sábado, 30 de novembro de 2024

Débora Lee: a forrozeira que une música, moda e tradição nordestina

Em entrevista ao DIVIRTA-CE, a cantora revela como construiu sua carreira solo, os desafios de ser uma artista independente, e sua missão de preservar e renovar o forró 

Débora Lee é uma das vozes mais marcantes do forró contemporâneo, enquanto trilha seu caminho como artista solo. Desde muito jovem, com o apoio de seus pais, ela se lançou no mundo da música, superando os desafios de uma carreira cheia de altos e baixos e se consolidando como um dos principais nomes do gênero. Além de cantora, Débora também é designer, e sua paixão pela moda influencia diretamente a sua carreira musical e sua imagem como artista. Em entrevista exclusiva ao DIVIRTA-CE, ela compartilhou detalhes sobre sua trajetória, suas influências, e os desafios de ser uma mulher no cenário musical brasileiro, especialmente no universo do forró. Em um bate-papo sincero, Débora ainda falou sobre seus planos futuros e a importância de seguir mantendo a essência e os valores do forró enquanto se reinventa e se adapta às novas demandas do mercado.
A artista também destacou o quanto sua atuação busca ir além da música, e como a moda e as artes visuais são fundamentais na construção de sua identidade artística. 

DIVIRTA-CE - Débora, você começou sua carreira musical muito jovem. Quais foram os maiores desafios que enfrentou no início e como os superou? Como foi a transição de cantar em bandas renomadas para seguir carreira solo? Quais foram as principais diferenças e aprendizados? 
DÉBORA LEE - Eu comecei ma musica com 14 anos e com a ajuda e incentivo dos meus pais, sempre me dediquei o máximo pra eu pudesse me destacar no mercado musical , com altos e baixos a força de vontade de entregar o melhor pra eu pudesse ter o reconhecimento e resultado. 

DIVIRTA-CE - O que o forró das antigas representa para você e como você busca manter essa tradição viva em suas apresentações?  
DÉBORA LEE - Eu posso dizer que o forró das antigas e a minha base desde do inicio, tenho respeito e carinho por onde passei e pelas canções que interpretei e que ainda continuo. Acredito que hoje não só o nordeste mais o brasil inteiro escuta forró das antigas e vem ganhando espaço por onde passa. Quero a cada dia mais poder levar essa essência do nosso nordeste por onde eu passar . 
DIVIRTA-CE - Você também é designer de moda. Como essa paixão influencia sua carreira musical e sua imagem como artista? Como você vê a relação entre a música e outras formas de arte, como a moda, na construção de uma identidade artística? 
DÉBORA LEE - Sim , desde de pequena tive essa paixão por moda que veio de família, então quando comecei a cantar gostava de admirar as grandes artistas pop e internacionais e sempre tive esse desejo de trazer junto a minha identidade como cantora. E me sinto muito feliz por ter esse reconhecimento no mundo do forró 

DIVIRTA-CE - Quais são suas principais influências musicais atualmente e como elas moldaram seu estilo e repertório? Como você vê a evolução do forró ao longo dos anos e qual é o seu papel nessa transformação?
DÉBORA LEE - Com posso dizer não tenho uma 100% específica porque sempre em alguma artista eu me admiro de algo e trago pra mim e assim faço uma construção da Debora Lee , mais tenho como inspiração. Várias artistas como : Elba Ramalho , Ivete, Solange, Claudia Leitte , Sandy, Eliane rainha do forró, Simone Mendes . Então em cada uma delas me chama atenção em algo e trago pra mim pra somar.
 
DIVIRTA-CE - Pode nos contar sobre um momento marcante ou inesquecível de sua carreira até agora? Como é a sua rotina de preparação para shows e turnês? Quais são os maiores desafios de ser uma artista independente no cenário musical atual? Você tem algum ritual ou hábito antes de subir ao palco?
DÉBORA LEE - Tenho vários momentos inesquecíveis de grandes experiências na minha carreira, mas um momento marcante foi a gravação do Dvd do forró Cavalo de Pau. A rotina de show e sempre uma correria e tem uma preparação pra antes , durante é depois . Aquecimento vocal , preparação do look. Cronograma do show ao decorrer a saida e a chegada , umas coisas que sempre faço e pedir sempre proteção e oração a Deus pra que tudo ocorra entre os conformes 

DIVIRTA-CE - Quais são seus planos futuros para sua carreira musical? Algum projeto ou colaboração que você possa compartilhar conosco? Como você enxerga o papel da mulher no forró e na música brasileira em geral? 
DÉBORA LEE - Bom estou me preparando pra gravar meu primeiro Ep visual com direito as minhas composições e participações de amigos cantores . Trazendo um pouco da identidade para o publico. 
Me sinto feliz e honrado em poder representar a nossa bandeira do forró, ser mulher nordestina brasileira, requer muita luta, garra e determinação. Sempre houve uma dificuldade e espaço no mercado musical, mas a voz feminina no mercado da musica fala mais alto, a mulher tem o poder a voz doce , do amor, da calmaria, sentimento e expressão e acredito que hoje por levantar essa bandeira do forró das antigas isso vem fortalecendo mais ainda a mulher por querer ir a busca dos seus sonhos.



Nenhum comentário: