terça-feira, 3 de junho de 2008

OUT CE

Centro Cultural BNB da Paraíba comemora um ano com Moraes Moreira, Criolina e outros shows

Programação especial de aniversário acontece no próximo sábado, 7, a partir das 21h, no centro da cidade de Cajazeiras (próxima a Sousa)

O Centro Cultural Banco do Nordeste-Sousa comemora um ano de atuação no alto sertão paraibano, com uma programação especial que inclui shows do cantor e compositor baiano Moraes Moreira, Projeto Criolina (dupla formada pelos cantores e compositores maranhenses Alê Muniz e Luciana Simões), banda Forró Du Bom e cantor Biguinho Show (estes dois últimos, naturais de Cajazeiras, cidade próxima a Sousa). A programação comemorativa ao primeiro aniversário do CCBNB-Sousa acontece na próximo sábado, 7, a partir das 21 horas, no centro de Cajazeiras (rua Juvêncio Carneiro).



Moraes Moreira: A história dos Novos Baianos e outros versos

Aos 60 anos, Moraes Moreira está longe de pensar em aposentadoria. Na abertura da 8ª EXPROAF, ele apresenta o show inspirado no livro que escreveu: “A história dos Novos Baianos e outros versos”.

Cantando e contando histórias, Moraes Moreira mergulha em seu passado e revela passagens de sua atuação no cenário musical nestes 40 anos de estrada, seja como participante dos Novos Baianos ou em carreira solo.

Músicas como Preta Pretinha, Mistério do Planeta, Brasil Pandeiro e A Menina Dança, entre outras, que compõem o repertório dos Novos Baianos, estão na trilha sonora deste show, além de canções que marcaram a sua carreira-solo como Pombo Correio, Festa do Interior, Lá vem o Brasil Descendo a Ladeira, Meninas do Brasil, Sintonia e algumas inéditas.



Projeto Criolina

O Projeto Criolina nasceu do encontro dos artistas maranhenses Alê Muniz e Luciana Simões. Com os pés nos terreiros e as antenas no mundo moderno, criam canções cuja sonoridade mistura tambores ao drum & bass e evoca o suingue da África-Brasil em diversos gêneros.

“Criolina é a leitura do Nordeste contemporâneo, um Nordeste de retalhos furta-cores, de tambores, computadores, cuícas e amplificadores, brincando na mesma avenida”, afirma a cantora e compositora Luciana Simões. “Criolina é um grito brasileiro, nordestino, maranhense, na multidão; um confete no asfalto, a nossa bandeira de chita”, diz Alê Muniz.



Balanço de um ano de atuação no alto sertão paraibano

Inaugurado em 25 de junho de 2007, fruto de uma interação com a comunidade local, iniciada desde 2005, o Centro Cultural Banco do Nordeste-Sousa atingiu neste primeiro ano de atuação um público de 172.670 pessoas, com uma média diária de 814 usuários presentes em mais de 438 eventos nas áreas de artes cênicas, artes visuais, audiovisual, filosofia, história, literatura, música e patrimônio cultural.

O evento comemorativo do 1º aniversário do CCBNB-Sousa, que acontecerá no município de Cajazeiras, faz parte da estratégia, iniciada desde a implantação deste equipamento cultural, de atuação nos municípios que compõem a região do Alto Sertão paraibano.

A adoção dessa estratégia já proporcionou a realização de 32 eventos artísticos-culturais em 14 cidades desta região (Pombal, Nazarezinho, Aparecida, São Francisco, Cajazeiras, Uiraúna, Triunfo, São João do Rio do Peixe, São Bentinho, Marizópolis, Vieirópolis, Mãe d’Água, Santa Cruz e Poço José do Moura, entre outros).

Para cumprir a sua missão de formar platéias, o Centro Cultural Banco do Nordeste-Sousa disponibiliza e vem desenvolvendo programas direcionados para diversos segmentos da cultura. Estes programas são realizados obedecendo a uma proposta ampla de educação e formação, visando o desenvolvimento cultural da comunidade.

Com isso, o BNB define e concretiza a ampliação de sua ação cultural, seguindo seu planejamento de prover a região nordestina com equipamentos onde não só se promove a difusão da cultura, mas também onde a sociedade se reconhece enquanto possuidora de uma identidade regional inserida no contexto universal.

Nenhum comentário: