terça-feira, 3 de junho de 2008

DANÇA


Nova temporada de "Duas Estações"

O grupo Edisca apresenta nesse fim de semana mais uma temporada de apresentações do espetáculo "Duas Estações" no Teatro José de Alencar, hoje às 21h e sábado e domingo, às 18h e 21h. Ingresso: R$ 10.

“Duas Estações” faz parte do repertório de dança da EDISCA, organização não-governamental que traz como missão promover o desenvolvimento humano de crianças e adolescentes em situação de desvantagem social através da Arte.


Desde sua estréia em 2000, o “Duas Estações” se apresentou em Fortaleza, São Paulo, Rio de Janeiro, Alemanha, Áustria e França.

O espetáculo apresenta o lado luminoso do Nordeste, a beleza, a solidariedade, a resistência do povo que nele habita. A tradição aparece fortalecida através de conceitos artísticos da contemporaneidade: o mote dos repentes, das emboladas, das levadas de cocos e maracatus, a religiosidade, as tradições, festas e folguedos, o desafio de viver na adversidade do agreste brasileiro reincidem em outra dimensão, a dimensão humana e espiritual.








Liberdade em movimento

Cia. Anagrama monta palco no Mercado dos Pinhões, dentro do projeto Quarta em Movimento, e apresenta o espetáculo "Que Liberta", durante todo mês de junho

O espetáculo Que Liberta, da Cia. Anagrama, é a atração do mês de maio do projeto Quarta em Movimento, promovido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor). Mensalmente, um espetáculo selecionado pelo Edital de dança 2007 da Secultfor/Funcet, leva ao Mercado dos Pinhões, todas as quartas-feiras, a partir de 20h, espetáculos de dança cênica protagonizados por bailarinos, coreógrafos e grupos de dança independentes.

Que Liberta aborda a transição entre os temas prisão e liberdade e questiona alguns fatos cotidianos que trazem à tona tais situações. Apresentado num formato de pequenos ensaios, e com base na técnica da dança contemporânea, a Cia. Anagrama busca, a partir dessa abordagem, falar sobre os mecanismos de fuga do homem contemporâneo na (re)descoberta da liberdade num mundo considerado cheio de prisões.

Dirigido pelo bailarino Rubéns Lopes, a montagem traz no seu elenco os bailarinos e intérpretes Joana Izabel, Sâmia Araújo, Jorge Luís Lima e o próprio Rubéns, que além de dividirem o palco, compartilham a criação do conceito e das frases coreográficas.

Concebido e viabilizado através do Núcleo de Dança da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), o Quarta em Movimento teve início em 2005, na própria sede da Secultfor (antiga Funcet), entre escadas, terraços e jardins, chegando ao Mercado dos Pinhões, hoje palco oficial do projeto. "Trata-se de uma política pública de difusão da dança, já que são pouquíssimos os espaços que se abrem para a dança contemporânea e experimental. E a partir deste ano nossa intenção é convidar coreógrafos e grupos veteranos para trocar experiências com os novatos", afirma Isabel Botelho, coordenadora do Núcleo de Dança da Secultfor.


QUARTA EM MOVIMENTO\\ Todas as quartas-feiras de junho, às 20h. Espetáculo "Que Liberta", da Cia. Anagrama, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli).




Memórias e sensações recriadas em linguagem circense

O grupo Fuzuê experimenta a rede de balanço e seus significados para refletir sobre o corpo e a emoção, o passado e o presente, o sertão e a cidade. O espetáculo “Respiro” é cartaz no Quinta com Dança de junho“Respiro” traz recortes da memória da infância, para recordar a liberdade e as travessuras de criança com entusiasmo e saudade. O grupo busca várias maneiras de entender e vivenciar o espaço, com base em experiências do passado e do presente, abordando valores culturais do homem contemporâneo. O espetáculo faz uma reflexão sobre a rede de balanço, partindo das emoções e lembranças que o material é capaz de estimular, pensando também no seu significado de comunicação dinâmica. Esses dois lados são relacionados ao rural e ao urbano, colocando a rede ora como elemento doméstico que embala o descanso, ora como representação do movimento acelerado da informação. O trabalho é de natureza circense e mistura também outras linguagens artísticas. As redes são trapézios ou vice-versa e os bailarinos são embalados em técnicas que mesclam dança, circo tradicional e contemporâneo. O espaço cênico é recriado por uma ambientação que desperta os sentidos do espectador através de cheiros e sons. O Grupo Fuzuê O grupo vem pesquisando a linguagem circense em estudos teóricos e práticos, trabalhando com a interpretação criativa. Já montaram o espetáculo Picadeiro, apresentado no Centro Dragão do Mar, no Centro Cultural Bom Jardim e no Centro Cultural Banco do Nordeste, além do projeto Circo de Todas as Artes da prefeitura de Fortaleza. Antes do espetáculo Respiro, é exibido o vídeo “Pesquisa de Movimentos”, estudado pelo grupo durante a fase de criação. Os bailarinos são Edmar Cândido e Emanuel Breno.

Quinta com Dança apresenta Respiro, com o Grupo Fuzuê. Todas as quintas-feiras de junho, às 20 horas, no Teatro do Dragão do Mar. Ingressos: R$ 2,00 (inteira) / 1,00 (meia). Classificação: 14 anos. 50 min. Outras informações: (85) 3488. 8600. Contato: Emanuel Breno (85) 8805 8246 / 8849 5564. Email: brenocirco@gmail.com

Nenhum comentário: