quarta-feira, 24 de agosto de 2016

DIA 25 É DIA DE MARACATU

Vila Velha recebe o projeto nesta quinta-feira

Programação é mensal e neste mês apresenta o Maracatu Nação Pici

O bairro Vila Velha será palco, neste mês de agosto, de mais uma edição do projeto Dia 25 é dia de Maracatu. Nesta quinta-feira (25/8), às 18 horas, toda a beleza e tradição do Maracatu Nação Pici irá animar o público da Praça Valdir Campos de Vasconcelos, conhecida como Praça do Polar.
Além do cortejo, o público que for conferir a apresentação irá assistir a coroação da rainha. A programação também contará com um intérprete de libras (Língua Brasileira de Sinais), que traduzirá o evento para o público surdo que estiver presente no local.
Lançado no dia 25 de março de 2013, data em que se celebra oficialmente o Dia do Maracatu e a libertação dos escravos do Ceará, o projeto da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, com apoio da Accece, é uma política cultural de apoio e disseminação desta tradição ao longo do ano.
“Durante muito tempo, apesar da beleza e da importância histórica e cultural, o Maracatu era vivenciado em Fortaleza somente no período de Carnaval. O projeto Dia 25 é Dia de Maracatu veio dar visibilidade e democratizar o acesso a essa manifestação, além de envolver a cidade de Fortaleza no contexto da celebração, visando a difusão e o fortalecimento dos Maracatus locais”, destaca a Gerente da Célula de Patrimônio Imaterial da Secretaria de Cultura de Fortaleza, Graça Martins.

Sobre o Maracatu Nação Pici
A história do Nação Pici remonta ao ano de 2003, quando um grupo de alunos da EMEIF Adroaldo Teixeira Castelo recebeu o convite para participar do 2° Festival de Artes realizado pela Prefeitura de Fortaleza. O Maracatu Nação Pici nasce então como uma homenagem ao bairro e à comunidade. Com o tempo, o grupo ganhou corpo, cresceu e se multiplicou, ultrapassando assim os muros da escola.
Coordenado por José Lúcio Queiroz Júnior e presidido pelo arte e educador Carlos Brito, o Maracatu Nação Pici conta hoje com integrantes de outros bairros adjacentes e possui cerca de 200 componentes, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos, que, no início, tinham a ideia de brincar durante o período carnavalesco. Atualmente se apresenta em diversos eventos pela cidade.

Serviço:
Dia 25 é Dia de Maracatu
Quando: Quinta-feira (25/8), às 18h
Onde: Praça Valdir Campos Vasconcelos (Praça do Polar – Avenida Mozart Pinheiro de Lucena c/ Rua Ten. Eliezer Costa – Conjunto Polar/Vila Velha)
Informações: (85) 3105.1386 / 3105.1291

Nenhum comentário: