terça-feira, 3 de junho de 2008

DESTAQUES


Fortal 2008 anuncia primeiras atrações

Ivete Sangalo, Chiclete com Banana, Cláudia Leitte, Asa de Águia, Aviões do Forró, Banda Eva, Alexandre Peixe e Jamil e Uma Noites são as atrações que já estão confirmadas para o Fortal 2008, que acontece de 24 a 27 de julho. O concorrido carnaval fora de época de Fortaleza se consolida como o evento cultural de maior participação popular do estado do Ceará e que mais atrai turistas de outros estados. Em sua 17ª edição, o Fortal mantém os quatro dias de festa e confirma expectativa de público de 100 mil pessoas por noite. A organização irá oferecer transportes alternativos, linhas especiais de ônibus, táxis credenciados, bares, praça de alimentação, banheiros químicos, telões, iluminação amplificada e completo sistema de primeiros socorros e de segurança. Mais informações, inclusive sobre vendas, podem ser obtidas no site www.fortal.com.br. Abaixo, segue a programação diária, com as atrações já confirmadas e seus respectivos blocos:

- QUINTA (dia 24) - BLOCO NANA BANANA - CHICLETE COM BANANA
BLOCO AVIÕES ELÉTRICO - AVIÕES DO FORRÓ
BLOCO EVA - BANDA EVA

- SEXTA (dia 25) - BLOCO CERVEJA & COCO - ASA DE ÁGUIA
BLOCO SIRIGUELLA - CHICLETE COM BANANA
BLOCO EH LOCO - CLÁUDIA LEITE

- SÁBADO (26) - BLOCO CERVEJA & COCO - IVETE SANGALO
BLOCO SIRIGUELLA - CHICLETE COM BANANA
BLOCO EH LOCO - JAMMIL E UMA NOITES

- DOMINGO (27) - BLOCO CERVEJA & COCO - ASA DE Á GUIA
BLOCO SIRIGUELLA - CHICLETE COM BANANA
BLOCO HARÉM - ALEXANDRE PEIXE




IVETE NO PALCO MAIS IMPORTANTE DO MUNDO!

Ivete Sangalo, a cantora nº 1 do nosso País, gravará seu próximo DVD ao vivo dia 6 de setembro de 2009, no Madison Square Garden, em Nova Iorque. No palco, três convidados inacreditáveis já confirmaram presença: Sting, James Morrison e Justin Timberlake! Não é só Madonna que conquistou o guapo...

A diva cantará algumas músicas em inglês de olho no mercado americano, a última fronteira que lhe falta atravessar. Depois do DVD do Maracanã, hit absoluto do ano passado, nada mais grandioso para Ivete que o MSG, que é simplesmente a arena mais famosa do mundo.

É a casa do time de basquete New York Knicks e um dos cenários mais célebres da NBA. Também foi palco do último show de John Lennon, de concertos de Madonna, U2, Barbra Streisand, entre tantos artistas. Só faltava mesmo nosso furacão baiano que entra nos States com o pé direito.




CACAU BRASIL: LIVRO, PERFORMANCE E EXPOSIÇÃO

O músico, artista plástico e poeta Cacau Brasil lançou no Espaço Mariana Furlani Arte Contemporânea, o livro OMISTERIOOTEMPOEMPOESIAS. O livro é fruto da exposição multimídia que leva o mesmo nome e foi sucesso de público e crítica quando esteve em cartaz em Fortaleza em julho do ano passado. Editado pela Fundação Demócrito Rocha, será o primeiro livro de arte publicado pela editora e contém, além da poesia de Cacau Brasil, imagens de suas telas. No mesmo dia, a exposição multimídia será reaberta, mostrando aos convidados quatro momentos: exposição de telas, vídeo-instalação, pilares da poesia e performance cênico-musical, propondo a interatividade entre imagem, poesia, arte cênica e música.
A exposição multimídia OMISTERIOOTEMPOEMPOESIAS ficará aberta à visitação pública de 09 a 29 de junho, onde os amantes da arte poderão também adquirir o livro. Em um ambiente de pouca luz e cores contrastantes, a proposta é que a exposição comece quando o espectador chegar, e termine quando ele for embora. “A arte de Cacau Brasil é como a natureza, que não pede para ser bela, mas simplesmente o é. É uma beleza bruta, pura, natural, que arrasta todos os nossos sentidos. O preto representa a ausência de luz, mas na arte de Cacau, a escuridão gera cor e luminosidade”, avalia o artista plástico e poeta Mano Alencar.
O livro OMISTERIOOTEMPOEMPOESIAS é uma junção de imagens e palavras, e mostra nas suas 80 páginas a poesia existente no cotidiano de cada um.

EXPOSIÇÃO

Telas
A mostra terá 15 painéis trabalhados com óleo sobre tela (técnica mista) com poesias escritas e símbolos universais em cores metálicas (cobre, ouro, prata). Placas de acrílico com poesias também poderão ser apreciadas neste ambiente, ao som de músicas coletadas pelo artista.

Vídeo-Instalação
O vídeo-instalação, com duração de sete minutos, propõe uma vivência espacial através da exibição de um vídeo com símbolos e ambientes imaginários, a animação induz o espectador a ser o próprio personagem. A trilha sonora fica a cargo de Paulo Rafael, que criou um mantra contemporâneo ao utilizar instrumentos metálicos. Roteiro e direção são de Cacau Brasil.

Pilares da Poesia
Através da utilização da técnica de luz negra, as palavras “formam e sustentam” os pilares da poesia. Uma escultura de corpo feminino com marcas de símbolos e letras no corpo poderá ser observada sob a perspectiva dos pilares. Esta é mais uma passagem sensorial da mostra, que incentiva novas percepções.

Performance Cênico-Musical
A performance cênico-musical possui técnicas de teatro de rua e, mesmo acontecendo fora da estrutura da exposição, os atores fazem parte da mesma obra do artista. O texto poético e provocativo é escrito por Cacau Brasil e representa o seu sétimo espetáculo teatral.

Serviço:
ONDE: Espaço Mariana Furlani Arte Contemporânea Rua Canuto de Aguiar, 1401 Meireles
TELEFONE: (85) 3242.9791
QUANDO: de 08 a 29 de junho
HORÁRIO: Telas, Pilares da Poesia e Vídeo-Instalação de segunda a sexta, das 14h às 19h; Performance Cênico-Musical: sextas, sábados e domingos, das 19h às 21h
QUANTO: entrada franca. Censura livre

LIVRO - OMISTERIOOTEMPOEMPOESIAS
Editado pela Fundação Demócrito Rocha80 páginasPontos de venda: Espaço Mariana Furlani Arte e Contemporânea e Fundação Demócrito RochaPreço promocional: R$ 29,00



V Festival Música na Ibiapaba

A quinta edição do Festival Música na Ibiapaba inscreve participantes nas 45 oficinas ofertadas mais nove oficinas de musicalização que acontecerão nas cidades da Ibiapaba uma semana antes do V Festival. Este ano a Coordenação Pedagógico-Artístico ficou a cargo de uma comissão formada por professores dos cursos de Música da Universidade Estadual do Ceará - UECE, CEFET-Ce e docente de escolas de música da capital. O evento, que acontece de 19 a 26 de julho em Viçosa do Ceará, comemora 100 anos do nascimento de Cartola e 50 Anos da Bossa Nova.




ARQUITETURA DE MUSEUS

Estão abertas as inscrições para a oficina "Arquitetura de Museus", ministrada pela professora Marina Byrro. As aulas serão realizadas entre os dias 25 e 27, no Museu da Imagem e do Som (Barão de Sturdat, 410, Meireles). A oficina é gratuita e os interessados podem realizar uma pré-inscrição através do e-mail mis@secult.ce.gov.br. Outras informações: (85) 3101.1201.




FOTOGRAFIA UNIVERSITÁRIA


Em cartaz, até o próximo dia 12 de julho, a remontagem da 2ª Mostra de Fotografia Universitária. Trata-se da cidade de Fortaleza, clicada por vinte estudantes universitários da capital cearense. A Exposição, que acontece no Espaço Cultural dos Correios da cidade (Senador Alencar, 38 – Centro), é gratuita e o horário de funcionamento é de 8h às 17h, de segunda à sexta, e de 8h às 12h aos sábados. Outras informações: (85) 9947.5777.




Os filmes do casal Madonna

Seqüência de "Na Cama com Madonna" comemora 50 anos da cantora

Marido de Madonna rodará novo filme sobre Sherlock Holmes

A cantora norte-americana Madonna pretende fazer uma seqüência de seu documentário "Na Cama com Madonna" (1991), em comemoração aos seus 50 anos.

8.jun.08/Max Nash/AP A cantora Madonna ao lado do marido, Guy Ritchie; ela lançará novo documentário sobre sua vida em comemoração aos seus 50 anos O filme terá o mesmo diretor do primeiro documentário, Alex Keshishian, e a mesma equipe de produção.
O diretor planeja seguir a cantora durante três semanas, acompanhando seu cotidiano em Londres, segundo informou o jornal "The London Paper".
"Será como em 'Na Cama com Madonna', mas filmado na atualidade. Ela está desfrutando de um grande sucesso e Alex acha que é hora de realizar outro documentário sobre sua vida e carreira", declarou uma fonte próxima a Madonna.
O documentário original seguiu os passos da cantora durante a turnê "Blonde Ambition". O filme fez grande sucesso, arrecadando cerca de US$ 30 milhões no mundo todo.

O cineasta britânico Guy Ritchie, marido da cantora Madonna, tentará revitalizar sua carreira com um novo filme sobre Sherlock Holmes, publica hoje o "Sunday Times".
Ritchie, que nunca conseguiu repetir o sucesso de seu longa de estréia ("Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes", 1998), assinou com a Warner Bros para rodar a produção, prevista para estrear em 2010.
No filme, o famoso personagem criado por Arthur Conan Doyle deixaria de ser retratado como uma pessoa calculista e cerebral, e apareceria como um detetive moderno, capaz de brigar e empunhar uma espada, acrescenta a publicação.
O roteiro do filme, que se chamará "Sherlock Holmes", vai ser baseado em uma história em quadrinhos do britânico Lionel Wigram, que vive em Los Angeles.




Novidades apaixonantes da Boticário

As novidades para o Dia dos Namorados já conquistaram o público nas lojas Boticário de todo o Brasil. A coleção L.O.V.E Music traz oito produtos com diferentes trechos de músicas românticas (claro) e mais os perfumes Linked She e Linked He, que farão parte do portfólio.


A linha para os apaixonados brinca com a imaginação de qualquer casal, como a vela Paixão em Chamas. Quando acesa, ela se transforma em um óleo de massagem. E por aí vai: Prazer em Gotas, Sabonete Maçã do Amor, Romance em Espuma, Atração Eletrizante, Sedução em Creme, Paixão em Calda e Suspiros de Amor.





O charminho extra fica por conta das etiquetas que acompanham as embalagens com trechos de sucessos de Ivete Sangalo, Cazuza, Adriana Calcanhoto, Fábio Jr., Cidade Negra e Banda Eva. Para quem quiser ir além do "aperitivo", é só fazer o download no site.




Sobre os perfumes, as fragrâncias Linked (ligado, conectado) foram criados pelos perfumistas Evelyne Boulanger (She) e Thierry Bessard (He). Os frascos e as tampas têm toque suave e textura emborracha, uma inovação na perfumaria.


De acordo com as informações (bem) técnicas, a fragrância criada por Evelyne traz em sua nota de saída o acorde caipirinha misturado a elementos refrescantes, como folhas de abacaxi e limão siciliano, glaceados por acordes cremosos de maçã do amor e sorvete de côco.


O corpo, ousado e sensual, é composto por um coquetel de frutas e flores nos quais se destacam pêssego, framboesa, pétalas de rosas e lírio vermelho. O fundo mescla madeiras nobres como sândalo e cedro com um toque levemente caramelizado, tornando Linked potente e marcante. Na versão masculina desenvolvida por Thierry Bessard, há uma combinação jovial de notas cítricas naturais e acordes aquáticos refrescantes enriquecidos por corpo floral transparente e moderno. O exclusivo acorde Dancing Woods personaliza o fundo amadeirado e envolvente trazendo maior intensidade.



Quinta do Blues no Mercado dos Pinhões


Quem não gosta de forró tem lugar garantido para diversão: o Projeto Quinta Cultural de junho traz uma programação pautada no blues

Primeira manifestação musical dos negros na América. Surgido a partir da saudade da África e da necessidade de manter a cultura tradicional viva, o blues, que nasceu como canções de trabalho dos negros nas lavouras de algodão à beira do Mississipi, é que dá o tom da programação do Quinta Cultural durante as próximas quintas de junho. Quem não gosta de forró, certamente vai aproveitar a pauta definida pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor). Os shows acontecem sempre a partir das 19h.

A primeira atração das quintas do blues será a banda Renegados. O grupo formado desde 1993 por Marcelo Pinheiro (guitarra e voz), Ricardo Pinheiro (bateria e voz) e Romualdo Filho (baixo) é referência do rock and roll de qualidade feito no Ceará. No Quinta Cultural, os três apresentam o projeto "Renegados Hard Blues".

Segundo Ricardo, a relação entre os dois estilos musicais é histórica: "O blues é a base de tudo, o pontapé inicial do rock", explica. E as origens do rock são influência direta para a banda, que revive a energia e a criatividade das épocas "áureas" do rock and roll (anos 50, 60 e 70) e aglutina elementos musicais de várias partes do mundo, principalmente brasileiros e nordestinos. Ainda na próxima quinta-feira, dia 12, o DJ Victor é responsável pela abertura da noite. Nas pick-ups, o DJ coloca muita música brasileira.

Já no dia 19, é a vez de Lenynha do Crato participar da programação do Quinta Cultural. O DJ Correia faz a abertura, e o Poeta de Meia-Tigela lança o livro "Memorial Bárbara de Alencar e outros poemas". Na quinta-feira seguinte, dia 26, o blues fica por conta do ExperiHendrix Trio, que leva toda a inspiração psicodélica de Jimi Hendrix para o palco do Mercado dos Pinhões. DJ Henrique Dídimo faz a discotecagem.


QUINTA CULTURAL \\ Quinta-feira, a partir das 19h. Shows de blues com Renegados no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli – Centro).



Pedacinho da França em plena Praia de Iracema

Risoto de Bacalhau com cream cheese é uma das boas opções do Moranga

O restaurante Moranga foi reformado. O burburinho corre na cidade há alguns dias. Há seis anos numa discreta rua da Praia de Iracema, o Moranga tem público fiel, que foge do zunido de badalados restaurantes. Agora, o lugar está ainda mais aconchegante e as famosas pizzas e crepes abriram espaço para a cozinha francesa. A portinha vermelha que abre da rua para o interior da casa, transporta quem chega para uma experiência gastronômica lúdica. À luz de velas, belos castiçais e lustres, vale a pena deixar os olhos divagarem pelo lugar e se prenderem em detalhes graciosos de quadros, esculturas e nos formatos das mesas. O atencioso serviço sugere voltar a atenção ao cardápio. A Trouxinha de Carangueijo servida como entrada (R$ 18) tem molho de coco para acompanhar a massa fina e o recheio sequinho e saboroso.

Como prato principal Risoto de Bacalhau com Cream Cheese (R$ 40). Serve muito bem uma pessoa, tem a consistência ideal para um risoto e os pedacinhos de tomate dão ainda mais tempero ao prato. Há quem não resista aos tradicionais crepes da casa. O Azul do mar (R$ 23) recheado com camarão e catupiry justifica as boas referências do Moranga. Camarões grandes gratinados com pouco catupiry em massa crocante enchem os olhos e a boca.

O maitrê oferece flambar a fruta de preferência do cliente para servi-la com calda de chocolate e sorvete de creme. Arma o espetáculo de fogo e aroma ao lado da mesa. Morangos cozidos mergulhados em calda de chocolate quente e toques gelados de sorvete (R$ 15) é uma daquelas comidas deliciosas cheias de referências nostálgicas, de infância, viagens e bons restaurantes. O Moranga é um lugar assim, rearfima o prazer de um bom jantar e faz lembrar que esses assuntos de comida mexem com todos os sentidos.

Serviço:
Moranga - Rua Xavier de Castro, 100 - Praia de Iracema. Aceita cartões de crédito. Horário de Funcionamento: das 18 horas até o último cliente, de terça a domingo. Informações: 3219 7078.

Confira outros RESTAURANTES



Anuário traz perfil completo da Justiça brasileira

Acaba de ser lançado o Anuário da Justiça 2008. Produzida pela equipe do site Consultor Jurídico (http://www.conjur.com.br/), a publicação traz em suas 300 páginas 97 perfis de ministros do Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça, Tribunal Superior do Trabalho, Superior Tribunal Militar e Tribunal Superior Eleitoral. O material traz ainda as resenhas das 333 principais decisões tomadas por esses tribunais em 2007. A publicação tem apoio institucional da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap).



Inscrições para o Festival Tangolomango

ATÉ 30 DE JUNHO

Os grupos interessados em participar do Tangolomango - 7º Festival de Diversidade Cultural - que acontece esse ano no mês de agosto, em Fortaleza, já podem conferir o edital no site www.tangolomango.com.br

As inscrições devem ser feitas até o dia 30 de junho.

Desde 2002, o Tangolomango estimula o intercâmbio e a produção compartilhada entre grupos populares. Cerca de 200 grupos de diferentes regiões do país já participaram das edições anteriores, entre eles, Cia Aplauso, Magê Mole, Dona Zefinha e Maracatu Leão Coroado. O Tangolomango - Festival da Diversidade Cultural faz parte do Programa Petrobras Cultural e é uma criação da produtora Mil e Uma Imagens.

Em 2008, o Tangolomango ampliará, ainda mais, a sua ciranda, trazendo convidados latino-americanos, vindos de diferentes países da América do Sul, para integrar suas diferenças, e participar dessa grande troca de saberes, ritmos e cores.

Nenhum comentário: