terça-feira, 3 de junho de 2008

EXPOSIÇÕES



Contínuo Transitório, primeira individual de Waléria Américo

Exposição busca lugar sensível para o corpo e a imagem, construindo um trânsito entre sensações e pensamentos


Hoje (terça-feira, 3), às 20 horas, no Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108), a artista plástica Waléria Américo abre sua primeira exposição individual, Contínuo Transitório. Antes, às 19 horas, haverá um bate-papo com o curador da mostra, Moacir dos Anjos. Gratuita ao público, a mostra fica em cartaz até 20 de julho deste ano.

Em Contínuo Transitório, fotografias, gravuras, instalações e vídeos sugerem pequenas ações reais ou imaginárias que desestabilizam o olhar e tornam possível a construção de um trânsito entre sensações e pensamentos. Waléria Américo busca um lugar sensível para o corpo e a imagem, criando deslocamentos para si e para o outro.

No trabalho Para ver o céu mudar de cor, série de cinco fotografias, a artista passeia sobre uma mureta no topo de um edifício, de onde é possível ver uma paisagem feita de prédios que, juntos, quase encobrem o horizonte.

No vídeo Mergulho na Paisagem, o ato de jogar pedras em um lago é encenado tantas vezes a ponto da ação perder sua função e se transformar em uma relação entre corpo e paisagem.

Em Contenção, Waléria caminha em linhas retas, sobe e desce os níveis distintos de um ambiente feito de pedras, negociando a sua permanência nesse lugar que da forma como é filmado pouco se pode saber.

Com micro-câmeras atadas no corpo, a artista percorre lugares da cidade, registra-os a partir dos seus movimentos e compartilha essas perspectivas fragmentadas em Mirar.

Por meio de objetos inventados, sem finalidade certa, como um trampolim inacessível (Ilusão, ou minutos antes) ou uma cadeira com altura pouco convencional (Suspensão), Waléria reafirma seu desejo de propor sentidos contextuais e fugidios.

“O trabalho da artista depende menos de características próprias da fotografia ou do vídeo (além de outros meios que eventualmente utiliza) e mais de sua disposição em empregá-los em sua estratégia de conhecer, sempre um pouco mais, a natureza do espaço onde ela e outros vivem”, afirma o curador da exposição, Moacir dos Anjos.

ANEXO: Texto do curador Moacir dos Anjos, intitulado “Rumo a um lugar que não se conhece ainda”; e fotos da exposição.

SERVIÇO:
Artista: Waléria Américo
Curador: Moacir dos Anjos
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza
Endereço: Rua Floriano Peixoto, 941 – Térreo – Centro
Período: de 03 de junho a 20 de julho de 2008
Abertura: terça, 03 de junho de 2008
19h – bate-papo com o curador Moacir dos Anjos
20h – abertura da exposição
Visitação: 4 de junho a 20 de julho de 2008
Terça a sábado, das 10h às 20h e Domingo, das 10h às 18h

Sobre Waléria Américo

Nasceu em Fortaleza, 1979, onde vive e trabalha. Graduada em Artes Plásticas, suas experimentações (vídeos, fotografias e intervenções) possuem uma poética que se volta para corpo, entorno, indivíduo e cidade.

Em 2008, participou da ARCO, em Madri (Espanha), e do Circuito Intensivo, no Alpendre (Fortaleza).

Em 2007, participou do Panorama da Arte Brasileira, MAM (São Paulo); da Verbo, na Galeria Vermelho (São Paulo), da exposição Quase Nordeste, na Galeria Oeste (São Paulo) e do Salão de Abril (Fortaleza).

Em 2005/2006 integrou os programas da Bolsa de Arte do Museu de Arte da Pampulha (Belo Horizonte), e do Rumos Visuais, do Instituto Itaú Cultural (São Paulo).


Sobre Moacir dos Anjos

Economista pela Universidade Federal de Pernambuco (1984), com mestrado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e doutorado em Economia - University College London (1994), Moacir dos Anjos é pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco desde 1990 e foi diretor do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães entre 2001 e 2006. Tem experiência na área de Artes Visuais, com ênfase em Crítica da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: arte brasileira, artes plásticas, cultura contemporânea, globalização e políticas públicas.




A visão Naïf de Chico Rabelo

O SESC recebe de 04 a 29 de junho no SESC SENAC Iracema a Exposição “Chico Rabelo – o dia a dia na comunidade” do artista plástico Francisco Rabelo Fernandes que traz à tona o universo imaginativo da arte Naïf. A abertura acontece às 19h com coquetel e mini palestra com o artista. A Exposição tem o apoio do Edital de Incentivo às Artes Visuais Prefeitura Municipal de Fortaleza Fundação de Cultura, Esporte e Turismo de Fortaleza - Funcet

O SESC promoveu em agosto de 2007 uma grande exposição de telas com inspiração na Arte Naïf e lançou um catálogo inédito com essas obras, dentre elas, um quadro de Chico Rabelo. Utilizando elementos da simplicidade, o artista plástico consegue invocar em sua obra toda a regionalidade latente do povo do Ceará, exemplificando em suas telas a maneira simples, porém distinta do povo de nossa terra. A exposição conta com 32 telas criadas com técnica acrílica sobre placa. A curadoria ficará a cargo do artista plástico Zé Tarcísio.


O Artista

Francisco Rabelo Fernandes - Chico Rabelo, nascido em 1960 em Fortaleza, inicia seus trabalhos como artista aos 26 anos de idade, pintor e gravador autodidata, premiado em diversos salões nacionais. No ano de 2007 participa juntamente com o Grupo Gira sol, da exposição itinerante da “Mostra SESC de Arte Naïf”, trafegando pelas cidades do Ceará: Fortaleza, Crato, Juazeiro do Norte, Sobral e Iguatu.

SERVIÇO:
Exposição “Chico Rabelo – o dia a dia na comunidade”
SESC Iracema
Abertura: 04 de junho às 19h
Visitação: 05 a 29 de junho das 8h às 20h - segunda a Sábado
SESC SENAC Iracema - Rua Boris, 90 C, Praia de Iracema
Informações: (85) 3252-2215




North Shopping apresenta “Na era dos dinossauros”

Uma exposição educativa, que também traga a emoção de conferir como era a vida de alguns dos maiores seres que já habitaram a Terra: é assim a Exposição “Na era dos dinossauros”, apresentada pelo North Shopping de 6 a 29 de junho, das 14h às 22h, na Praça Little City (3o. piso).
A mostra itinerante – que já percorreu 28 cidades no País desde 2005 – reúne um acervo extraordinário de 100 itens sobre a pré-história em 300 metros quadrados, apresentando esculturas de dinossauros e répteis; âmbares; insetos; troncos fossilizados; fósseis reais avaliados em 200 mil de anos e uma réplica em tamanho real do crânio de um tiranoussauro rex, com 1,5 metro de comprimento. O público ainda poderá conferir uma maquete de floresta jurássica – com reprodução de ruídos de animais pré-históricos e painéis com textos explicativos e curiosidades sobre os dinossauros.
Segundo a executiva do ambiente de desenvolvimento do North Shopping, Jacqueline Braga, um dos cuidados dos organizadores da expo é o de que ninguém aprenda nada errado. As réplicas de dinossauros obedecem criteriosamente a proporção de seus originais. “Cada uma das peças expostas é acompanhada por display contendo explicações sobre as mesmas. Além destas, painéis informativos colocados ao longo dos corredores do evento apresentam informações variadas e curiosas, como as cores dos dinossauros, suas vocalizações e algumas das mais recentes descobertas na área da Paleontologia”, explica.
O acervo ainda apresenta animais como Diplodocus carnegii (de 10 metros de comprimento); Compsognathus longipes; Velociraptor mongoliensis; Styracosaurus albertensis; Ophthalmosaurus icenicus; dente e garra de T-rex; garra de Velociraptor; maxilar e vértebra de dinossauros; pata de Barionix; pata de Plateossauro; espinho da cauda de Estegossauro; um ninho de Protocerátopes fossilizado; pegada de Galimimo; réplicas de embriões em ovos (Pterossauro, Ovirraptor, Titanossauro, Tiranossauro e Therizinossauro) e um Pterodáctilo.
Para o acesso à exposição, a bilheteria individual é de R$ 8,00 (adulto) e R$ 4,00 (crianças e maiores de 60 anos). Para mais informações, acesse os sites http://www.naeradosdinossauros.com.br/ e http://www.northshopping.com.br/ . Telefone: (85) 3311-0200.




7 artistas / 7 exposições

A exposição “7 artistas/7 exposições” reúne os trabalhos de cinco cearenses (Bosco Lisboa, Francisco Zanazanan, João Pedro, Tetê de Alencar e Zé Tarcísio); uma maranhense, Val Barros; e um alagoano, Euzébio Zloccovick no Sobrado Dr. José Lourenço.
Na mostra coletiva, José Tarcísio expõe o seu famoso manifesto a favor das dunas da paisagem cearense com a pintura panorâmica “S.O.S. Litoral”. A tela de 10 metros de comprimento por 2,20m de altura foi iniciada na Bienal Internacional de São Paulo de 1979, e trabalhada por anos a fio até 1990.

Francisco Zanazanan traz “Humano”, obra agora apresentada que enredaamor e ódio não são apenas palavras opostas, mas signos imbricados. A artista Tetê de Alencar apresenta a série de auto-retratos denominados Vestidos.
Na exposição Carrapicho, contemplada em edital de Incentivo às Artes Visuais da Secretaria da Cultura do Estado, o artista Euzébio Zloccowick evoca a religiosidade com imagens da iconografia cristã. Bosco Lisboa retira do barro a mostra “Redes”, que pretende num signo condensar a alma viajante do cearense.
O gravador João Pedro amplia o seu repertório com algumas inovações curiosas como os retratos que agora faz sob encomendas, expostos em Retratos, Álbuns, Vinhetas. Já a fotógrafa maranhense Val Barros expõe as muitas tonalidades de claro/escuro, reunindo as séries Divino, Itamatatiua e Leveza.

Os trabalhos dos sete artistas ficarão expostos para visitação do público até dia 31 de julho no horário de funcionamento da casa, terça a sábado das 10h às 19h e domingo das 14h às 18h. O Sobrado Dr. José Lourenço fica na rua Major Facundo, n° 154, Centro. Informações no telefone (85) 3254-5980.
Conheça o Sobrado - O Sobrado é um valioso exemplar arquitetônico que, no século XIX, serviu de morada ao médico Dr. José Lourenço, homem público de prestígio econômico e social. Ao preservar e dar uma utilidade ao Sobrado Dr. José Lourenço, a Secult destina ao Centro um importante equipamento de convivência das artes visuais do Ceará.
Esta é a segunda exposição que acontece no mais novo equipamento cultural do Estado. Inaugurado em julho de 2007, o Sobrado dr. José Lourenço foi restaurado pela Secretaria da Cultura, com patrocínio da Oi, através da Lei Rouanet, e apoio cultural da Oi Futuro. A primeira exposição mostrou a arte visual do Cariri cearense, através da Mostra Cariri das Artes.



Enox e Zupi promovem exposição de artes gráficas itinerante

Estabelecimentos de cultura, entretenimento e lazer de todo o Brasil veiculam obras de artistas contemporâneos em espaços de mídia indoor


A ENOX Indoor Experience e a revista Zupi promovem a partir desta semana a ENOX Expressions #2, uma exposição de artes gráficas contemporâneas nos espaços de mídia indoor da ENOX. Os backlights e displays clássicos da empresa, instalados em cerca de 3,5 mil bares, restaurantes, baladas e academias de 17 cidades brasileiras, apresentam as peças por 6 meses de forma itinerante. Nesta primeira fase, a exposição acontece nas seguintes capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Brasilia, Recife, Fortaleza e Manaus

A proposta desta parceria ENOX - Zupi é abrir espaços indoor para que artistas possam mostrar seus trabalhos às mais de 22 milhões de pessoas que circulam mensalmente nestes estabelecimentos parceiros da ENOX.

Foram selecionados para esta fase do projeto 40 novos trabalhos dos seguintes autores: Allan Szacher, Bruno Borges a.k.a Oit8Doi2, Catarina Gushiken, Bruno Dellani, Elisa Sassi, Felipe Guga, Glauco Diógenes, Maikon Nery e Rafael Nobre. Todos fazem parte do portfólio da Zupi, tendo já publicado algum trabalho na revista.

”Os displays e backlights da Enox estão abertos para qualquer tipo de expressão artística que leve ao público conteúdo interessante e de vanguarda. É importante que as pessoas tenham acesso à arte durante o seu cotidiano e esta foi a maneira encontrada pela ENOX de tornar isso possível”, diz Rafael Cordeiro, diretor da empresa e profissional à frente desta iniciativa. “Como muitas pessoas não têm mais tempo para visitar um museu, uma mostra ou evento artístico, levamos até elas os trabalhos de artistas pouco conhecidos do grande público.”

A curadoria da exposição está a cargo de Allan Szacher, editor da Zupi, publicação especializada em artes gráficas. Ele é, também, um dos artistas participantes da mostra. "Trata-se de uma ótima oportunidade de divulgar arte em novas mídias e promover artistas em todo o País, expandindo em 100% o objetivo da Zupi”, ressalta.

Esta é a segunda exposição de artes gráficas promovida pela ENOX. No ano passado, cerca de 20 obras foram exibidas em espaços indoor dos estabelecimentos parceiros, com retorno bastante positivo por parte do público. “O sucesso foi grande e tanto o público quanto os artistas pediram que retomássemos o projeto”, explica Rafael Cordeiro.

Além das peças expostas, o público poderá levar para casa cartões postais que reproduzem as obras. Cerca de 20 mil cartões foram produzidos para distribuição nos mesmos estabelecimentos da mostra.


Sobre a ENOX (www.enox.com.br): É líder em mídia indoor no Brasil, com 20 mil pontos de mídia em mais de 3,5 mil estabelecimentos de cultura, lazer, moda, saúde e bem-estar de classes A e B. O fluxo anual de consumidores nas casas parceiras é superior a 270 milhões. É o único grupo do segmento com presença física (filiais) em 17 cidades, sendo 16 capitais: Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Campo Grande, Salvador, Brasília, São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Manaus, Recife, Fortaleza, Vitória, Cuiabá, Belém, Belo Horizonte e Goiânia.

Sobre a Zupi (www.zupi.com.br) e (http://www.flickr.com/photos/zupidesign): Revista impressa e digital que visa reunir diversas vertentes do design pelo ideal da criatividade. É voltada para artistas, designers, diretores de arte, estilistas, web designers e motion designers, cujos trabalhos são diariamente divulgados e respeitados pela equipe gráfica e jornalística da empresa. Como um espaço democrático, a Zupi age como incentivo aos estudantes e jovens que ingressam no mercado.

Serviço – Onde Ver Enox Expressions - Bares e Restaurantes


São Paulo: Bar Aurora, Boteco São Bento, José Menino, Salve Jorge, Seu Justino, Charles Edward, Geribá, Hooters, Casa Pizza, entre outros.
Rio de Janeiro: Baronneti, Boteco Olegário, Catwalk, Club Caesar, Gente Fina, Guapo Loco, Margutta, Guimas, entre outros.
Belo Horizonte: Albanos, Bar do Doca Sion, Chopperia Germano, Krug Bier, entre outros.
Curitiba: Babilônia, John Bull Pub, Eon, Santa marta, Taj, Yankee American Bar, Akira, entre outros.
Florianópolis: Armazém Vieira, Box 32, Vecchio Giorgio, Bistro d´Acampora, entre outros.
Brasília: Caribeño, TGI Friday´s, Bedrock, Trend Lounge, Nu Céu, Hooters, Unanimitá, entre outros.
Recife: Fashion Club, Jardins, Musique, Manhatan, Confraria do Mar, Frida, Guaiamum Treloso, Kojima, entre outros.
Fortaleza: Chopicanha, Dom Speto, Estilo Grill Wasabi, Tequila Café, Engarrafamento, entre outros.
Manaus: Açaí e Cia, Haus Bier, Red Baroon Beer, Ajisai, Loppiano Pizza, Kirokawa, entre outros


Em cartaz:

“300% Spanish Design”

Continua em cartaz até próximo dia 22 no Museu de Arte Contemporânea, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a exposição “300% Spanish Design”, uma mostra ampla e significativa da trajetória do design espanhol Juli Capella de 1900 até a atualidade. Horários de visitação: terça a quinta das 9h às 19h e sexta a domingo das 14h às 21h. Informações pelo telefone: (85) 3488-8625


“Os Diversos Rostos de Iracema”

A exposição “Os Diversos Rostos de Iracema” continua em cartaz até dia 30 de junho no Museu da Imagem e do Som – MIS/CE. A exposição reúne as capas das diversas edições do romance “Iracema” do escritor cearense José de Alencar. Horários de visitação: segunda a sexta de 8h às 17h Informações pelo telefone: (85) 3101-1200.


“Fortaleza em Cartão Postal”

A exposição “Fortaleza em Cartão Postal”, exposição com cartões postais da Fortaleza antiga do acervo Nirez, continua em cartaz no Museu do Ceará até final de julho. A exposição é uma homenagem aos 50 anos de existência do acervo Nirez, completados em 2008. Horários de visitação: terça a sábado das 9h às 17h. O Museu do Ceará fica na R. São Paulo, n°51, Centro. Informações: (85) 3101-2609 ou 3101-2607.


Em cartaz ainda esse mês:

“O Ceará de Portos Abertos - Documentos Manuscritos do Século XIX das Alfândegas de Fortaleza e Aracati.”

Entra em cartaz no próximo dia 23 no Espaço Cultural do Ministério da Fazenda em Fortaleza a exposição “O Ceará de Portos Abertos - Documentos Manuscritos do Século XIX das Alfândegas de Fortaleza e Aracati.” Uma parceria entre a Secretaria da Cultura – Secult, por meio do Arquivo Público do Ceará, e a Superintendência Regional da Receita Federal no Ceará, a exposição retrata o bicentenário da família real portuguesa no Brasil e fica em cartaz até dia 27 de junho no horário de 7h30 às 18h30. O Espaço Cultural do Ministério da Fazenda em Fortaleza fica na rua Barão de Aracati, 909, Aldeota. Mais informações: (85) 3878-3230

Nenhum comentário: