quinta-feira, 22 de setembro de 2016

FESTIVAL CEARÁ JAZZ SERIES

Sexta tem show e debate com baterista alemão David Krebs e músicos cearenses, em tributo a Art Blakey 

O baterista alemão David Krebs e músicos do primeiro time da cena instrumental cearense fazem nesta sexta-feira, às 20h, no Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, show especial em tributo ao baterista norte-americano Art Blakey. Com entrada franca e com direito a bate-papo com os músicos às 18h30, o show faz parte do festival "Ceará Jazz Series - Temporada Permanente de Jazz", que vem reunindo grandes públicos em apresentações em homenagem a lendas do jazz como Miles Davis, Dave Brubeck, Chet Baker, John Coltrane e Thelonious Monk e retorna neste mês de setembro, com dois novos shows, nas sextas-feiras, 23 e 30. Os ingressos são distribuídos nas bilheterias do Dragão, a partir das 17h do dia de cada show.

Com sua proposta de oferecer ao público novas oportunidades de contato com grandes obras da história do jazz e, ao mesmo tempo, com a excelência da cena instrumental cearense, ressaltando o talento, o virtuosismo e a criatividade dos músicos de nosso Estado, o Ceará Jazz Series promove nesta sexta, 23/9, um show em tributo a Art Blakey & The Jazz Messengers, com o aplaudido baterista alemão David Krebs ao lado de Edson Távora Filho (piano), Marcio Resende (saxofone tenor), Ricardo Abreu (trompete, da banda do cantor e compositor Raimundo Fagner), Iury Batista (contrabaixo acústico). Já no dia 30/9 acontece o show "Lady Sings the Blues", com a cantora cearense Idilva Germano revisitando esse antológico disco e outras canções da carreira de Billie Holiday.

Com apoio do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, os dois shows terão entrada franca, com ingressos distribuídos na bilheteria do Dragão, a partir de 17h do dia de cada apresentaçãoO primeiro show, nesta sexta-feira, 23/9, recriando o antológico disco "Art Blakey & The Jazz Messengers - The Big Beat", lançado pela célebre gravadora Blue Note em 1960, registrando as performances do grande baterista ao lado de ninguém menos que Wayne Shorter (saxofone tenor), Lee Morgan (trompete e flugelhorn), Bobby Timmons (piano) e Jymmie Merrit (contrabaixo acústico).

O álbum, um dos mais conhecidos da trajetória de Art Blakey e da história do jazz, em particular do bebop, se destaca também pelas composições de Wayne Shorter, como "The chess players", "Sakeena´s vision" e "Lester left town". Traz também um dos maiores standards norte-americanos de todos os tempos, "It´s only a paper moon", revisitado pelo quinteto de mestres, fechando o disco que será recriado na íntegra no palco do Teatro Dragão do Mar, pelo grupo capitaneado pelo baterista alemão David Krebs, de há muito radicado em Fortaleza, onde se destaca como um dos maiores representantes da cena jazzística local.

"Esse disco do Art Blakey, 'The Big Beat', teve uma grande influência sobre mim, tanto no meu modo de tocar, quanto no meu amor pelo jazz. Ouvia discos como esses em casa, desde criança, e é uma honra poder compartilhar com o público cearense esse trabalho tão especial, recriando o álbum no palco, tocando todas as músicas do disco no Teatro do Dragão do Mar, em mais um show do projeto Ceará Jazz Series", destaca o batera David Krebs.

"Todos estão convidados. Será uma honra revisitar esse disco e recriá-lo ao lado de alguns dos melhores músicos brasileiros, grande representantes da nossa cena musical", complementa o baterista.

Assim como é característica no Festival Ceará Jazz Series, o show será precedido de um bate-papo, às 18h30, também no Teatro do Centro Dragão do Mar e com entrada franca, sobre o artista e o disco homenageados. Uma oportunidade para contato direto entre público e músicos, em atmosfera de bom-humor e informalidade, em uma atividade de formação e informação, em mais um diferencial do projeto. 
 
Dia 30 Idilva canta Billie Holiday

Já na sexta-feira, 30/9, o Ceará Jazz Series leva ao Teatro do Centro Dragão do Mar o show "Lady Sings the Blues - Idilva Germano canta Billie Holiday". Será um reencontro da grande intérprete cearense com o repertório da diva norte-americana, revisitado por Idilva no Festival Jazz & Blues em Guaramiranga, em 2001. De lá para cá, Idilva lançou um dos mais esmerados e aplaudidos discos da história da música cearense, o CD "Urbanita", e se dedicou a outros projetos, retornando mais recentemente aos palcos, justamente na edição do Ceará Jazz Series em dezembro de 2015, também no Teatro do Centro Dragão do Mar.

Novos shows e parcerias musicais depois, o momento é de consolidar o reencontro de Idilva Germano com o público cearense, através do retorno a um dos repertórios mais admirados pela intérprete, que tem Billie Holiday entre suas maiores influências. "Billie é uma grande inspiração para muitas cantoras. Para mim, que tenho um trabalho muitas vezes situado entre o jazz e a música brasileira, a influência da musicalidade dela é muito forte e especial", testemunha Idilva Germano, apontando que partiu de canções do disco "Lady Sings The Blues", de 1956, mas também selecionou para o show faixas de outros álbuns de Billie.

"São tantas músicas incríveis e de interpretação tão rica, que seria muito difícil focar exclusivamente em um disco. Mas partimos do 'Lady Sings The Blues' e trazemos mais algumas surpresas para o público, revisitando também outros discos", aponta Idilva Germano, que interpretará no Teatro Dragão do Mar, na sexta-feira, 30/9, clássicos como "Autumn in New York", "Body and soul", "Love is here to stay", além da faixa-título, "Lady Sings The Blues".

No show da sexta-feira, 30/9, Idilva Germano estará ao lado de um grupo formado por nomes do primeiríssimo time da música cearense: Luciano Franco (guitarra, violão e direção musical), Tito Freitas (piano), Jerônimo Neto (contrabaixo acústico) e André Benedecti (bateria).

 


SERVIÇO:

Ceará Jazz Series - Temporada permanente de jazz.

- Show "Tributo a Art Blakey & The Jazz Messengers". Com David Krebs (bateria e bandleader), Marcio Resende (saxofone tenor), Ricardo Neto (trompete), Edson Távora Filho (piano) e Iury Batista (contrabaixo acústico). Sexta-feira, 23 de setembro, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. ENTRADA FRANCA. Às 18h30 tem bate-papo com os músicos, sobre o disco "The Big Beat", de Art Blakey, também com entrada franca.

- Show "Lady Sings The Blues - Idilva Germano canta Billie Holyday". Com a cantora cearense Idilva Germano e Luciano Franco (guitarra, violão e direção musical), Tito Freitas (piano), Jerônimo Neto (contrabaixo acústico) e André Benedecti (bateria). Sexta-feira, 30 de setembro, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. ENTRADA FRANCA. Às 18h30, também com entrada franca, tem bate-papo com os músicos, sobre o disco "Lady Sings the Blues" e a carreira de Billie Holiday.

Realização: Ceará Jazz Series. Apresentação: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Apoio: Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, Desafinado, Rádio Universitária FM, Quitanda das Artes.

Nenhum comentário: