segunda-feira, 2 de junho de 2008

TELEVISÃO



Novo formato interativo

Diretor da Rede União revela as novidades da emissora “jovem de cara e de coração”

José Alberto Bardawill, diretor da Rede União de Televisão, recebeu a reportagem do DIVIRTA-CE para falar de sua nova fase de inovações e sobre sua história na TV. Novo estúdio e transmissão via celular já são realidade na emissora “jovem de cara e de coração”, que criou uma nova proposta de programação e interação com o público, através do “Papo União”. “Já fizemos contato com uma operadora, e em breve serão vendidos esses celulares 3G adaptados para ver a TV União por uns quatrocentos e poucos reais”, adianta Bardawill.

>>>>Dan Vianna: matérias para o novo programa das manhãs, "Matina"


Descendente de libanês, Bardawill nasceu em Fortaleza, e foi destaque em concursos de beleza e nas rodas sociais da cidade, sendo considerado um jovem prodígio por suas vivências: fez grandes amigos em Brasília, onde morou, e passou pela guerra civil no Líbano sendo um jovem diretor de banco. Como se não bastasse, desbravou a floresta amazônica no estado do Acre, montando há 20 anos a TV União, retransmitindo a programação da Rede Bandeirantes, e dedicando a programação local para mostrar as realidades daquele povo. “Quando eu disputei uma concorrência para uma emissora no Ceará, já tinha duas, uma no Acre, retransmissora da TV Bandeirantes, e outra em Brasília, afiliada da RedeTV!. Não tinha dinheiro nem prestígio político para ganhar a concorrência, pois eu disputava com grandes grupos como Queiroz e Jereissati. Cada pessoa que veio a esse mundo tem uma missão. A minha eu descobri em 2001 que era ser um veículo de comuinicação", afirma

>>>>Karine Alexandrino: irreverência no "Liquidificador"

E o formato de TV para o público jovem, com uma programação gerada do Ceará para o Brasil, como surgiu? “Quando eu tive um encontro com o Roberto Irineu Marinho, Marluce Dias e outros diretores de TV, no restaurante Antiquarius, no Rio, final do ano de 2000. Conversando comigo sobre a possibilidade de entrar em uma nova rede de emissoras da Globo, específica para o público jovem, eles me convenceram, através de pesquisas, do alto poder que esse público, de 13 a 30 anos, exerce sobre seus pais. A TV União foi montada no Ceará com equipamentos de última geração, com padrão global. Mas a crise da Globo Cabo, internacional, rompeu o projeto. E já fazendo testes de transmissão com os diversos clipes que as gravadoras me enviavam, e vendo a repercussão nas praias, em todos os lugares, sobre o sucesso dessa TV musical e jovem, decidi levar adiante. Rompi com Rede TV! e Band em Brasília e no Acre, e com Natal passei a gerar a Rede União de Fortaleza, com uma programação própria.”

>>>>Rodrigo Vargas: Papo Cabeça no "Da Hora" e história da música no "Rock Collection"

Hoje, com oito anos de existência, a Rede União agora passa por reformulações, que vai desde o formato na telinha, com toda programação sendo transmitida em alta definição (HD), até novas atrações e nova logomarca. A nova diretora comercial, Luciana Dias, anuncia: “Teremos três programas âncoras. o “Matina”, que já estreou, com manhãs de alto astral, matérias de saúde, links ao vivo da Beira Mar e outros pontos. O “Na Rede” irá trazer conversas via web sobre atualidade, novidades tecnológicas e outros temas. E o “Da Hora” que virá com novo visual. Enfim, a transformação já começou”, afirma Luciana, que já foi apresentadora do programa de viagens “OI Brasil” e que irá comandar o “Na Rede”. O animado Ilan Gurgel apresenta o “Matina”, às 8h, com Renata Aymoré e Dan Viana, e Rodrigo Vargas está nos “papos cabeça” do “Da Hora”, às 17h30.

>>> Clube Pop: Bardawill com Amanda Stanislaw
Outras novidades: “Você é o VJ”, às 6h e 19h, com o público pedindo os clipes via internet e celular, e a série de documentários “Tantos Talentos Especial”, que deverá ir ao ar semanalmente em julho, homenageando grandes cearenses como José de Alencar, Rachel de Queiroz, Patativa do Assaré e Raimundo Cela. Alguns programas permanecerão com sua dinâmica, como “Liquidificador”, com Karine Alexandrino, “Contexto Geral”, de entrevistas, “Top Mais” e “Clube Pop”, com Amanda Stanislaw, e “Circuito Vip”, com Amenhotep Rodrigues, enquanto outros como “Traduzidos”, “Enrolation” e “Tribos” voltarão em breve com outro formato.

“Enquanto a MTV mostra gracinhas, como alguém empurrando uma velhinha na lama, e a Globo e as outros canais transmitem só desgraça, notícias ruins, e novela. Tentamos ser a emissora do bem”, afirma Bardawill.



Novo "Programa Silvio Santos" passa a Record e fica em 2º no Ibope
O novo "Programa Silvio Santos" atingiu sua expectativa de audiência e ficou em segundo lugar ontem com 14 pontos de média no Ibope. Cada ponto no Ibope representa cerca de 55,5 mil domicílios na região pesquisada (Grande São Paulo, referência para o mercado publicitário).

O programa, exibido de 15h a 18h, deixou o SBT à frente da Record nesta faixa de horário, que conseguiu 13 pontos com parte de "Tudo é Possível" e de "Show do Tom".

A Globo foi a líder no horário --exibindo de "Domingão do Faustão" e futebol-- com 20 pontos de audiência. Na última semana, o diretor da atração do SBT, Roberto Manzoni, disse que a meta de audiência do programa era de dois dígitos, entre dez e 15 pontos. O programa, como também previsto por Manzoni, serviu de ponte para o "Domingo Legal", que registrou 17 pontos de média. Normalmente a atração apresentada por Gugu Liberatto fica com 15.

Record
A Record não deu o braço a torcer e preferiu minimizar os dados divulgados pelo SBT. Nesse sentido, a emissora bateu o pé de que Silvio Santos não superou a Record durante a exibição do programa de Eliana.
Em nota, a Record divulgou: "Durante a exibição da estréia do novo programa do dono da emissora C neste domingo (01/06), das 14h57 às 16h49, o Tudo é Possível, apresentado por Eliana, venceu com 15 pontos de média contra 12 do concorrente".



Fabiana Scaranzi estréia na Record no domingo

Fabiana Scaranzi foi confirmada como a nova apresentadora da Rede Record. A jornalista estréia no domingo, ao lado de Paulo Henrique Amorim e Janine Borba, na apresentação do Domingo Espetacular.
O programa, que vai ao ar das 19h às 22h, é uma revista eletrônica que mistura informação e entretenimento. Nele, há espaço para o jornalismo, com um panorama do que aconteceu na semana e reportagens especiais, e notícias sobre turismo, medicina, ciência e aventura.
O contrato de Fabiana com a TV Globo não foi renovado. Ela trabalhou na emissora até o final de maio.




Artistas da Globo iniciam “boicote total” à emissora do “Pânico”

Cerca de três semanas após uma brincadeira de mau gosto do "Pânico" com Wagner Moura, em São Paulo, atores e atrizes da Globo iniciaram esta semana - de forma espontânea - um boicote de silêncio a todos os programas da Rede TV!. O boicote começou a ser sentido anteontem por equipes de cinegrafistas e repórteres do "TV Fama", que já estão sendo ignorados durante eventos em São Paulo e no Rio. O boicote do silêncio funciona assim: quando uma equipe da Rede TV! é identificada pelo artista, se ele não conseguir se desvencilhar dela, até se deixa filmar, mas fica calado. Não responde a nada àquela equipe. Finge que a pergunta não é com ele. Não dá feedback. "Façam cara de 'paisagem', não respondam nada pra essa emissora boçal. Eles não vão mais ter ibope as (sic) custas de nossa imagem", diz o "email-manifesto". A mensagem vem sendo repassada a todos os funcionários da Central Globo de Produção.

Tudo começou durante a entrega do prêmio APCA, no início de maio. Um integrante do "Pânico" perseguiu Wagner Moura na saída do evento e, segundo o ator, o agrediu e jogou uma substância gosmenta em sua cabeça. "O que vai na cabeça de um sujeito que tem como profissão jogar meleca (na cabeça) nos outros? É a espetacularização da babaquice", rebelou-se o ator em carta aberta, publicada pelo jornal "O Globo".

Na semana passada, após novo libelo de Christine Fernandes contra os humoristas, outros atores como José de Abreu, Carolina Dieckmann, Deborah Secco, Juliana Paes, apresentadores como André Marques, novelistas e pessoal de produção da Globo decidiram engrossar o caso -não só contra o "Pânico", mas contra toda a Rede TV!. Os artistas fizeram pedido formal à Globo para que entre no movimento, dando-lhes "apoio logístico". A emissora já oferece seguranças particulares para suas equipes de jornalismo, durante o trabalho nas ruas. Agora os atores querem que ela também conceda proteção (contra equipes da Rede TV!) em todos os eventos em que globais comparecerem em São Paulo e no Rio.

Para o "TV Fama" a situação já se tornou desesperadora, já que o programa - diferentemente do "Pânico" - não debocha das celebridades. Muito pelo contrário: como tenta ser uma espécie de "Caras" da TV, a bajulação aos artistas é explícita. Ontem e anteontem, em gravações externas, várias celebridades já fugiram da câmera da Rede TV!.

A 6ª Câmara Cível do Rio de Janeiro decidiu, ontem, que a Rede TV! não poderá mais citar os nomes de Dado Dolabella e de Luana Piovani, além de pagar indenização de R$ 150 mil para ela e R$ 50 mil para o ator. Em 2007, eles entraram na Justiça porque o "Pânico" os perseguiu, no Rio. Na sentença, desembargadores disseram: "Apesar de ter inúmeros processos, a emissora continua adotando práticas de desserviço. Se isso se repetir, vamos sugerir que o sinal da Rede TV! seja suspenso". Isso será publicado no Diário Oficial. Além do "Pânico", o "Superpop" também foi citado. A Rede TV! não comentou o assunto, mas ainda pode recorrer da decisão, em Brasília.

Na programação, a RedeTV! acaba de tirar do ar o programa “Encontro Marcado”, em que o apresentador-psicanalista-espírita Gasparetto encarnava o espírito “calunga”. E o jornalístico “Leitura Dinâmica” ganharã uma edição pela manhã, das 8h30 às 9h.




Um comentário:

Bel disse...

gostaria de saber como consigo uma cópia do show das CHICAS no KUKUKAYA EM FORTALEZA, este show foi transimitido ontem à noite (26/10/08), não consigo entrar em contato com a própria tv união.

aguardor esposta.
grata.

VANIA