terça-feira, 3 de junho de 2008

CIÊNCIA - COMPORTAMENTO


O perfil do consumidor de alto poder aquisitivo no Brasil

O Luxury Marketing Council (LMC), organização internacional que reúne mais de 800 empresas associadas, representadas por presidentes e altos executivos de marcas líderes do mercado de luxo em todo o mundo, inicia um estudo no Brasil detalhado sobre o comportamento do consumidor de luxo brasileiro em uma parceria com a Ipsos, empresa multinacional de pesquisa.

O que busca o consumidor de produtos de luxo? Há fidelidade com as marcas? Quais são as próximas tendências do consumo de luxo? Essas são algumas das informações que serão obtidas nesta pesquisa e que beneficiarão as empresas que já se interessaram em participar do investimento no projeto. Por se tratar de um estudo sindicalizado multi-clientes, o resultado poderá ser comprado pela empresa que manifestar interesse.

"O mercado brasileiro está em rápida expansão, mudança e diversificação do perfil do consumidor de luxo: por um lado itens mais acessíveis e por outro o surgimento do super-luxo. A quantidade de informações obtidas em uma pesquisa aprofundada como essa pode contribuir muito para as estratégias de atuação das empresas com os consumidores deste mercado, ainda tão desconhecido devido à sua constante transformação." afirma Paola Mansur, diretora do LMC do Brasil.

Como referência mundial em pesquisa de mercado e interpretação de dados, a Ipsos já obteve ótimos resultados com uma pesquisa similar, o "World Luxury Tracking Ipsos", que é um estudo internacional realizado em parceria com International Luxury Business Association que foi a campo ano passado, em 7 países (França, Alemanha, Itália, Espanha, UK, USA, e Japão).

Alguns números interessantes do estudo internacional mostram que destes consumidores de luxo:
ü 20% são hedonistas, o luxo para eles é uma questão de estilo, prazer e status.
ü 17% são especialistas no assunto. O luxo reflete seu estilo de vida extremamente exigente.
ü 11% são tradicionais, o luxo é fruto de um longo investimento.
ü 18% sonhadores, vêem o luxo como o sonho de ouro, um estilo de vida mais do que desejado.
ü Temos ainda os céticos e os consumidores ocasionais que somam juntos, 34%

O luxo como algo associado a "exibir-se" para demonstrar "sucesso social" prevalecente principalmente em países como França, Espanha, Itália e Estados Unidos.

Outro ponto que não pode ser deixado de lado é o luxo como fator hereditário, mais forte em países como França e Japão, principalmente pois nestes paises luxo é ligado a suas raízes históricas.

A importância de estudar o mercado de luxo é o seu potencial futuro, o número de pessoas com patrimônio superior a um milhão de dólares está crescendo de maneira impressionante. Para termos uma idéia, em 2006 esse segmento era constituído por 130 mil pessoas e atingiu 190 mil em 2007, segundo levantamento feito pelo BCG, Boston Consulting Group. No Brasil, em apenas um ano, o segmento cresceu nada menos que 46%. No mundo o faturamento do mercado de luxo chegou a 159 bilhões de Euros (R$ 413 bilhões).

"Temos grande expectativa em relação ao conteúdo que a pesquisa deverá revelar para o mercado de luxo brasileiro. Novas tendências e conceitos certamente surgirão", comenta Vera Lopes, também diretora do LMC Brasil

Sobre o Luxury Marketing Council
Desde sua criação em 1994, o LMC é uma organização internacional que reúne mais de 800 empresas associadas no mundo, representadas por presidentes e altos executivos de marcas líderes do mercado de luxo em todo o mundo. Presente no Brasil há um ano, possui 30 empresas associadas. Já estabeleceu capítulos em New York, Atlanta, Boston, Dallas, San Francisco, Orange County, London, Dubai, Hong Kong, Mumbai/New Dehli Miami/Palm Beach, Fort Lauderdale, Sarasota, Rio Sao Paulo, Belo Horizonte e Brasília.

Sobre a Ipsos
A Ipsos é referência mundial em pesquisa de mercado e interpretação de dados que geram conhecimento estratégico para clientes e sociedade.

Criada em 1975 na França, e presente no Brasil desde 1999, a Ipsos consolidou-se como uma das maiores empresas de pesquisa do mundo, a maior em pesquisa ad hoc na Amárica Latina e Brasil, estruturando-se por meio de áreas especializadas, que contam com profissionais altamente qualificados em estudos de tendências e mercado. Eles atuam para entender e traduzir a percepção das pessoas, sociedade e dos mercados, com conteúdos que vão além da identificação dos dados, mas compreendem conhecimento e visões multidisciplinares, pensamento analítico e recomendações estratégicas.

Com escritório em 55 países, a empresa possui um estudo de referência mundial com consumidores de bens de luxo realizado em países como Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Rússia, França, Itália, Espanha, Índia, Hong Kong, Taiwan, Coréia e Brasil e China.




Avanços em Reprodução Humana Assistida

No ano em que esta ciência completa três décadas de sucessos, o mercado editorial didático do Brasil ganha uma obra de referência e atualização sobre a Reprodução Humana AssistidaValendo-se de sua experiência de mais de 35 anos em Reprodução Humana, o Dr. Roger Abdelmassih – autor do livro - reuniu médicos, biólogos e cientistas – do Brasil e do exterior – para editar uma das mais completas obras sobre o assunto, que será de grande valia para a informação e atualização de profissionais e estudantes da saúde.“Avanços em Reprodução Humana Assistida” foi publicado pela Editora Atheneu, contém 34 artigos divididos em cinco partes: 1) Aspectos Gerais da Infertilidade e da Reprodução Humana; 2) Bases Fisiológicas da Reprodução Humana; 3) Semiologia do casal infértil para a Reprodução Assistida; 4) Indução da ovulação para reprodução assistida; 5)Técnicas de Reprodução Humana Assistida.O livro tem 410 páginas e é ricamente ilustrado. Entre os assuntos abordados pelo Dr. Roger Abdelmassih e colaboradores estão: Epidemiologia da infertilidade; História do desenvolvimento da técnica ICSI; Aspectos éticos que envolvem a reprodução assistida; Fator psicológico nos tratamentos; Métodos de escolha do melhor embrião; Fatores genéticos e Métodos modernos de diagnósticos.O livro “Avanços em Reprodução Humana Assistida” se destina a todos que se interessam pela medicina reprodutiva: ginecologistas, urologistas, endocrinologistas, biólogos, psicólogos, enfermeiras e estudantes.Os livros estão à venda em todas as livrarias e na internet.

Nenhum comentário: