segunda-feira, 2 de junho de 2008

TV POR ASSINATURA

TCM resgata a clássica série Alfred Hitchcock Suspense
Em junho, o canal TCM traz uma das mais geniais criações do mestre Alfred Hitchcock, repleta de intriga, traição, crime, humor negro e ironia.


"A televisão devolveu os assassinatos ao lar onde eles pertencem". É assim que o próprio diretor Alfred Hitchcock costumava se referir à série Alfred Hitchcock Suspense, que desde sua estréia em 1955 foi um êxito indiscutível, tornando-se um dos grandes clássicos da TV. Para atender aos anseios dos fãs do cineasta, o TCM, canal que oferece o melhor do entretenimento clássico, transmitirá a partir de junho esta criação do mesmo responsável por marcos da Sétima Arte como Festim Diabólico (1948), Janela Indiscreta (1954), Um Corpo Que Cai (1958) e Psicose (1960).

Cada episódio de meia hora é precedido por uma apresentação genial do próprio mestre do suspense, aqui transformado em anfitrião. O diretor deslumbrava a todos com sua perspicácia e humor negro, fazendo discursos inteligentes e macabros enquanto brincava com cordas, punhais, pistolas e vidros de veneno.

Produzida até 1962, Alfred Hitchcock Suspense não somente contou com o impulso fundamental de seu criador, mas também com o suporte de um talentoso grupo de diretores, atores e roteristas de primeiro nível como Robert Altman (diretor de Prêt-à-Porter e Assassinato em Gosford Park), Stuart Rosenberg (diretor do Horror em Amityville original), Ida Lupino (atriz e diretora de TV) e Roald Dahl (escritor do livro A Fantástica Fábrica de Chocolates), entre outros.
Alfred Hitchcock Suspense será exibido todos os sábados e domingos, a partir das 15h.




Tony Bellotto estréia nova temporada de Afinando a Língua, no Canal Futura

A criação poética é o foco da nova temporada, que estréia no dia 16 de junho, segunda-feira, às 22h30, com episódio sobre o Haicai

Um dos programas mais queridos do Canal Futura, a série Afinando a Língua, apresentada pelo músico e escritor Tony Bellotto, estréia temporada inédita no dia 16 de junho, às 22h30. Desta vez, o tema será a criação poética e todos os episódios vão trazer a participação de uma banda ou músico.
No ar desde 1999, Afinando a Língua investiga as peculiaridades do nosso idioma através da literatura, música, poesia e artes em geral, sem perder de vista a linguagem cotidiana. Já que a composição poética é o eixo temático da nova série, os episódios exploram as suas diversas possibilidades de expressão, como o Haicai, a Ode, a Saga e a Elegia, entre outros. Serão 13 episódios inéditos nesta nova temporada.
Em homenagem aos 100 anos da imigração japonesa no Brasil, o programa de estréia é dedicado ao Haicai. Composição poética de origem japonesa, o gênero chegou ao Brasil no início do século XX. O Afinando a Língua conceitua e apresenta exemplos de haicai, além de mostrar como escritores, poetas e compositores brasileiros apropriaram-se do gênero, entre eles: Tom Jobim, Érico Veríssimo, Alice Ruiz e Arnaldo Antunes. Ao final, o telespectador confere um desafio de haicai e a música Haicai do Luiz Tatit.
“Eu apresento o programa desde 1999, mas sinto que estou cada vez mais envolvido no produto, nas idéias, no formato e na maneira como estamos fazendo”, afirma Tony Bellotto. “Antes o português era tratado de uma forma gramatical. Agora, estamos mais poéticos, o que resulta num produto ainda mais divertido”, conclui.

Confira os temas e sinopses dos episódios da nova temporada de Afinando a Língua:
Pgm 113 - Tema: HaicaiTÍTULO: Haicai: um instante para sempreO programa conceitua e exemplifica essa composição poética de origem japonesa. Ampliando o seu conceito vamos ver também como escritores, poetas e compositores brasileiros, propositalmente ou não, pincelaram de haicais as suas obras, entre eles: Tom Jobim, Érico Veríssimo, Alice Ruiz e Arnaldo Antunes. No final um desafio de haicai e a música Haicai do Luiz Tatit.
Pgm 114 - Tema: OdeTÍTULO: Ode tupiniquimO programa fala sobre “ode”, composição poética que tece loas a alguÉm ou alguma coisa. Os objetos de adoração são vários: uma mulher, um lugar, uma santa de devoção, a poesia. Na literatura, os modernistas, como Mário de Andrade, subverteram seu conceito; na música, Gabriel, o Pensador e João Brasil desfilam suas odes pela cena contemporânea.
Pgm 115 - Tema: ElegiaTÍTULO: Lamentos em poesiaO programa retrata reflexões poéticas acerca da perda. Fagundes Varela, Titãs, Chico Buarque, Adriana Falcão são os personagens-autores desse poema. Sob várias visões, o programa trata de elegia. No final uma roda de samba com Casuarina.
Pgm 116 - Tema: SagaTÍTULO: As Sagas da VidaO programa trata da composição poética Saga, uma narrativa em busca da origem das coisas, da identidade. Esta saga apresenta o Riobaldo de Guimarães, a Natasha do Capital Inicial e o Soldado do Morro MVBill.
Pgm 117 - Tema: Para entender o BrasilTÍTULO: A gente do BrasilDe Monteiro Lobato a Gabriel Moura, de Vinicius de Moraes a Seu Jorge, ritmos, letras, a magia da mistura. O programa trata, então, dos tipos que passeiam pelo ideário brasileiro, seja no cenário da música, da literatura, das charges. Para entender o Brasil é preciso visitar sua gente.
Pgm 118 -Tema: Menestréis e trovadoresTÍTULO: Trovas, trovadores e suas conquistasO programa fala da forma lírica de contar uma história. Lendas ao som dos instrumentos. Cantadores, trovadores e menestréis. A origem da literatura de língua portuguesa e o canto de Oswaldo Montenegro e Maria Bethânia. No final a canja do menestrel urbano Mauricio Baia.
Pgm 119 - Tema: LeitmotivTÍTULO: Me dê motivosA partir da obra de Graciliano Ramos, de trilhas sonoras do cinema e da televisão e da musica Capitu, o programa trata dos leitmotivs de uma obra de arte. Ao final a canja do grupo Do Amor.
Pgm 120 - Tema: IluminurasTÍTULO: Palco IluminadoO programa parte da arte medieval de se adornar as letras de um texto, as chamadas iluminuras, para falar da complementaridade de texto e imagem, do diálogo entre as linguagens, de textos que geram imagens e vice-versa. Vamos buscar iluminuras nas composições poéticas de Frejat, Manoel de Barros e Tom Jobim. Ao final o Manacá visita o Afinando a Língua
Pgm 121 - Tema: Licença PoéticaTÍTULO: Com Licença PoéticaO programa fala de composições poéticas que usam a inadequação da língua em prol da poesia. Música e poesia servem de exemplo para essa discussão. Vamos ouvir aqui: Ultraje a Rigor, Marisa Monte e no final Oswaldo Pereira canta Adoniran Barbosa.
Pgm 122 -Tema: Catarse e EpifaniaTÍTULO: Depois da catarse, a epifaniaAtravés da poesia, do cinema e da música, o programa trata e exemplifica catarse e epifania, dois conceitos que gravitam nas composições de Nando Reis, Castro Alves, Pitty, no e cinema de Murilo Sales, entre outros. No final, a convidada do programa é Silvia Machette.
Pgm 123- Tema: AutobiografiaTÍTULO: Vidas no papelO programa fala de composições poéticas que priorizam o “falar de si”, o “eu” presente no texto. Vamos então falar de autobiografia e também de músicas e poemas autobiográficos tais como Drão, de Gilberto Gil e 1967, de Marcelo D2.
Pgm 124- Tema: Influências/raízes na composição poéticaTÍTULO: Prosas CruzadasO programa fala de referências e influências na música, na literatura, no cinema... A árvore genealógica da criação. Para isso reunimos Pato Fu, Mia Couto, Ondjaki, Humberto Mauro e Diogo Nogueira.
Pgm 125 -Tema: Para Entender o Brasil - CotidianoTÍTULO: Crônicas da vidaO programa fala de composições poéticas que buscam retratar e entender o Brasil através do cotidiano. A marca da brasilidade impressa nas páginas de jornais, em livros, em telas do computador. Para entender o Brasil você vai ver e ouvir os versos de Ferreira Gullar, a crônica de Antonio Maria, a música de Seu Jorge e de Zeca Baleiro. NO final a canja de Moyses Marques

AFINANDO A LÍNGUAApresentação: Tony BellottoEstréia: 16 de junho, segunda-feira, às 22h30Reprises: terça-feira, 16h; sábado, 19h30; domingo, 18h20.

Nenhum comentário: