segunda-feira, 2 de junho de 2008

RÁDIO

10 anos de Sem Fronteiras e 5 anos de Todos os Sentidos – Rádio Universitária FM


O programa Todos os Sentidos, veiculado pela Rádio Universitária 107,9 FM toda quarta, às 14 horas, e o programa Sem Fronteiras: Plural pela Paz, irradiado também pela Universitária FM, aos sábados, às 14 horas, comemoram, respectivamente, 5 e 10 anos no ar. Os programas nasceram e se mantêm como projetos de extensão universitária da UFC. A produção e locução são do radialista, poeta, cantor e professor Henrique Beltrão.



O programa Todos os Sentidos busca, desde 08 de janeiro de 2003, dar voz às pessoas com deficiência e àquelas que convivem ou fazem arte e ciência com elas. Procuramos ainda dar visibilidade à defesa dos direitos das pessoas com deficiência, favorecer a interação entre elas e aquelas que com elas estudam ou trabalham, divulgar pesquisas e ações desenvolvidas nessa área, visando desconstruir preconceitos, travar diálogos e colaborar com a criação de um mundo para todos.



Para isso, cabe levar à mídia cidadãos que, apesar da discriminação, têm superado barreiras arquitetônicas e atitudinais, mostrando que talentos e limitações são inerentes a todos e que a diferença é qualidade intrínseca de cada um de nós.



Durante todo o mês de junho, o Todos os Sentidos conversará com personagens que fazem parte da história do programa e da luta por um mundo mais receptivo às diferenças. Na quarta 25 de junho, às 14 horas, estaremos apresentando Hortêncio Pessoa, cego, poeta e comediante, Levi Pimenta, com down, poeta e brincante de maracatu e Thiago Sandes, músico autista.

No sábado 28 de junho, às 18 horas, o Todos os Sentidos e os artistas com deficiência vão para o Centro Cultural Banco do Nordeste, com o espetáculo Poesia Plural: as artes das pessoas com deficiência. Será uma edição do Programa Literatura em Revista – que estimula a ampliação do público leitor – quando buscaremos o diálogo entre as pessoas com deficiência e as pessoas supostamente normais, entre a poesia e as diversas artes que umas e outras amam ou fazem no caminho de se conhecer e chegar ao encontro consigo e com o outro. Poesia Plural: as artes das pessoas com deficiência propõe colocar em cena, a fim de compartilhar com o público, a poesia e a música que fazem: Thiago Sandes, Levi Pimenta e Hortêncio Pessoa.



O Sem Fronteiras: Plural pela Paz é um programa de caráter temático, pontuado por músicas e poemas. Tem como filosofia básica a reverência à diversidade de línguas, povos, religiões e idades, sempre lutando contra preconceitos e procurando levar ao público as mais variadas informações sobre música, cultura, literatura, poesia, comunidade, direitos humanos, contando com a colaboração de convidados de diversas áreas. Trabalhemos juntos com reverência à diversidade é o lema do programa que traz em seu nome a abertura para a alteridade, a luta pela paz, o espírito de trabalho coletivo e de respeito à diferença, em um tempo em que somos bombardeados por preconceitos raciais, étnicos, religiosos e de gênero. No ar desde 28 de junho de 1998, o Sem Fronteiras: Plural pela Paz está comemorando 10 anos de prática constante na tessitura de um mundo mais belo e justo.



Assim como o Todos os Sentidos, as comemorações dos 10 anos do Sem Fronteiras: Plural pela Paz se estendem por todo o mês de junho, quando apresentaremos no horário do programa convidados e convidadas que têm tudo a ver com a história e proposta do Sem Fronteiras. No dia 21 de junho o programa bate um papo e comunga da arte de Joana Angélica, Pingo de Fortaleza e Rogério Franco.

Já no dia 27 de junho, às 19 horas, saímos da Rádio Universitária e vamos à Associação dos Docentes da UFC (Adufc), fazer uma bonita festa com os artistas Joana Angélica, Pingo de Fortaleza, Pedro Rogério, Rogério Franco e Henrique Beltrão, amigos, colaboradores e ouvintes no show coletivo 10 anos de Sem Fronteiras: Diversidade no Ar. A entrada é franca.



Serviço:



Poesia Plural: as artes das pessoas com deficiência.

Sábado 28 de junho, às 18 horas.

Centro Cultural do Banco do Nordeste - Fortaleza: Rua Floriano Peixoto, 941 – Centro.

Entrada franca.





10 anos de Sem Fronteiras: Diversidade no Ar

Sexta 27 de junho, às 19 horas.

Espaço Cultural da Associação dos Docentes da UFC (Adufc): Avenida da Universidade, 2346 - 60.020-180 - Benfica.

Entrada franca.






RÁDIO CÂMARA

Um ano transmitindo cultura

O programa Gente de Cultura comemora, neste sábado (14), o primeiro aniversário


No próximo sábado (14), às 19h, o programa Gente de Cultura, da Rádio Câmara, comemora um ano e quem faz a festa são os seus ouvintes. Para festejar esse aniversário, o programa convidou os artistas Zuenir Ventura, Julio Medaglia, Roberto Menescal, Ruy Guerra, Vladimir Carvalho, Patrícia Pillar, Marçal Aquino, Paulo Betti e Haroldo Costa.

No programa, eles falam sobre música, cinema, literatura, artes cênicas, política e jornalismo. Haverá também uma retrospectiva especial com o tema: "Um Ano de Gente de Cultura Nas Ondas da Rádio Câmara".

Ouçam:

Programa Gente de Cultura, especial de um ano, sábado, às 19h, com apresentação do jornalista Eduardo Tramarim, na Rádio Câmara .



Como sintonizar a Rádio Câmara?

A rádio Câmara FM faz a cobertura diária das atividades parlamentares. Plenário, comissões permanentes, comissões temporárias, CPI, reuniões de bancada e de lideranças, frentes parlamentares, missões externas e eventos culturais.

O material produzido por nossos repórteres está disponível na página www.radio.camara.gov.br - em texto e em áudio (Windows Media Player e MP3), e pode ser reproduzido gratuitamente por qualquer emissora que tenha interesse em divulgar o trabalho da Câmara dos Deputados, desde que citada a fonte:

- Em Brasília : FM 96,9 Mhz

- Via Satélite : A Rádio Câmara está com seu sinal disponível através do satélite BRASILSAT 1, polarização horizontal, freqüência de 1523 MHZ

Nenhum comentário: