segunda-feira, 22 de agosto de 2016

COLETIVA DE IMPRENSA

Realizadores do II MAC - Mercado Audiovisual Cearense apresentam evento

Nesta terça-feira (23 de agosto), às 9h30, acontece a COLETIVA DE IMPRENSA do II MAC - Mercado Audiovisual Cearense, no Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 - Praia de Iracema).

O evento acontecerá de 26 de agosto a 01 de setembro com a realização de players nacionais e locais, rodadas de negócio, painéis e discussões sobre produção e conteúdo, e políticas de desenvolvimento do mercado audiovisual e suas potencialidades com enfoque nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste.

Com o advento da Lei 12.485, surgiram novas demandas de conteúdo televisivo para as TVs fechadas, públicas e privadas. Dentro desta nova perspectiva, o Ceará precisa continuar firmando-se como um importante polo produtor de conteúdos.
Cerca de 30% dos investimentos do Fundo Setorial do Audiovisual devem ser destinados para as regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste, mas isso não condiz com a realidade atual.

Setor Audiovisual engloba:  Empresas de produção, distribuição e exibição dos segmentos de Cinema, TV Aberta,  TV Paga, VOD e  Vídeo Doméstico.



QUEM PARTICIPA DA COLETIVA DE IMPRENSA:



Wolney Oliveira - Diretor Executivo do MAC e Diretor da Casa Amarela Eusélio Oliveira.

Doug de Paula - Diretor do MAC, Membro da Câmara Setorial do Audiovisual da Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará - ADECE e associado da Associação de Produtores e Cineastas do Norte-Nordeste - APCNN

Suzete Nunes - Secretária Adjunta da Cultura do Estado do Ceará - SECULT

Isabel Andrade - Diretora de Programação da TVC

Alana Aguiar - Gerente Comercial da TV VERDES MARES

Bete Jaguaribe - Diretora do PORTO IRACEMA DAS ARTES, representando também o CENTRO DRAGÃO DO MAR e a UNIFOR



COMO SERÁ O MAC:



Serão três dias de programação específica do II MAC e quatro dias de atividades exclusiva do RioContentLab, que pretende desenvolver e aprimorar 18 projetos de produtoras audiovisuais do Nordeste a fim de prepará-los para as Rodadas de Negócios do RioContentMarket 2017.



O II MAC é apresentado pelo BNDES, Coelce e Ministério da Cultura. Patrocínio: SVM. Apoio Cultural: BRAVI - Brasil Audiovisual Independente. Parcerias: Câmara Setorial do Audiovisual e TVC. Apoio institucional: Porto Iracema das Artes, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Apoio: Sistema Jangadeiro e O Povo. O evento é promovido pela Universidade Federal do Ceará - UFC, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira,  e a UNIFOR, tendo como realizadores Cine Ceará, Bucanero Filmes, Corte Seco Filmes, Magote Produções e  Governo Federal, via Ministério da Cultura.



NÚMEROS DO SETOR:



Contribuição na economia:

O Audiovisual cresceu 9% por ano em média entre 2008 e 2011

Taxa de crescimento superior a do PIB do Brasil. O setor representa 0,46% do PIB total. (Fonte: IBGE/PAS. Elaboração: DIR-RA)



Infraestrutura de produção:

Região Nordeste representa  cerca de 10 % do total de produtoras registradas  na Ancine  (Fonte: SRE / ANCINE, Maio/2015)



Demanda e Oferta da TV paga

Aumento da demanda reflete a regulamentação da Lei 12.485/2011

Triplicou o licenciamento de obras brasileiras entre 2011 e 2014.

Em 2011: 2.461 obras estrangeiras. 761 obras brasileiras .

Em 2014: 2.045 obras estrangeiras. 1.273 obras brasileiras.

Mais de 90 canais exibem filmes e séries nacionais, no horário nobre.

A Lei gera demanda de 2.000 horas anuais de produção independente.

(Fonte: ANCINE)



Demanda e oferta na TV aberta

Forma-se um ciclo de maior participação do conteúdo nacional na TV Aberta, com destaque para produção independente.

21% mais LONGAMETRAGENS brasileiros  exibidos em 2014.

(Fonte: ANCINE)

Informações:  contato@mercadoaudiovisual.com.br.

Site: www.mercadoaudiovisual.com.br.

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