domingo, 4 de setembro de 2016

PELO INTERIOR

Instituto Dragão do Mar lança Chamada Pública para a 1ª edição do projeto Cidade das Artes, realizado em Sobral

Artistas, grupos artísticos, brincantes, produtores, pesquisadores e agentes culturais de Sobral e outras cidades do Vale do Acaraú podem inscrever projetos artísticos para integrar a diversificada programação cultural que chega ao município na esteira do projeto Sobral Cidade das Artes.

A ordem é descentralizar as políticas públicas de cultura. Apoiados sobre o tripé criação- difusão-formação, o Instituto Dragão do Mar e a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) lançam o projeto Cidade das Artes, cuja proposta é valorizar e fortalecer a cultura do interior cearense, dinamizando equipamentos culturais, espaços públicos e sítios de valor histórico e cultural. Sobral, Aracati, Icó, Viçosa, Quixeramobim e Barbalha são as cidades que acolherão, ao longo de 2016, 2017 e 2018, uma ampla e diversificada programação artística, toda ela interligada a processos formativos, através de cursos e oficinas capazes de deixar como legado técnicos e profissionais aptos a atuar no mercado das artes.

Sobral é a primeira cidade-sede do projeto. No próximo dia 22 de setembro, o projeto é lançado e a programação artística passa a se dar semanalmente, ao longo dos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2016. Sobral Cidade das Artes abre passagem, portanto, para uma verdadeira festa dos sentidos, feita de música, teatro, dança, audiovisual, artes visuais, fotografia, circo, arte urbana, literatura e gastronomia, tudo a um só tempo ocupando ruas e conectando espaços públicos referenciais, como o Teatro e a Praça São João, o Museu Dom José de Arte Sacra, a Ecoa, o Museu Madi e a Casa da Cultura, entre outros.

Chamada Pública para o projeto Sobral Cidade das Artes

Para compor parte da programação cultural, o Instituto Dragão do Mar lança Chamada Pública, por meio da qual mapeará e selecionará, mediante curadoria, projetos artísticos propostos por artistas, grupos artísticos, produtores culturais, agentes da cultura, brincantes e pesquisadores de Sobral e das seguintes cidades do Vale do Acaraú: Alcântaras, Cariré, Coreaú, Frecheirinha, Forquilha, Graça, Groaíras, Hidrolândia, Irauçuba, Massapé, Meruoca, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Pires Ferreira, Reriutaba, Santana do Acaraú, Senador Sá e Varjota.

As inscrições estão abertas até o dia 25 de setembro de 2016, através do site: www.cidadedasartes.org.br. Poderão ser inscritos projetos nas áreas de Teatro, Dança, Música, Artes Visuais, Artes Urbanas, Culturas Populares, Audiovisual, Circo, Literatura, Fotografia e Patrimônio Histórico.

A Chamada Pública também é uma convocatória para uma Exposição Fotográfica e Audiovisual coletiva. A exposição utilizará a técnica de projeção videomapping com edição e exibição das imagens em alta resolução nas instalações da ECOA, no Mudeu Madi, em muros, prédios públicos e monumentos históricos da cidade. A mostra de audiovisual, que também segue com inscrições abertas até o dia 25 de setembro, não tem caráter competitivo e visa reconhecer, incentivar e dar visibilidade à produção audiovisual local.

A Chamada Pública também é para a vivência do Trajetos de Criação, convocatória que se destina a artistas e grupos de artes cênicas de Sobral e das seguintes cidades do Vale do Acaraú: Alcântaras, Cariré, Coreaú, Frecheirinha, Forquilha, Graça, Groaíras, Hidrolândia, Irauçuba, Massapé, Meruoca, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Pires Ferreira, Reriutaba, Santana do Acaraú, Senador Sá e Varjota. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 11 de setembro de 2016. O processo é on-line e realizado a partir de cadastro no Mapa Cultural do Ceará.

A convocatória vai selecionar artistas e grupos cênicos para participar de vivências com o Grupo Bagaceira (16 a 18 de setembro de 2016) e o Teatro Máquina (dias 29 e 30 de setembro de 2016), com o objetivo de conhecerem a proposta do Trajetos de Criação. Nessa vivência, além de conhecerem a proposta do Trajetos de Criação, os participantes estarão sujeitos a uma segunda seleção para integrar efetivamente o projeto.

Idealizado em parceira com a Bienal Internacional de Dança do Ceará, o Trajetos de Criação tem a proposta de intercâmbio, de experimentação e de criação. O Teatro Máquina e o Grupo Bagaceira desenvolverão junto aos artistas e grupos selecionados uma ação, a um só tempo, artística e formativa, nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2016, em Sobral.

Como se inscrever

Para inscrever-se na Chamada Pública do Sobral Cidade das Artes, o proponente deve primeiro criar um perfil pessoal ou coletivo no Mapa Cultural do Ceará, plataforma da Secult-CE, disponível no endereço eletrônico www.cidadedasartes.org.br. O cadastro é simples e habilitará o agente cultural a participar de projetos e editais futuros da Secult-CE, além de integrar uma rede social da cultura, facilitando o networking.

Depois de cadastrado no Mapa Cultural do Ceará, o artista, grupo ou demais agentes da cultura poderão se inscrever na Chamada Pública do Sobral Cidade das Artes, disponível na mesma plataforma. Todas as três convocatórias (programação cultural, exposição fotográfica e vivência do Trajetos de Criação) obedecem a esse mesmo processo.

Para ajudar no cadastro e na inscrição, será ministrada uma oficina de utilização do Mapa Cultural, no dia 8 de setembro, em Sobral, no CED (local sujeito a mudança). Outras duas sessões tira-dúvidas, transmitidas on-line pelo site www.cidadedasartes.org.br, nos dias 9 e 13 de setembro, das 20h às 21h, também vêm auxiliar os interessados.

Atenção!

Os inscritos passarão pelo crivo de uma curadoria especialmente criada para atender ao projeto Sobral Cidade das Artes. Os selecionados integrarão a programação artística que se se desenrola ao longo dos meses de outubro e novembro, em Sobral. Não haverá a divulgação do resultado dos selecionados para compor a Programação Cultural e nem para a Exposição Fotográfica. Os autores dos projetos selecionados serão comunicados internamente pela organização e os que não forem chamados continuarão com seus projetos inscritos no banco de dados para outras possíveis oportunidades. Já os selecionados para a vivência do Trajetos de Criação terão seus nomes divulgados no site oficial do projeto.

SERVIÇO
Lançamento do projeto Sobral Cidade das Artes: 22 de setembro de 2016.
Chamada Pública – Sobral Cidade das Artes
Inscrições para programação cultural: 1º a 25 de setembro de 2016.
Inscrições para exposição fotográfica e Audiovisual: 1º a 25 de setembro de 2016
Inscrições para vivência Trajetos de Criação: 1º a 11 de setembro de 2016
Sites para Inscrições: www.cidadedasartes.org.br
Dúvidas e sugestões: sobralcidadedasartes@gmail.com
Gratuito





 E MAIS...
Sesc promove “Arte na Praça”
em cinco municípios cearenses

            No próximo sábado (3/9), o Sistema Fecomércio-CE, por meio do Sesc*, e o Governo do Estado do Ceará levam atividades do projeto Arte na Praça a cinco municípios cearenses. Além de Fortaleza, a programação acontece nas cidades de Guaraciaba do Norte, Quixeramobim, Missão Velha e Barbalha, contando com o apoio das prefeituras municipais. O projeto reúne atividades e apresentações culturais para crianças e suas famílias. A programação é aberta ao público e acontece em praças públicas.
Na capital, a edição conta com brincadeiras populares, como corrida de saco, dança das cadeiras, estoura balões, bambolê, pula corda e atividades no Espaço Brincando e Pintando, além da apresentação do Grupo Arte de Viver, com “A Peleja de João Sujeira e Maria Limpa Tudo”.
Em Guaraciaba do Norte, o público pode ter acesso a brincadeiras populares e, no Espaço Brincando e Pintando, pinturas faciais e em tela. A programação conta ainda com escultura em balão e biblioteca itinerante, além de apresentação de espetáculo infantil com a Cia. de Teatro Criando Arte, de Varjota.
Em Quixeramobim, as crianças vão poder se divertir com escultura em balão, pintura em rosto e brincadeiras populares, além da apresentação do espetáculo “A turma do Chaves num sonho de criança”.
O município de Missão Velha recebe programação com brincadeiras populares, pintura em rosto, escultura em balão e o espetáculo infantil “Terreiro de Historia" do Grupo Armadilhas Cênicas.
Barbalha recebe em sua programação brincadeiras populares como elástico, pula corda, bambolê e amarelinha. Além disso, tem oficinas de pintura e de bolinhas de sabão, pintura de rosto, contação de histórias e show de mágica com Tio G.
 
Programação
Arte na Praça

Fortaleza
Local: Praça Luiza Távora (Av. Santos Dumont, 1589 – Aldeota)
Horário: 17h às 19h
Informações: (85) 3452.9090

Guaraciaba do Norte
Local: Praça do Guaracy (Rua Francisco Beserra, S/N)
Horário: 17h às 19h
Informações: (88) 3611.0954

Quixeramobim
Local: Praça da Prefeitura (R. Dr. Álvaro Fernandes, 36)
Horário: 17h às 19h
Informações: (88) 3441.1402

Missão Velha
Local: Praça Nossa Senhora das Dores - Distrito de Jamacaru
Horário: 17h às 19h
Informações: (88) 3523.4444

Barbalha
Local: Praça Neto Macedo - Bairro Malvinas
Horário: 16h às 18h
Informações: (88) 3512.3355

SERVIÇO
Arte na Praça
Data: 3/9
Informações: 0800 275 5250

:::Gratuito:::

Nenhum comentário: