terça-feira, 3 de junho de 2008

CURSOS, SEMINÁRIOS, OFICINAS, DEBATES

I Seminário de Educação Musical reúne professores de todo o Estado

Professores, estudantes e pesquisadores de música do Ceará reúnem-se esse mês para o I Seminário de Educação Musical e a IV Semana de Educação Musical (SEMU). Na ocasião, serão realizados mini-cursos, seminários e apresentações culturais abordando questões que vão do ensino de música na escola e da musicoterapia à prática de regência e construção de arranjos. A programação é gratuita e acontece entre o dia 30 de junho e 05 de julho na Casa José de Alencar (campus do curso de música da Universidade Federal do Ceará).
O evento é uma Ação Cultural do Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, da Associação dos Amigos do Coral da UFC (ACUFC), e da Universidade Federal do Ceará e tem como objetivo democratizar o acesso ao conhecimento musical, propiciando a integração entre professores de diferentes níveis de formação e atuação profissional, músicos, estudantes e pesquisadores musicais.
Com o tema “Música num só tempo – Formação em práticas musicais coletivas”, o encontro traz à capital professores de várias regiões do estado para trocarem experiências sobre o ensino e a prática da música. No total, serão ministrados 12 mini-cursos dos quais cada inscrito pode participar de três. No fim de cada dia, serão realizados apresentações culturais, com destaque para o recital do regente André Vidal, no Teatro José de Alencar e o encerramento onde serão apresentados os resultados dos mini-cursos.
O último dia do evento contará com a presença do professor Edgar Linhares, presidente do Conselho Estadual de Educação, abordando questões ligadas ao ensino. Serão também apresentados os resultados dos mini-cursos, com recitais das diversas turmas de mini-cursos, entre os quais, um grande coral formado por alunos e professores e uma orquestra.
A Semu vem para ressaltar a importância de não apenas 'observar' os processos de ensino musical, mas principalmente problematizá-los, defendendo construí-los em conjunto, em colaboração crítica e reflexiva, onde a concepção da prática pode mudar em relação à teoria e vice-versa, num processo em que ambas se renovam durante o trabalho educativo.
Inscrições - Seminários e recitais didáticos serão abertos ao público geral. Para participação dos mini-cursos, os interessados devem se inscrever entre os dias 02 e 12 de junho, para professores do interior; e 13 e 20 de junho para os demais. Os participantes do interior receberão auxilio alimentação, com café da manhã, almoço e janta. As inscrições serão realizadas na Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult).

Serviço: I Seminário de Educação Musical / IV Semana de Educação Musical (SEMU) - De 30 de junho a 05 de julho de 2008. Local: Casa de José de Alencar (UFC) - Av. Washington Soares, 6055 – Alagadiço Novo.
Inscrições: De 02 a 12 de junho de 2008 (professores oriundos do Interior do Estado); de 13 a 20 de junho de 2008 (demais interessados) Local: Secult - Av. Gen. Afonso Albuquerque Lima s/n.º - Edifício SEAD - 3º andar – Cambeba.
Contatos: Sistema Estadual de Bandas do Ceará Eduardo Fidelis (85) 9994-8671 / (85) 3218-1064 - sistemadebandas@secult.ce.gov.br




A poesia encantada do repentista Geraldo Amâncio é destaque em entrevista no Nomes do Nordeste


Ele é um dos maiores poetas, cantadores e repentistas da atualidade e um dos mais respeitados ícones da cultura popular brasileira.

O cearense Geraldo Amâncio conversará sobre a sua poesia encantada em entrevista ao vivo e aberta ao público, dentro do programa Nomes do Nordeste, no cineteatro do Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – 2º andar – Centro – fone: (85) 3464.3108), na próxima terça-feira, 24, às 19 horas.

A entrevista será conduzida pela professora e pesquisadora especializada em estudos da Cantoria, Simone Oliveira de Castro, e pelo público presente ao Centro Cultural BNB, que poderá formular perguntas por escrito.



A poesia encantada

A cidade de Cedro, mais precisamente, o sítio Malhada de Areia, deu ao Ceará, naquele 29 de abril de 1946, o menino de olhos azuis e penugem loira. Aos 62 anos, Geraldo Amâncio continua encantando os ouvintes da cantoria.

No sertão nordestino, seu improviso deu os primeiros passos. Foi no solo árido da caatinga que aprendeu, com outros mestres, a encantar a palavra e trazer beleza aos ouvidos e sentidos de seu público. Do sertão, o poeta ganhou asas conquistando o Brasil e depois o mundo com sua poética e nisso já são 44 anos.

Geraldo Amâncio encanta a palavra com sua performance inigualável de comunicador. Sua poesia é feita para o público, razão de ser de sua arte. Para ele, o público é a fonte onde o cantador deve pescar a inspiração para a criar o improviso, que no seu caso, se traduz numa palavra cantada, ritmada, alegre e festiva.

Seus versos trazem o cheiro do sertão, a alegria das festas de padroeira, das pegas de boi, do forró tocado com o fole de oito baixos sob o luar, dos personagens do reisado, das chuvas de maio, mas também o desespero das secas, o descaso dos políticos, a indiferença dos mais abastados e a solidão das cidades.



Perfil da entrevistadora

Simone Oliveira de Castro é doutoranda em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), onde está concluindo a tese “Memórias da cantoria: palavra, performance e público”, mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com a dissertação “Na poética da cantoria: sertão e cidade no improviso de Ivanildo Vila Nova”, e graduada em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), com a monografia “Cantoria: a seca no imaginário do cantador”.

Membro da Comissão Cearense de Folclore, Simone Oliveira de Castro atualmente é professora contratada da Casa de Artes do Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará (CEFET-CE), onde leciona nos cursos de especialização em Arte e Educação e Cultura Folclórica Aplicada. Tem experiência nas áreas de História, Metodologia, Cultura Popular e Antropologia.




Curso sobre Roteiro de Programas e Séries de TV será de 7 a 11 de julho

Roteiro de Programas e Séries de TV é tema de curso gratuito oferecido pelo programa Cursos Livres do Núcleo de Produção Digital da Vila das Artes, que tem como objetivo principal fomentar a produção independente e a formação técnica e artística dos produtores locais, promovendo a democratização e regionalização da produção audiovisual na Cidade. O curso será ministrado pelo roteirista Gustavo Cascon, de 7 a 11 de julho, das 18h30 min às 22h30 min. Cascon é Graduado em cinema pela Universidade Federal Fluminense (RJ). É roteirista da TV Globo e tem trabalhado no programa “Linha Direta” e no humorístico “Dicas de um Sedutor”. Cascon vai tratar de temas como: Televisão não é cinema! Televisão é comunicação e informação. Televisão: ficção e documentário ao mesmo tempo agora... Televisão: educação e entretenimento e Televisão também é trabalho! As inscrições vão até dia 2 de julho e devem ser feitas no Núcleo de Produção Digital da Vila das Artes (Rua General Sampaio, 1632, casa 4 – Centro). É necessário apresentar a ficha de inscrição preenchida (retirada na Vila das Artes), 1 foto 3x4 e currículo resumido. O candidato interessado deve entregar também uma redação, com tema livre, de no máximo 20 linhas, na fonte Times New Roman, corpo 12 e espaçamento simples. O curso é gratuito e está aberto para jornalistas, realizadores, roteiristas, profissionais do terceiro setor e qualquer cidadão interessado pelo tema. Informações pelo telefone 3105-1410.





Curso de extensão da Escola Pública de Dança da Vila das Artes

A Escola Pública de Dança da Vila das Artes abre nesta segunda-feira, (23), inscrições para alunos ouvintes em seu curso de extensão Dança e Pensamento, que acontecerá de 7 a 11 de julho, e terá como tema "Da Unicidade a Pluralidade - trajetória da dança moderna e pós - moderna". As aulas serão ministradas pela pesquisadora e PhD em dança, Eliana Rodrigues Silva. Interessados podem se inscrever solicitando a ficha de inscrição através do email escoladedancadefortaleza@gmail.com. Serão aceitas inscrições de profissionais de dança, alunos e pessoas que tenham terminado o ensino médio e apresentem algum interesse pela área. O curso pretende percorrer a histórica da arte, verificando as principais transformações ocorridas nos paradigmas estéticos das linguagens das artes visuais, do teatro e da dança. Estudos de observação, análise e crítica, desenvolvidos a partir de saberes teóricos e olhares empíricos sobre a contextualização da obra artística em dança também serão abordados. Informações pelo telefone (85) 3105-1402.

Nenhum comentário: