segunda-feira, 26 de setembro de 2016

MÚSICA CLÁSSICA / ERUDITA

Beethoven, Wagner e Tchaikovsky em concerto da OSUECE nesta terça-feira (27)

Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (OSUECE) apresenta-se nesta terça, às 19h30, no Theatro José de Alencar. Acesso gratuito.

Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará – OSUECE, sob a regência do maestro Alfredo Barros, apresenta-se nesta terça-feira, 27 de setembro, às 19h30, no palco principal do Theatro José de Alencar. A apresentação é parte do projeto Concertos Sinfônicos e o acesso é gratuito.

No repertório, Beethoven (Quinta Sinfonia), Wagner (Abertura da ópera Os Mestres Cantores de Nuremberg) e Tchaikovsky (Valsa da Flores do Balé Quebra-Nozes). O concerto tem a participação especial da Orquestra Jovem SESI-UECE.

Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará - OSUECE teve seu início em agosto de 2009. Tem um conjunto variado de obras em seu repertório: de compositores brasileiros, com destaque especial para jovens autores cearenses que desenvolvem atividade composicional no Bacharelado em Composição da UECE, além de arranjos e adaptações de grandes obras populares e peças do repertório tradicional sinfônico. 
É formada por 65 integrantes distribuídos dentre os naipes das madeiras, metais, percussão e cordas. Tem a direção artística e regência de Alfredo Barros, maestro e compositor, doutor em Artes Musicais pela Universidade do Texas, Austin, EUA, e coordenador e professor de composição do Curso de Música da UECE. 
A Orquestra Sinfônica da UECE tem chamado a atenção de músicos importantes, professores de festivais e regentes. Entre eles, o violista Carlos Boltes (chileno radicado nos EUA), que em julho de 2011 solou com a Orquestra o Concerto para Viola e Orquestra de G. P. Telemann, e a cantora Marina de la Riva, que em janeiro de 2012 apresentou-se com a OSUECE em Fortaleza, tendo mencionado de forma muito elogiosa o trabalho dos jovens músicos da orquestra. 
A OSUECE participou da gravação do DVD em homenagem a Luiz Gonzaga, pelo seu centenário, com Adelson Viana, Waldonys e Rodolfo Forte, Manassés e Nonato Luiz, entre outros, e fez o concerto de encerramento do Fórum Harmônicas Brasil, Ceará, no Anfiteatro do CDMAC, com o gaitista José Staneck como solista. 
Recentemente, apresentou espetáculo em homenagem ao compositor e poeta Humberto Teixeira na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com a participação de  Adelson Viana, Marina Cavalcante, Paulo Belim, Marcos Caffé e Calé Alencar. 
Ao longo do ano a OSUECE realiza duas séries de concertos mensais no Theatro José de Alencar, sempre com entrada gratuita: Série Concertos Sinfônicos, na última terça-feira de cada mês, e Série Concertos de Câmara, no domingo antecedente. 
O projeto da OSUECE é uma ação tríplice de ensino, pesquisa e extensão que atua como um forte agente aglutinador de músicos de diferentes camadas sociais e alunos matriculados em cursos superiores da UECE. É sobretudo uma orquestra jovem que tem um compromisso de inclusão social e acadêmica. Abre perspectivas para a orientação e apoio àqueles estudantes de música que procuram uma oportunidade de ingressar na universidade. 
Orquestra Jovem SESI-UECE 
Em 2014 a OSUECE deu início a sua segunda etapa pedagógica de formação de músicos de orquestra. Jovens e adolescentes de diversas localidades do Ceará participam da Orquestra SESI-UECE, que se encontra todas as quintas-feiras, no bloco do Curso de Música da Universidade, para aula de teoria, ensaio de orquestra de cordas e aulas em grupo. Recentemente, em viagem para o Cariri, apresentou-se nos festejos de aniversário da Cidade do Crato, em homenagem especial ao Padre Agio na mesma cidade e na Universidade Federal do Cariri em Juazeiro do Norte. 
A Reitoria e Vice-Reitoria da UECE, as Pró-Reitorias de Assuntos Estudantis–PRAE, de Extensão–PROEX, de Pesquisa e Pós-Graduação–PROPGPq têm apoio dado importantíssimo apoio à Orquestra.

SERVIÇO
Série Concertos Sinfônicos da OSUECE – Nesta terça-feira, 27 de setembro, às 19h30 no Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525, Praça José de Alencar, Centro, Fortaleza.  Livre. Grátis. Tel: (85)3101.2583.

Nenhum comentário: