda de conversa | 8h30 às 12h | Porto Iracema das Artes
É possível fazer uma política cultural descolonizante, antimachista, antiracista e antihomolesbotransfóbica?
Fábrica de Imagens e Rede LatinoAmericana de Gênero e Cultura

V Mostra Internacional Audiovisual
Sessão | 20h às 21h45 | Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco

Dia 26 | Sexta

Minicurso | 8h30 às 12h | Porto Iracema das Artes
Pornografia, sociedade e masculinidades
Júnior Ratts (NUSSUFC)

V Mostra Internacional Audiovisual
Sessão 1 | 18h às 19h30 | Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco
Sessão 2 | 20h às 21h30 | Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco

Dia 27 | Sábado

Performance – 17h30 às 18h | Planetário do Dragão do Mar de Arte e Cultura
Eutímia – amor e luxúria de Cândida Iara, Jean Claude e Léo Laxmy

V Mostra Internacional Audiovisual
Sessão Cacto | 18h às 19h15 | Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco
Sessão de Encerramento | 19h30 às 21h45 | Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco

:: SERVIÇO
Curta o Gênero chega à sua 5ª edição com novidades
Quando: 19 a 27 agosto de 2016
Local do evento: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura - Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema, Fortaleza – CE
Contatos: Fábrica de Imagens: (85) 3495-1887 / 999298475 / 988337326

Nenhum comentário: