quinta-feira, 4 de agosto de 2016

LITERATURA

​Jornalista lança livro sobre os festivais de música do Ceará na década de 60

Do encontro entre a música de protesto e o jornalismo, a cearense Priscila Lima encontrou a inspiração para a obra

​​Desde a infância, a música inspira a cearense Priscila Lima. Além das referências trazidas do berço familiar, o caminho da jornalista foi e é permeado de palavras e sons que se tornaram o estímulo necessário para a produção do livro “Canto do Ceará”. Durante as 182 páginas da obra, ela narra as histórias por trás dos festivais de música do Ceará na década de 1960, tendo como fontes principais os jornais locais. No próximo dia 11 de agosto, a autora lança a publicação na Livraria Saraiva, a partir de 19h30. O evento é aberto ao público.

No livro, o leitor poderá percorrer parte da história da música brasileira, conhecendo alguns dos festivais nacionais e, posteriormente, na segunda parte, é possível que ele entre no universo da música cearense por meio dos festivais locais. “A música cearense e suas várias gerações merecem de nós ainda mais tempo, faces e métodos de pesquisa. Há toda uma produção musical ainda pouco conhecida, compositores dos quais pouco ouvimos falar, músicas nunca gravadas, uma parte da nossa história que mantém-se dispersa”, conta Priscila Lima.

O recorte dado em torno da década de 60 parte do interesse da autora por um dos períodos de maior efervescência cultural e política do País. Os festivais, com suas “músicas de protesto”, foram também espaços de resistência. Em Fortaleza, nesse momento, começaram a ser realizados os Festivais de Música Popular Cearense.

A pesquisa em torno do tema começou ainda em âmbito universitário e acompanha a autora há 4 anos. É resultado de entrevistas, de referências em livros, de pesquisas em bibliotecas e principalmente de pesquisas em jornais locais publicados na época dos festivais. “Canto do Ceará” foi contemplado pelo V Edital Mecenas do Governo do Estado do Ceará.
Sobre a autora


​​Possui graduação em Jornalismo e especialização em Gestão de Eventos e Entretenimento pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Atua desde 2009 com elaboração e produção de projetos culturais.
Serviço

​​Lançamento do livro Canto do Ceará – Os festivais de música do Ceará na década de 1960
Valor: R$ 35,00
Local: Livraria Saraiva (Shopping Iguatemi)
Horário: 19h30
Mais informações: (85) 9 99046012 / (85) 9 89527514

Nenhum comentário: