sábado, 30 de novembro de 2024

Dan Campos, do Nomads: Entre a gastronomia e a música no Benfica

Empresário Daniel Campos se divide como DJ e Chef para fazer a diferença com o Nomads Pub & Food

Na interseção entre gastronomia e música, Daniel Campos tem se destacado como um empreendedor no bairro Benfica, em Fortaleza. À frente do Nomads Pub & Food, ele combina suas paixões de chef e DJ para criar um espaço único que atrai um público diversificado. Nesta entrevista, Campos compartilha sua jornada, os desafios enfrentados ao longo do caminho e suas visões para o futuro do entretenimento na região, revelando como seu trabalho busca não apenas oferecer uma experiência memorável, mas também apoiar a cena cultural local. 

DIVIRTA-CE - Daniel, como sua formação em gastronomia influenciou o conceito do Nomads Pub & Food? Quais foram os maiores desafios que você enfrentou ao abrir e gerenciar seu próprio estabelecimento? O que motivou você a se tornar DJ e como essa atividade se integra ao seu trabalho no Nomads?
DANIEL CAMPOS: Sempre fui apaixonado por cozinhar e criar pratos diferentes. Os mais próximos a mim viviam falando que eu deveria levar esse dom como profissão, resolvi amadurecer essa ideia e entrei na faculdade de gastronomia da Unichristus. Durante minha vida acadêmica, conheci uma professora incrível, a Vanessa Santos, que estudava sobre o universo da cultura alimentar. Esse víes, me encantou, me fez descobrir o meu propósito com relação à comida e claro, trazer para o meu profissional. Queria que meu negócio entregasse uma comida de qualidade, com preço justo, sem superfaturar, mostrando que não é preciso ser da alta sociedade para comer bem e conhecer novos sabores. Porém meus maiores desafios continuam sendo os mesmos desde o início, mudando apenas a sua proporção: tributos exacerbados; impostos que não vemos nenhum benefício, a falta de incentivo aos pequenos negócios, fazendo com que todo o investimento seja dificultado e portanto, não conseguimos suprir as melhorias planejadas, mão de obra responsável e comprometida, provocando uma pouca conexão e fornecedores que não dão valor aos comércios menores, entregando um serviço que acaba nos prejudicando. O único desafio novo foram os gastos extras com segurança para que o ambiente possa continuar agradável e seguro para os clientes. Quanto a ser dj, eu já tinha uma formação e experiência nessa profissão. Já comandei pistas de dança em algumas casas noturnas de Fortaleza e eventos particulares. Ao observar o público que frequentava a Nomads, pude ver que com meu conhecimento, conseguiria entregar uma experiência que completaria todo o negócio.

DIVIRTA-CE - Como você descreveria a evolução da vida noturna no Benfica desde que você começou a frequentar o bairro e começou com o Nomads, como um food truck? Quais são as principais características que diferenciam o público de Benfica do de outros bairros de Fortaleza? Você acredita que a vida noturna de Benfica é um reflexo da cultura local?
DANIEL CAMPOS - Percebo que oscila bastante. Tem períodos que tem muita gente nos bares e ruas que parece um grande evento e tem momentos que você pensa que ninguém sabe que o bairro existe, é bem louco isso! O público do Benfica, observo que são muito mais acolhedores e com uma grande qualidade: são bastante ecléticos, sendo maravilhoso para explorar diversos tipos de entretenimento para o bairro.

DIVIRTA-CE - Que tipo de experiência você busca proporcionar aos seus clientes durante as festas que organiza? Como você seleciona a música e os DJs e artistas que se apresentam no Nomads?
DANIEL CAMPOS - Me preocupo muito em entregar a melhor experiência possível a quem nos frequenta, fazendo valer todo o esforço que aquela pessoa fez para sair de casa e vir se divertir no nosso espaço. Queremos sempre trazer momentos memoráveis com gostinho de quero mais. Para isso bato sempre na tecla com a equipe a importância de um atendimento com simpatia, educação, gentileza e agilidade. Busco também oferecer uma bebida bem gelada que casa perfeitamente com uma música empolgante. 
Outro ponto bem importante, quero que o ambiente seja o mais seguro possível, para que possam curtir a noite sem medo de confusão, assédio . Escolhemos as músicas e as atrações a partir da interação com o público na hora do evento e também em nossas redes sociais, onde sempre fazem muitos pedidos. 

DIVIRTA-CE - Você já enfrentou desafios com a presença de ambulantes na região? Como isso impactou seu negócio? A questão da violência e assaltos em Fortaleza atrapalha a operação do Nomads e outras casas noturnas? Quais medidas você e outros empresários da área esperam do próximo prefeito?
DANIEL CAMPOS - Pois é, esse assunto é algo bem delicado. Sabemos eles buscam uma alternativa de emprego para viver, porém na outra ponta, também existem trabalhadores (microempreendedores), que fizeram investimentos ainda maiores também na busca de um emprego e seu ganha pão. Muitas vezes não se percebe que a concorrência pode ser muito desleal, pois os bares pagam muito mais para serem legalizados, além de temos muuuuuitos custos como energia, impostos, aluguel, funcionários entre outros, custos esses que esses trabalhadores informais não precisam arcar e de uma certa forma acabam usufruindo também de uma estrutura e universo criado pelos barzinhos da região. 
Sobre a violência estamos muito preocupados, e sim, nos sentimos afetados, pois temos relatos de muitos que deixaram de frequentar pelo perigo na região onde alguns foram lesionados pelos furtos. Com isso, contratamos uma empresa de segurança para que os clientes e funcionários possam se sentir mais seguros em nosso estabelecimento.

DIVIRTA-CE - Quais são seus planos para o Nomads nos próximos anos? Há alguma novidade a caminho? Qual o prato mais pedido no momento e o que você destacaria na gastronomia da casa atualmente?
DANIEL CAMPOS - Esse ano fizemos mais uma expansão, onde criamos a já famosa “Laje Nomads”, visando oferecer dois ambientes diferentes. Um espaço com uma vibe mais balada, para curtir a noite mais dançante e um segundo ambiente com uma proposta de barzinho, ótimo para conversar e ter um encontro mais tranquilo. Sobre os pratos da Nomads, desde o início a proposta era que o cardápio fosse volante para trazermos experiências gastronômicas diferentes, com isso, no nosso cardápio atual estamos explorando os hambúrgueres, que vem sendo bastante pedido e amado, com a nossos molhos especiais e sabores únicos.

DIVIRTA-CE - Como você vê o futuro da vida noturna em Fortaleza, especialmente em bairros boêmios como Benfica?
DANIEL CAMPOS - Essa é uma pergunta bem interessante pois quem está ali antenado na noite de Fortaleza consegue ver que nossa cidade ela é bem oscilante aos movimentos noturnos do entretenimento. O público Fortalezense, costuma seguir um pouco do que está em voga, fazendo com que os negócios precisem sempre se reinventarem em busca de manter o seu público e não ficar, como chama a nova geração: “flopado”. Teve a época em que a moda eram os encontros em barzinhos, depois veio diversas casas de show, a febre das calouradas e por aí vai...então ainda não conseguimos visualizar qual será o próximo “hype”, já que é muito inconstante, por isso, focamos em fidelizar os nosso clientes, para que não fiquemos a mercê apenas dessas modas voláteis.

SERVIÇO 
Nomads Pub & Food
Rua Padre Francisco Pinto,114, Benfica
Informações: @nomadspubefood

Nenhum comentário: