segunda-feira, 22 de agosto de 2016

PALESTRA

Edição de agosto do projeto "Conversa de Academia" recebe o bailarino,  psiquiatra e gestalt-terapeuta Raimundo Severo

O palestrante fala sobre o método de trabalho em grupo criado por ele há mais de quinze anos, baseado em suas experiências com a psiquiatria, gestalt-terapia e a dança contemporânea

A Escola Pública de Dança da Vila das Artes, contando com o patrocínio da Petrobrás, realiza, neste mês de agosto, mais uma edição do Conversa de Academia, no dia 25/08. O convidado do evento é o bailarino e psiquiatra, Raimundo Severo. A programação, aberta ao público, começa às 19h, no auditório da Vila.
A partir do tema "Corpo, Dança e Subjetivação: Composições entre Dança Contemporânea, Educação Somática e Gestalt Terapia", Raimundo Severo fala sobre o seu método de trabalho em grupo Corpo, Dança e Subjetivação, criado por ele há mais de quinze anos. A técnica surgiu a partir das suas experiências como psiquiatra e gestalt-terapeuta, do estudo das práticas somáticas e da experiência com a dança contemporânea.

O método Corpo, Dança e Subjetivação também pode ser definido como uma proposta de trabalho com o corpo em movimento, desenvolvido a partir da articulação entre os princípios da educação somática, os princípios de movimento de Rudolf Laban e os processos criativos em dança, apoiando-se nas discussões filosóficas sobre corpo e subjetividade, nos estudos e na concepção original da Gestalt-Terapia.

Raimundo Severo afirma que a técnica criada por ele, define-se como uma pedagogia do movimento que possibilita a inserção da dança como prática terapêutica, através de agenciamentos heterogêneos entre estes dois campos, em um movimento de dupla captura. O método Corpo, Dança e Subjetivação, estrutura-se a partir de três processos básicos: a ampliação da percepção, a experiência do corpo em movimento e a organização da experiência através do pensamento e da linguagem.  Busca-se, desse modo, acionar um fluxo integrado de experiências entre as dimensões do corpo que percebe (sensação, emoção e sentimento), do corpo que se move (ação corporal) e do corpo que pensa (cognição).

Além destes eixos, Severo adota quatro categorias conceituais, a partir das quais propõe as experimentações. São elas: pré-movimento, movimento expressivo, improvisação e performatividade.   Segundo ele, os caminhos metodológicos para se trabalhar com estes conceitos são variados, sendo utilizados, como referência, os princípios da educação somática, os princípios de movimento de Rudolf Laban e outras pesquisas corporais em dança como o Contato Improvisação, articulados à linguagem verbal, escrita ou outra forma expressiva.

 
Sobre Raimundo Severo


Médico Psiquiatra e Psicoterapeuta com formação em Gestalt Terapia, Mestre em Saúde Pública (UECE). Coordenador do curso de formação em Arte-Terapia do Instituto Aquilae. Formado pela Escola Pública de Dança da Secretaria de Cultura de Fortaleza no curso de extensão Dança e Pensamento(em parceria com a Universidade Federal do Ceará) e em Educação Somática (Silvia Soter). Coordenou e supervisionou Centros de Atenção Psicossocial em vários municípios, atuou como médico assistente do Hospital Universitário Walter Cantídio (UFC), como preceptor da Residência em Saúde da Família da Escola de Saúde Pública do Ceará e como coordenador e supervisor do Programa de arte e atenção psicossocial na rede pública de saúde mental do município de Fortaleza no período de 2005 a 2012. Desde 1998 vem pesquisando as relações entre arte, corpo e subjetivação, com foco na experiência do corpo em movimento no contexto terapêutico.

Sobre o Conversa de Academia

O Conversa de Academia propõe um ciclo contínuo de conversas com a intenção de compartilhar o resultado de trabalhos acadêmicos desenvolvidos sobre a dança.


Serviço:

Conversa de Academia com Raimundo Severo

Quando: Quinta-feira (25/08), às 19h

Onde: Vila das Artes - Rua 24 de Maio, 1221 - Centro

Mais informações: (85) 3105-1402

Nenhum comentário: