sábado, 10 de setembro de 2016

FORTALEZA ALTERNATIVA


Festival UFC de Cultura abre inscrições para bandas universitárias

O Festival UFC de Cultura retorna neste ano ao calendário cultural cearense e já abre as portas para revelar novos músicos da comunidade que compõe a Universidade Federal do Ceará. Artistas e bandas interessados em integrar a programação do evento poderão se inscrever até 9 de outubro e concorrer a uma vaga na seletiva do Festival, a ser realizada no Cineteatro São Luiz nos dias 3 e 4 de novembro.

Dentre os inscritos, 10 serão classificados para a seletiva. Os seis melhores colocados nesta fase participarão do Festival UFC de Cultura, previsto para o período de 23 a 25 de novembro. O "esquenta" para o evento já revelou artistas de destaque local e nacional como Marcos Lessa, Selvagens à Procura de Lei, Lorena Nunes (ex-integrante da banda universitária Comparsas da Vivenda) e Lídia Maria.

O direito de participação na seletiva é reservado apenas a grupos de no máximo seis integrantes que possuam pelo menos um membro regularmente matriculado em cursos de graduação ou pós-graduação da UFC. Para concorrer é preciso preencher o formulário de inscrição on-line (http://goo.gl/nEKrgK) com os dados dos integrantes da banda e informar pelo menos um endereço eletrônico com material de divulgação gráfico e sonoro (no mínimo uma amostra de áudio e um breve release). Caso o candidato ou a banda não possua página nas redes sociais ou perfil em sites de música, pode enviar uma amostra de áudio (em formato mp3) e uma apresentação do grupo (em formato doc ou pdf) para o e-mail mostradebandas@gmail.com.

Todos os concorrentes devem enviar ainda cópias digitalizadas do RG, CPF e comprovante de matrícula do integrante vinculado à UFC, encaminhando os arquivos também para o e-mail mostradebandas@gmail.com. Mais informações sobre as inscrições e a seletiva podem ser encontradas no edital do evento: http://goo.gl/ydY2i8.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO – Os critérios a serem considerados para selecionar os dez candidatos que disputarão as seis vagas na programação do Festival são: 1) qualidade técnica e artística do material disponibilizado na inscrição; 2) presença de trabalhos autorais no repertório e 3) quantidade de membros da banda regularmente matriculados na UFC. O resultado dos artistas e grupos classificados para a seletiva será divulgado no dia 21 de outubro no Portal da UFC e na fanpage do Festival UFC de Cultura no Facebook:www.facebook.com/FestivalUFCdeCultura.

Os vencedores da seletiva serão escolhidos através da análise de uma banca julgadora (composta por artistas e críticos especializados da cena local) e do voto do público presente no Cineteatro São Luiz. Além da oportunidade de participar do Festival, os grupos vencedores receberão cachês do evento.

O Festival UFC de Cultura tem patrocínio da Coelce, apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), organização da Via de Comunicação e Cultura e é uma realização do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede) e da Secretaria de Cultura Artística da UFC (Secult-Arte).

Nenhum comentário: