terça-feira, 3 de junho de 2008

LITERATURA


CLIQUE NA FOTO ACIMA E CONFIRA OS LIVROS MAIS VENDIDOS




Morre o escritor cearense José Alcides Pinto

Morreu na segunda-feira (02), o poeta e romancista José Alcides Pinto. Ele estava internado, em estado grave, na UTI do hospital São Mateus, depois de sofrer um acidente de um trânsito.

O velório aconteceu na Academia Cearense de Letras, antigo Palácio da Luz, no Centro de Fortaleza. O corpo foi sepultado nesta terça em Santana do Acaraú.

José Alcides Pinto, ficcionista e poeta, nasceu em São Francisco do Estreito, distrito de Santana do Acaraú, no Ceará. Jornalista profissional ingressou na imprensa muito jovem. O ex-professor da UFC foi poeta, contista, romancista, crítico literário e dramaturgo. José Alcides Pinto é favorito para ganhar este ano o prêmio de ficção da Academia Brasileira de Letras (ABL), de R$ 50 mil, que será anunciado em junho.

Alcides Pinto, que despontou nos anos 60 e 70, tinha dois livros recentes lançados pela Topbooks: "Tempos dos mortos" e "Trilogia da maldição", com personagens loucos, palhaços e pervertidos, que vivem situações-limite de mistério e horror.

O escritor nasceu em 1923, na cidade de Santana de Acaraú (CE), e morreu atropelado por uma motocicleta. Na sua obra, destaca-se a narrativa fantástica, mas ele experimentou diferentes gêneros, como romance, novela, conto, ensaio, poesia. Também foi crítico e professor. Costuma ser considerado um autor maldito pelos críticos, sem ter se filiado a nenhuma geração.




O Brasil dos jovens leitores

O papel da família na formação dos leitores

A Pesquisa Retratos da Leitura do Brasil, encomendada pelo Instituto Pró-Livro ao Instituto Ibope Inteligência, e apresentada em Brasília no último dia 28, traz algumas revelações surpreendentes. Uma delas aponta que 39% dos 95,6 milhões de leitores de livros no Brasil estão na faixa etária de 5 a 17 anos e outros 14% possuem entre 18 e 24 anos. Os leitores mais jovens também são os que mais lêem.

Além em empurrar os índices de leitura para cima, os jovens adolescentes também estão introduzindo novos hábitos na hora de ler. Enquanto nove entre cada adulto com mais de 40 anos de idade prefere ler em locais silenciosos, muitos jovens com idade entre 14 e 17 anos dizem que gostam de ler ouvindo música. Já 14% das crianças com menos de 10 anos curtem os livros ao mesmo tempo em que assistem tevê.



Para dois terços das crianças e adolescentes com menos de 15 anos o tema é o fator mais importante na hora de escolher um livro para ler. Outra constatação interessante é o papel das famílias, em especial a mãe. O papel dos pais mostra-se mais relevante ainda quando são feitas comparações entre leitores e não-leitores. Entre as crianças de 5 a 10 anos, 73% delas citam as mães como quem mais as estimularam a ler. A importância feminina é ainda maior no Norte (59%) e no Nordeste (56%) do país, muito acima dos professores.



O bom exemplo dos pais faz a diferença, segundo constatou o estudo. Um em cada três leitores tem lembranças da mãe lendo algum livro e 87% afirmam que os pais liam para eles quando estavam iniciando na prática da leitura.



Mais informações sobre a pesquisa, acesse o site: www.prolivro.org.br

Nenhum comentário: