sexta-feira, 2 de setembro de 2016

FNT 2016

Festival Nordestino de Teatro inicia nova temporada em Guaramiranga 
 São 8 dias de espetáculos, oficinas, debates e cortejos, com acesso gratuito a toda a programação desta vigésima terceira edição, um dos festivais mais tradicionais e importantes do país

Setembro começa com a tão esperada temporada de teatro em Guaramiranga. A edição deste ano do FNT - Festival Nordestino de Teatro acontecerá de 3 a 10 de setembro. Serão 8 dias de uma rica programação de espetáculos, oficinas, debates, cortejo, terreirada e apresentações musicais, tudo com acesso gratuito e voltado para público de todas as idades. No feriado de 7 de setembro serão cinco espetáculos teatrais, com o primeiro às 9h30 da manhã.
O 23° FNT é apoiado pela Coelce e pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará/Secult, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, tem o patrocínio da CAIXA e o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Guaramiranga, via Secretaria da Cultura e Turismo. A realização é da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga - AGUA.
Abertura no sábado, 03 de setembro
Com o tradicional cortejo no fim de tarde, o FNT dá as boas-vindas ao público no sábado, dia 03, começando de forma festiva a maratona de grandes espetáculos que vão ocupar espaços diversos de Guaramiranga. A solenidade de abertura, às 18h30, terá como espaço a Praça do Teatro Municipal Rachel de Queiroz, no coração da cidade. Quem abre a cena é o Grupo Bagaceira de Teatro, do Ceará, que integra a Mostra Nordeste. O grupo apresenta a peça "Interior", às 19h30 na Escola Prof. Julio Holanda.
Enquanto isso, no Teatro Rachel de Queiroz, prepara-se para entrar em cena, às 20h30, a atriz carioca Dani Barros, no solo "Estamira - Beira do Mundo". Com direção de Beatriz Sayad, a peça estreou no Rio de Janeiro em 2011, ano em que figurou na lista dos 10 melhores espetáculos na seleção do jornal O Globo, foi eleita a melhor peça de 2012 pela Veja São Paulo, ficou entre as três melhores peças em cartaz na seleção da revista Veja Rio e entre os melhores espetáculos na seleção da revista Bravo! Com este trabalho, Dani Barros foi ganhadora dos prêmios Questão de Crítica, Shell, APTR E APCA na categoria Melhor Atriz, e indicada ao Prêmio Questão de Crítica (Espetáculo), Prêmio Qualidade Brasil (Atriz/Drama), Prêmio APTR (Texto, Espetáculo, Produção).  
Encerrada a programação teatral do primeiro dia, a noite de abertura é de música no FNT, com o grupo Trovador Eletrônico, de Sobral, às 22h na Praça do Teatro Municipal. A banda apresenta o show "Canto Torto", em homenagem aos 40 anos de gravação do disco Alucinação (1976), de Belchior. À meia-noite, a DJ Renatinha comanda a festa no Odilon Bar.
Debate e mais espetáculos no domingo, dia 04
O domingo no FNT começa às 10h da manhã, com o primeiro debate sobre os espetáculos da Mostra Nordeste. O Ciclo de Debates acontecerá diariamente, até o sábado de encerramento, sempre no mesmo horário, na Sede da AGUA.
A programação de espetáculos do domingo começa às 18h com a Mostra FNT para Crianças, realizada em parceria com o SESC-CE, que acontecerá diariamente, até sexta-feira, dia 09, na Tenda FNT. O primeiro espetáculo da mostra é "As aventuras de João Sortudo".
No domingo, começa a mostra em homenagem aos 25 anos do Curso Princípios Básicos de Teatro, do Theatro José de Alencar, que leva quatro espetáculos ao festival. São dois trabalhos já no domingo: "Agulha Fina", às 18h30 na Escola Prof. Júlio Holanda, e "Voo aos Pássaros", às 21h no Teatro Dona Zilda. Entre os dois espetáculos tem a Mostra Nordeste, às 19h30 no Teatro Rachel de Queiroz, com o grupo Duas Companhias, de Pernambuco, com as atrizes Lívia Falcão e Fabiana Pirro apresentando "Caetana". A noite de domingo também termina com música no Odilon Bar, ao som da Jazzera e Soraya Novaes.
Mais espetáculos até o sábado, dia 10
Ao longo de toda a semana mais espetáculos para crianças e adultos, shows, debates e oficinas vão marcar a programação.
Entre os destaques, na noite de encerramento o festival apresenta "Adaptação", da companhia Teatro de Açúcar, de Brasília, que vem pelo circuito Palco Giratório, do SESC, e na Mostra Ceara Convida, "Caminham nus empoeirados", peça de Gero Camilo, com direção dele e de Luisa Pinto. Em cena, Gero Camilo e Victor Mendes interpretam dois atores que abandonam a Companhia e seguem em dupla pela estrada.
Atividades Formativas ao longo de toda a semana
Este ano o FNT conta com uma rica programação formativa, com oficinas, fórum e encontros. As atividades: Oficina de Construção de instrumentos percussivos (dia 03), Construção de Indicadores / Encontro de Realizadores de Festivais de Artes Cênias (03 e 04), Caminhos para a Circulação Nacional e Internacional (05 e 06), Oficina Gestão de Plano de Trabalho "Do planejamento  à prestação de contas" (06), Oficina de artefatos para a gestão de grupos por dentro da lei (06), A Música na Cena (07), Fotografia do Espetáculo (07), Fórum Teatro/Educação (08), Encontro de Escolas Livres de Teatro do Ceará (08), Encontro do Sistema Estadual de Teatros - SET (09), Passeio fotográfico (10).
programação completa do FNT pode ser conferida no www.fnt.agua.art.br.
SERVIÇO
23º FNT - Festival Nordestino de Teatro – De 03 a 10 de setembro de 2016 em Guaramiranga, Ceará. Informações: (85)3321-1405, fnt@agua.art.brhttp://fnt.agua.art.br/   Facebook: fntguaramiranga 

Nenhum comentário: