segunda-feira, 5 de setembro de 2016

CENA GLS

MOSTRA NEW QUEER CINEMA PROMOVE REFLEXÃO SOBRE SEXUALIDADE E GÊNERO NA CAIXA CULTURAL
Imagem inline 2
De 6 a 18 de setembro, a Mostra New Queer Cinema – Segunda Onda exibe importantes obras do cinema mundial e realiza debates gratuitos
Depois do sucesso em Brasília, a CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 6 a 18 de setembro de 2016, a Mostra New Queer Cinema - Segunda Onda, com filmes que desafiaram padrões estéticos, políticos e sexuais na década de 1990. Esta é a segunda vez que a mostra chega ao espaço cultural. Em 2015, foi realizada a edição Cinema, Sexualidade e Política.
A programação desta edição contempla títulos conhecidos do grande púbico, como Kids e Meninos não choram, com conceituados nomes do cinema autoral, como Apichatpong Weerasethakul (Mal dos trópicos), Karim Aïnouz (Madame Satã), Nagisa Oshima (Tabu) e Lucrecia Martel (O pântano).
Os títulos abordam temas que estão cada vez mais atuais e em pauta, marcados pela abordagem de identidade de gênero e relacionamentos entre personagens gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros de países e culturas diferentes, que ampliam a discussão aberta pelo New Queer Cinema (NQC) na virada dos anos 1980 para os anos 1990.

O NQC é um movimento cinematográfico liderado por cineastas britânicos e norte-americanos e nasceu em meio ao ápice da crise da AIDS e de uma corrente política conservadora puxada pelos governos de Margaret Thatcher e Ronald Reagan. Expoentes como Gus Van Sant e Todd Haynes confrontaram o cinema politicamente correto do período e levaram às telas temas irreverentes e antinormativos que influenciaram cineastas em todo o mundo.

Foco da mostra na CAIXA Cultural Fortaleza, os filmes da chamada segunda onda deram sequência ao movimento e extrapolaram as fronteiras geográficas e culturais de seus antecessores. “As produções apresentam histórias na Ásia, América Latina, Espanha e muitos outros lugares. Esse também foi o momento em que o cinema de gênero avançou para o circuito comercial, mostrando que esse tipo de obra tem público além dos festivais”, explica Denilson Lopes, que assina a curadoria dos filmes ao lado de Mateus Nagime.

Entre os títulos, o público poderá conferir os longas de estreia de grandes cineastas, como Spike Jonze (Quero ser John Malkovich) e François Ozon (Sitcom), além de títulos que dialogam com o movimento, como o brasileiro Madame Satã, considerado de grande importância para os filmes queers contemporâneos nacionais.

Durante a mostra, será lançado um livro-catálogo com informações sobre diretores e filmes exibidos, fichas técnicas dos filmes, fotos, sinopses. O material ainda abordará contextualização sobre a internacionalização do movimento com artigos sobre o tema na visão de críticos artistas e estudiosos.

Debates

Além dos filmes, o público poderá conferir dois debates gratuitos. No dia 8 de setembro, com o tema Revoltas queers dentro do cinema queer, o debate conta com a presença escritora e pesquisadora de Gênero e Sexualidade Helena Vieira e do pesquisador e curador da mostra, Mateus Nagime. A mediação será de Aleques Eiterer, produtor da mostra. No dia 15, será a vez do tema Um novo cinema Queer na virada do milênio, com a participação do crítico de cinema Ailton Monteiro e do professor Henrique Codato, com mediação de Denilson Lopes. 

Sobre os curadores
Mateus Nagime é bacharel em Comunicação Social pela UFF, em Niterói-RJ. Mestrando em Imagem e Som pela UFSCar, em São Carlos-SP, onde pesquisa a presença do queer no cinema brasileiro até 1950. Foi um dos curadores da mostra New Queer Cinema - Cinema, Sexualidade e Política, em 2015, e um dos organizadores do livro-catálogo da mesma mostra. Trabalhando desde 2008 no campo da preservação audiovisual, atualmente é secretário geral da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA). Participa do Comitê Editorial da Revista Imagofagia e organizou o Home Movie Day 2013, no Rio de Janeiro. Também é crítico de cinema, tendo colaborado para diversos veículos impressos e eletrônicos.

Denilson Lopes é professor associado da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, pesquisador e crítico de cinema contemporâneo, com pós-doutorado na New York University. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) e pesquisador visitante em várias universidades. Autor de No Coração do Mundo: Paisagens Transculturais (2012), A Delicadeza: Estética, Experiência e Paisagens (2007), O Homem que Amava Rapazes e Outros Ensaios (2002) e Nós os Mortos: Melancolia e Neo-Barroco (1999), co-organizador de Imagem e Diversidade Sexual (2004), Cinema, Globalização e Interculturalidade (2010) e organizador de O Cinema dos Anos 90 (2005).
Programação completa no site oficial: www.newqueercinema.com.br

Serviço:
Cinema: Mostra New Queer Cinema – Segunda Onda
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 6 a 18 de setembro de 2016 (coquetel de abertura no dia 6, às 19h)
Horários: 
Consultar programação
Ingressos: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia)
Classificação Indicativa: Consultar programação
Vendas a partir de 2h de cada sessão, na bilheteria do local
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais
Debate Revoltas queers dentro do cinema queer
Data: 8 de setembro
Horário: 20h
Debate Um novo cinema Queer na virada do milênio
Data:
15 de setembro
Horário:
20h
Informações gerais | CAIXA Cultural Fortaleza:
(85) 3453-2770

Acesse o site
www.caixacultural.gov.br
Siga a fanpage: facebook.com/CaixaCulturalFortaleza
Baixe o aplicativo “Caixa Cultural”

Nenhum comentário: