segunda-feira, 5 de setembro de 2016

MPB

MÔNICA SALMASO FAZ SHOW DA TURNÊ “CORPO DE BAILE” DIA 18 DE SETEMBRO

Um espetáculo de luxo! Em síntese, é como pode ser definido o show de Mônica Salmaso. Única apresentação em Fortaleza, domingo dia 18 de setembro, às 19 horas no Cineteatro São Luiz.

Após estrear no Teatro Alfa em São Paulo e percorrer as cidades do Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Curitiba e Belo Horizonte, com sucesso de público, o espetáculo retoma a turnê nacional que percorrerá as cidades de Recife, Salvador, Belém, João Pessoa e Fortaleza. Dividindo o palco com Mônica estarão nove músicos renomados.  Cenário concebido pelo cineasta Walter Carvalho. O disco, composto unicamente por músicas de Guinga e Paulo Cesar Pinheiro, chegou ao mercado no segundo semestre de 2014 e, logo depois, apontado pela crítica como um dos melhores do ano. Foi o “melhor do ano” pelo jornal Zero Hora, de Porto Alegre, após enquete com especialistas.

O show que ganhou os palcos nacionais em 2015, com patrocínio do Bradesco, traz as canções de Guinga e Paulo Cesar Pinheiro – várias delas inéditas, sendo a mais conhecida “Bolero de Satã”, que Elis Regina gravou com Cauby Peixoto –, todas elas emolduradas com arranjos de Dori Caymmi, Nailor Proveta, Luca Raele, Nelson Ayres, Teco Cardoso, Tiago Costa e Paulo Aragão. Mônica também celebra neste espetáculo 20 anos de carreira que rendeu mais de dez gravações em estúdio e ao vivo. Iniciou-se no mundo discográfico em 1995, quando lançou com o violonista Paulo Bellinati o CD “Afro-sambas”, cantando Baden Powell e Vinícius de Moraes.

Nove músicos e vídeo cenário

Acompanham a cantora músicos que são virtuoses em seus instrumentos: Teco Cardoso (sax e flautas), Nailor Proveta (clarinete), Nelson Ayres (piano e acordeon), Paulo Aragão (violão), Neymar Dias (viola e contrabaixo) e o Quarteto de Cordas Carlos Gomes, formado por Cláudio Cruz (violino), Adonhiran Reis (2º violino), Gabriel Marin (viola) e Alceu Reis (violoncelo).
   
Além das músicas, o chamado “vídeo cenário” criado por Walter Carvalho, colabora para dar o clima de encantamento ao show. Uma tela transparente instalada na frente do palco tem projetadas belíssimas imagens que foram feitas especialmente para “Corpo de Baile”. No transcorrer do show elas se somam, com suas cores e linguagens, às músicas apresentadas.

Quanto ao disco – selo Biscoito Fino – Mônica Salmaso explica que para “oferecer canções dessa densidade, achei que precisava colorir o repertório com diferentes arranjadores, para que uma música não pesasse sobre a outra”. E, segundo ela, “curiosamente, em um momento em que é de se esperar discos novos com formações pequenas, eu estou fazendo o disco mais recheado da minha carreira”. Dentre as músicas escolhidas, Bolero de Satã, gravada por Elis Regina no disco Essa Mulher, é a mais conhecida dentre as que já tinham sido gravadas. “Achei que era o caso de regravar o Bolero de Satã para situar a parceria dentro do que as pessoas já ouviram”, pontua Mônica, que nos conta ainda que as canções que não são inéditas foram registradas em discos de pequenas tiragens, vinis ou edições especiais.
Entre as canções da dupla, Mônica passeia pelo nordeste em Porto de Araújo e celebra a natureza em Quadrão; lança a marcha Rancho das Sete Cores; vai da moda telúrica (Violada) às valsas francesa (Nonsense) e vienense (Corpo de Baile), passando por um inusitado fado, Navegante – o velho formato invadido pelas invenções harmônicas de Guinga. Abrange da cultura indígena de Curimã à católica de Procissão da Padroeira e recria o que a dupla faz melhor, canções densas como Fonte Abandonada e Noturna, e ainda lança a modinha Sedutora.

Agora, Mônica apresenta “Corpo de Baile”, trabalho com o qual ela afirma ter a sensação de que, “mesmo sem saber”, estivesse sendo preparado todos esses anos, para ser gravado por ela.  Não à toa, foi escolhida a “Melhor Cantora” – categoria MPB – no 26º Prêmio da Música Brasileira, edição 2015.  Uma conquista a mais nestes 20 anos de carreira, marcados por coerência musical e imenso talento. www.monicasalmaso.mus.br


PATROCÍNIO: BRADESCO
APOIO: LEI DE INCENTIVO A CULTURA DO MINISTÉRIO DO CULTURA
REALIZAÇÃO: TURMALINA PRODUÇÕES MUSICAIS E ARTÍSTICAS

FICHA TÉCNICA:

Mônica Salmaso – voz e direção musical
Teco Cardoso – sax, flautas e direção musical
Nailor Proveta – clarinete
Nelson Ayres – piano e acordeon
Neymar Dias – contrabaixo e viola caipira
Paulo Aragão – violão
Quarteto Carlos Gomes: Claudio Cruz (violino), Adonhiran Reis (violino), Gabriel Marin (viola) e Alceu Reis (violoncelo)
Vídeo-cenário: Walter Carvalho
Coordenação de Produção: Carla Assis
Diretor de Palco: Haroldo Costanzo
Engenheiro de Som: Carlos Rocha
Técnico de Monitor: Wagner Diniz
Desenho de luz: Silvestre Jr. e Carol Autran
Operador de vídeo: Denis Santos
Produção local: Free Lancer Producções
Assessoria de Imprensa local: Divulga Ação

SERVIÇO:

MÔNICA SALMASO e Banda - “CORPO DE BAILE”
Local: CINETEATRO SÃO LUIZ
Endereço: Rua Major Facundo, 500 – Praça do Ferreira - Centro
Data: 18 de setembro de 2016 (Domingo)
Horário: 19h
Duração: 80 min. Aproximadamente
Censura: Livre
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia)
Vendas: Bilheteria do Cineteatro São Luiz e site da Ingresso Rápido (ingressorapido.com.br)
Fone da Ingresso Rápido: 4003.1212
Mais informações: Cineteatro São Luiz: 3231.9461
Free Lancer Producções: 3262.0665 / 3261.0654

Nenhum comentário: