domingo, 11 de setembro de 2016

CINEMA DE ARTE

Mostra Emir Kusturica é atração na Vila das Artes
 
Exibição de filmes do cineasta sérvio integra o projeto Telas Abertas, patrocinado pela Petrobras

O cineasta e músico sérvio Emir Kusturica será homenageado de 12 a 15 de setembro com uma mostra especial no auditório da Vila das Artes, sempre às 18h30. As exibições gratuitas de cinema fazem parte do projeto Telas Abertas, patrocinado pela Petrobras. A Mostra Emir Kusturica reúne filmes que servem para reforçar a importância mundial do cineasta, considerado o maior expoente do cinema sérvio.

Emir Kusturica é apontado por alguns como o Fellini dos Bálcãs (referente à Península Balcânica, nome histórico e geográfico da região sudeste da Europa onde fica a Sérvia). Seus enredos transitam entre fábulas políticas, cercado de realismo fantástico. Tais recursos suavizam e contrapõem a eterna agonia de seus personagens, tornando suas obras recheadas de lirismo, melancolia e humor. Em seu histórico como profissional, Kusturica recebeu prêmios como o Festival de Cannes, Festival de Veneza, Festival de Berlim, Festival de Moscou, Cesar Awards e Karlovy Vary.

Segundo o curador André Moura Lopes, os filmes exibidos na Mostra Emir Kusturica contribuem para reforçar a importância mundial desse diretor e roteirista em Fortaleza. "A mostra reforçará essa aproximação do brasileiro com o povo eslavo dos Bálcãs em modos gerais. Seus filmes são cercados por várias camadas de reflexões e críticas como as guerras nos Bálcãs e a segunda guerra mundial, a burocracia do regime de Tito e da cortina de ferro, as minorias ciganas, os desajustados diante o senso comum, o mercado financeiro, e a própria sociedade iugoslávia e sérvia, em especial", comenta.

O primeiro filme da programação é Você se Lembra de Dolly Bell? (1981), que fala sobre um jovem seduzido por paixões viscerais e a cultura pop ocidental, a ser exibido no dia 12/09. Na terça-feira (13/09), será a vez do longa A Vida Cigana (1988), que retrata o desejo e ambição de um jovem cigano em relação ao poder e o dinheiro. Quarta-feira (14/09), o público confere Underground - Verdades e Mentiras (1995), filme ganhador do Palma de Ouro que conta praticamente a história da Iugoslávia do começo da ocupação nazista até o miolo da guerra do Bálcãs. Encerrando as sessões, na quinta-feira (15/09) será exibido o documentário Maradona por Kusturica (2008). A obra retrata parte da vida do atleta que para Kusturica "é o maior jogador de futebol de todos os tempos".

PROGRAMAÇÃO DA MOSTRA EMIR KUSTURICA

Você se Lembra de Dolly Bell? (1981)
Data: 12/09/2016
Horário: 18h30
Duração: 1h50
Classificação indicativa: 14 anos
Direção: Emir Kusturica/ Ioguslávia
Sinopse: Na Sarajevo da década de 60, o jovem Dino entra na adolescência com desejos e sonhos que não correspondem à sua realidade, graças à disseminação cultural realizada pelos países ocidentais através da música e do cinema. Quando ele é atraído por um grupo de criminosos, ele conhece Dolly Bell, uma jovem prostituta, que vai despertar fortes emoções no apaixonado rapaz.

Debatedor: André Moura Lopes

A Vida Cigana (1988)
Data: 13/09/2016
Horário: 18h30
Duração: 2h10
Classificação indicativa: 14 anos
Direção: Emir Kusturica/ Iugoslávia
Sinopse: Perhan é um jovem cigano. O rapaz mora em uma zona periférica de Sarajevo e sonha com uma vida melhor e mais confortável. Sonha também em se casar, mas não tem dinheiro para isso. Ele é atraído para ir trabalhar na Itália, mas seu novo "emprego" envolve uma prática que fere completamente a sua moral.

Debatedor: André Moura Lopes

Underground - Verdades e Mentiras (1995)
Data: 14/09/2016
Horário: 18h30
Duração: 2h30
Classificação indicativa: 14 anos
Direção: Emir Kusturika / Iugoslávia
Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, fabricantes de armas que vivem sob o solo de Belgrado, trabalham para um traficante que não revela que, lá fora, a guerra já acabou. Eles continuam produzindo até o dia em que ouvem as notícias de que os conflitos terminaram. Determinados a provar o contrário, eles saem de seu esconderijo forçado.

Debatedor: André Moura Lopes

Maradona por Kusturica (2008)
Data: 15/09/2016
Horário: 18h30
Duração: 1h30
Classificação indicativa: Livre
Direção:  Emir Kusturica / Espanha/França
Sinopse: Diego Armando Maradona é conhecido como um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos. Além disto, é famoso também pelas imensas controvérsias nas quais se meteu. O célebre diretor sérvio Emir Kusturica, duas vezes ganhador da Palma de Ouro e fã confesso do craque e da pessoa, apresenta uma análise documental da carreira de Maradona.

Debatedores: André Moura Lopes e Guilherme Montenegro (historiador e roteirista)


SERVIÇO

Telas Abertas – Cineclube Vila das Artes
Mostra “Emir Kusturica”
Data: De 12 a 15 de setembro, sempre às 18h30
Local: Auditório da Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221. Centro)

Outras informações: 85 3105.1404

Nenhum comentário: