terça-feira, 3 de junho de 2008

ARTES PLÁSTICAS


SECULTFOR divulga lista de selecionados para 59º Salão de Abril

Fotos de trabalhos de Celia Macedo, uma das selecionadas
Parte integrante do calendário oficial da Cultura da cidade, o Salão de Abril é uma realização da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (SECULTFOR). Desde sua primeira edição realizada em 1943, o Salão de Abril vem se estabelecendo com um dos mais tradicionais do País, e um instrumento importante para a difusão da produção artística local e sua ligação com artistas de todo o território nacional.

Os 461 trabalhos inscritos na 59ª edição do Salão do Abril passaram pelo olhar apurado dos curadores Ricardo Resende, Andrés Hernández e Siegbert Franklin, nos últimos dias 08, 09 e 10 de junho. Do total de inscritos, 45 foram selecionados para compor esta edição (veja a lista completa logo abaixo), entre desenhos, esculturas, gravuras, instalações, fotografias, objetos, pinturas, performances, intervenções urbanas e videoarte. As obras estarão expostas no Centro de Referência do Professor e nos terminais de ônibus do Papicu e Siqueira, entre os dias 11 de setembro e 21 de outubro.

Além de integrar a mostra oficial, cada artista selecionado será agraciado com cachê no valor de R$ 1,5 mil (Hum Mil e Quinhentos Reais), algo inédito no Salão, que optou por ampliar a quantidade de selecionados, em detrimento dos três prêmios concedidos na edição anterior, no valor de R$ 3 mil cada um, para os trabalhos de maior destaque.

"Na 59ª edição do Salão de Abril eliminamos o caráter competitivo da exposição para dar espaço a um número maior de artistas brasileiros, mantendo o caráter nacional da mostra instaurado no ano passado", explicou Maíra Ortins, da curadoria geral e da comissão organizadora do Salão. Your browser may not support display of this image.

A mostra irá contar com obras de diversas regiões do País. Os estados com o maior número de selecionados são Ceará (21) e São Paulo (11), seguidos por Rio Grande do Sul (03), Minas Gerais (03), Paraná (03), Santa Catarina (01), Mato Grosso do Sul (01), Pernambuco (01) e Rio de Janeiro (01). Para Ricardo Resende a quantidade e a qualidade das inscrições reforçam a importância conquistada pelo Salão no Ceará e no restante do Brasil. “Fortaleza é considerada hoje um pólo de arte contemporânea nacional”, disse.

Já Andrés Hernández falou sobre os critérios de seleção. “Observamos a qualidade do trabalho juntamente com a possibilidade de ocupar um dos espaços onde a mostra irá acontecer”, disse. O mesmo argumento foi utilizado por Resende, que afirmou ter optado “por trabalhos que vão facilitar a fruição da exposição”. Siegbert lamentou ter de deixar outras tantas inscrições de fora da Mostra. “É muito difícil, diante de obras tão boas, ter de selecionar menos de 10% dos trabalhos inscritos”, afirmou.

Com o tema Arte: Desejo e Resistência, a 59ª edição do Salão de Abril manteve sua abrangência nacional e trouxe novidades, a principal delas diz respeito à descentralização do evento, que esse ano incorpora ao circuito exibidor dos trabalhos selecionados espaços não-convencionais, como os terminais de ônibus. A iniciativa vem afirmar uma política de democratização do acesso à produção artística contemporânea.

A comissão julgadora, por sinal, trabalhou ainda na curadoria conceitual do Salão, assumindo a responsabilidade de definir a disposição dos trabalhos, distribuindo-os entre os locais de realização do Salão. O projeto museográfico desses lugares, por sua vez, está a cargo do arquiteto André Scarlazzari, um dos especialistas mais bem renomados do Brasil. Outra novidade da exposição é o reforço na segurança, que será feita por 80 homens, alternadamente em diferentes turnos, e na monitoria, que irá contar com um total de 42 monitores.

Para participar da seleção, as obras deveriam ser inéditas, tendo sido produzidas a partir de 2006. Os artistas precisaram preencher uma ficha de inscrição e apresentar um portfólio, com um dossiê das obras candidatas ao Salão e currículo. Os artistas que foram premiados na 58ª edição da mostra não puderam participar
este ano. A proposta do Salão de Abril de 2008 é resgatar uma política que contemple o desejo inquieto, questionador, que quer transformar, mudar; que amplia as possibilidades da arte. Your browser may not support display of this image.


SERVIÇO

59º Salão de Abril

Período de Realização: 11 de setembro e 21 de outubro.

Mais informações: www.salaodeabril.org


SELECIONADOS PARA 59º SALÃO DE ABRIL
1 A. Rocha - Fortaleza (CE)
2 Adriane Hernandez - Porto Alegre (RS)
3 Alex Benedito dos Santos - Jaboticabal (SP)
4 Alexandre B. - Belo Horizonte (MG)
5 Amanda Mei - São Paulo (SP)
6 Ana Aita - Porto Alegre (RS)
7 Bruno Faria - Belo Horizonte (MG)
8 Caio Danieli de Araújo - Fortaleza (CE)
9 Camila Barbosa - Santa Catarina (SC)
10 Célia Macedo - São Paulo (SP)
11 Charles Kltzke - Curitiba (PR)
12 Claudia Sampaio - Fortaleza (CE)
13 Claudia Sandoval - São Paulo (SP)
14 Diego de Sousa Santos - Caucaia (CE)
15 Evandro Prado - Campo Grande (MS)
16 Gentil Barreira - Fortaleza (CE)
17 Geraldo Zamproni - Curitiba (PR)
18 Gilles W. Robert - Fortaleza (CE)
19 Gracielly Dias - Fortaleza (CE)
20 Heloísa Etelvina - São Paulo (SP)
21 José Maringille - São Paulo (SP)
22 Ivanize Braga - Fortaleza (CE)
23 Járed Domício - Fortaleza (CE)
24 Jussara Correia - Fortaleza (CE)
25 Luiz Sales - Fortaleza (CE)
26 Meire Guerra - Fortaleza (CE)
27 Michel Zózimo - Porto Alegre (RS)
28 Milena Travassos - Fortaleza (CE)
29 Nirvado Victoriano - Fortaleza (CE)
30 Olivia Niemeyer - Campinas (SP)
31 Paulo Mendes Faria - Petrópolis (RJ)
32 Pedro David - Belo Horizonte (MG)
33 Ricardo E. Machado - Curitiba (PR)
34 Rogério da Silva Dias - Petrolina (PE)
35 Solange Pompeu - Fortaleza CE
36 Simone Barreto - Fortaleza (CE)
37 Sônia Guralh - Fortaleza (CE)
38 Tainá Azeredo - São Paulo (SP)
39 Talita Caselato - Campinas (SP)
40 Themis Memória - Fortaleza (CE)
41 Victor de Castro - Fortaleza (CE)
42 Waléria Américo - Fortaleza (CE)
43 Weaver Lima - Fortaleza (CE)
44 Vara Dewachter - São Paulo (SP)
45 Yukie Hori - São Bernardo do Campo (SP)



PERFIL DOS CURADORES

Ricardo Resende - Mestre em História da Arte pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Tem carreira centrada na área museológica. Trabalhou de 1988 a 2002 entre o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo e o Museu de Arte Moderna de São Paulo. Desde 1996, coordena o Projeto Leonilson. De março de 2005 a março de 2007, foi diretor do Museu de Arte Contemporânea do Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza, no Ceará. De Novembro de 2007 a Janeiro de 2008, fez residência curatorial no Lugar a dudas, Cali, Colômbia.

Andrés Inocente - Mestre em Teoria, Crítica e Produção em Artes Visuais pela Faculdade Santa Marcelina de São Paulo. Ocupa, atualmente, a função de Coordenador Executivo do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Tendo participado de cursos de “História da Arte no Ocidente” e “Museus e Exposições no Século XXI: Vetores e Desafios Contemporâneos”, Andrés desenvolve também atividades pedagógicas como professor do curso de curadoria escola EDEN - São Paulo.

Siegbert Franklin - Pintor desenhista e gravador desenvolve trabalhos com instalações, multimídia, computação gráfica e infogravura. Desde o início de sua atuação profissional participou de exposições, curadorias e palestras que contribuíram para sua formação.






CLIQUE NA FOTO E OBTENHA AS INFORMAÇÕES SOBRE UMA NOVA GALERIA EM FORTALEZA

Nenhum comentário: