quarta-feira, 2 de março de 2022

ENTREVISTA

REFLEXÃO E ARTE COM VALMIR LINS
O cantor, compositor e influenciador digital fala sobre o trabalho na internet e o sucesso de sua nova música, "Esfinge" 
Você pode nunca ter ouvido falar em Valmir Lins, mas esse alagoano, que mora em Fortaleza há alguns anos, traduz as angústias de uma geração em vídeos que discutem o comportamento humano e outros temas atuais que traz para seu perfil no Instagram. Com mais de 65 mil seguidores, o estudante de psicologia leva as  pessoas para pensarem e levanta a auto estima de muitos com sensatez e racionalidade emocional pouco comum na internet. Além do trabalho de influenciador digital, Valmir faz campanhas publicitárias de grandes marcas, e lançou uma carreira na música. "Esfinge", canção de sua autoria lançada no fim de janeiro nas plataformas de streaming, já tem mais de 20 mil downloads. Ela foi composta durante a pandemia, e nos revela as sensações de abandono, tão comuns nos dias atuais. Na entrevista para o blog DIVIRTA-CE, Valmir fala sobre a exposição diária nas redes sociais, seu trabalho musical e o interesse pela literatura. (Por Felipe Palhano)
DIVIRTA-CE - Você é alagoano, mas mora em Fortaleza há algum tempo. Como foi essa mudança e o que te fez decidir ficar pelo Ceará?
VALMIR LINS - Exatamente! Em 2011 minha mãe resolveu vir abrir uma loja aqui em Fortaleza. A loja deu errado, mas eu tinha encontrado meu primeiro grande amor. Mainha voltou e eu fiquei. Consegui meu primeiro emprego na cidade (tinha apenas 19 anos), fui crescendo profissionalmente e fincando, pouco a pouco, raízes no meu amado Ceará.

DIVIRTA-CE - Você estuda psicologia e ganhou destaque como influenciador digital dando opiniões sinceras sobre diversos assuntos, muitas vezes sobre o comportamento das pessoas. Você acha que sua formação influencia o sucesso dos seus vídeos e a grande identificação do público? Qual o tema você adora falar, e qual assunto você não suporta atualmente?
VALMIR LINS - Sem sombra de dúvidas. Eu costumo dizer que soa até irresponsável a gente sair dando a nossa opinião por aí sem o mínimo de embasamento científico. E a graduação em psicologia, que tá quase findando, ajuda muito o empoderamento da minha fala. E, ainda que embasada, mantém o caráter de opinião, que acho que é o que faz as pessoas amarem, porque é sincero. Não tem personagem ali. Acho que a gente tá querendo, cada vez mais, o que é verdadeiro, né? Eu amo falar sobre os sentimentos mais obscuros da gente, exatamente aqueles que temos vergonha de dizer em voz alta: tristeza, dor de cotovelo, autoimagem deturpada... dar uma nova perspectiva desses sentimentos e ajudar todo mundo a lidar melhor com eles. Odeio falar sobre tragédias. Está tudo muito pesado e gosto de saber que as pessoas visitam meu perfil buscando uma dose diária de ânimo e acolhimento.
DIVIRTA-CE - Algum momento cansa dar opinião sobre tudo e ter a cobrança dos seguidores por estar sempre "online", postando vídeos? Qual dica você daria para a pessoa que deseja ser influencer e quais as suas referências na internet?
VALMIR LINS - Cansa demais, principalmente porque eu sou a pessoa mais offline que você pode conhecer (risos), acredite. Eu odeio digitar, odeio estar com o celular na mão, mas preciso de tudo isso, porque amo me comunicar. Mas tem dias que não tem jeito, eu não quero postar, e me isolo um tantinho. E aí vem a avalanche de mensagens. Faca de dois gumes. Também entendo que a gente acaba sendo responsável por boa parte do que cativa, né? Não me chega como uma cobrança desmedida, mas como um afeto grande mesmo, ainda que algumas vezes possessivo. A dica é ser de verdade. Não tentem imitar ninguém, desacredite das fórmulas. Todo gênio virou gênio porque fez algo que ninguém fazia antes. Minhas maiores referências na internet são a psicanalista Maria Homem e a Jout Jout. Gênias.

DIVIRTA-CE - Devido ao êxito do seu trabalho nas redes sociais, você participou de campanhas publicitárias de shopping e outras marcas. Qual trabalho como modelo você mais se orgulha e qual o vídeo no seu perfil que teve mais repercussão?
VALMIR LINS - Sim! Tem vários trabalhos que me orgulham, mas dois moram no meu coração. Um ensaio que me puseram vestido de noiva, sob as lentes do fotógrafo Nicolas Gondim e com Beauty assinado pelo genial Celso Ferrer. É um dos trabalhos mais lindos que já vi, de verdade. E também a campanha "Do Seu Jeito", pro Riomar Fortaleza. Me colocaram na minha versão mais provocativa, questionadora. Com fotos circulando pela cidade inteira. Outdoors, ônibus... foi incrível! O mundo mudou, minha gente. E todos os tipos de pessoas precisam ser vistas sob os holofotes.

DIVIRTA-CE - Você tem um grande envolvimento com a arte e se lançou na música de forma inusitada, em parceria com a cantora Tiê. Fale um pouco como foi se descobrir com uma carreira musical. Quais os artistas cearenses você mais admira e outras referências da cultura mundial para você?
VALMIR LINS - Tem sido uma catarse. É lindo o processo de criação. Primeiro vem o sentido, que vira um escrito, que ganha uma melodia, que vira uma música e que, de repente, se torna trilha sonora da vida de outras pessoas. Saber que existe esse potencial aqui dentro é muito comovente. Toda forma de expressão é linda e me sinto lisonjeado de descobrir mais essa. Ceará é um berço de gente boa. Não tem como não reverenciar Belchior, Raimundo Fagner... da cena atual, a gente tem o gênio Fernando Catatau, Camila Marieta... uma galera fazendo arte bonita de se ver e ouvir. Minhas referências Brasil afora percorrem mais os países nórdicos, as cantoras mais introspectivas, meio bruxescas mesmo. Sóley, Soap&Skin são duas grandes referências. A iraniana Sevdaliza e Billie Eilish também tem grudado nos meus ouvidos.
DIVIRTA-CE - Sua nova canção, "Esfinge", lançada no fim de janeiro já alcançou mais de 20 mil downloads nos streamings de música. Em qual estilo musical você se definiria? Já estreou nos palcos? Pretende montar um show próprio?
VALMIR LINS - Eu diria que indie. E aí vou abraçando outros estilos dentro dessa pegada. Indie pop, indie rock. Tem muitos toques brasileirões também. "Esfinge", inclusive, vai ganhar semana que vem uma versão no piano e sanfona. Quero poder passear por tudo isso. Estreei nos palcos em turnê com a Tiê, no finalzinho do ano passado. Cantei com Silva, Adriano Cintra e Filipe Catto na plateia. Foi surreal! Quanto a um show próprio, vai rolar. Estou na construção de repertório, fazendo isso com calma e com verdade. Na hora certa vou ter o suficiente pra segurar um palco só meu. Não vejo a hora.

DIVIRTA-CE - Seu outro interesse é a literatura: verdade que você pretende lançar seu primeiro livro? O que podemos esperar mais do Valmir Lins
VALMIR LINS - Sim! Ele está pronto, na verdade. Estamos em fase de finalização de orçamentos e captação de recursos. Vai ser um compilado de crônicas autobiográficas, escritas nos últimos anos. Podem esperar arte e muito sentimento. Seja em formato de música, de texto ou de vídeo no Instagram, eu prometo que partes pequenas desse sentimento enorme que eu tenho vão continuar ganhando o mundo!

Nenhum comentário: