domingo, 11 de setembro de 2016

MÚSICA

Som Livre lança DVD “Pediu Pra Sambar, Sambô – Ao Vivo”

Terceiro DVD do Sambô é um registro ao vivo do último álbum do grupo
 
 
Sucesso há uma década com um jeito único de fazer música, inserindo o samba em sucessos nacionais e internacionais, o Sambô lança este mês pela Som Livre o DVD "Pediu pra Sambar, Sambô - Ao Vivo". Para o terceiro registro em vídeo do grupo, Zé da Paz, Julio Fejuca, Hugo Rafael e Jacques Monastier se apresentaram em um palco em formato 360°, relembrando a grande essência do Sambô: as rodas de samba que deram início ao grupo há 13 anos. As faixas ficam disponíveis nas plataformas digitais a partir de hoje, 2 de setembro.
Sob direção de Santiago Ferraz, as câmeras com qualidade cinematográfica registraram duas horas de versões em rock samba de hits de diferentes nacionalidades e gêneros musicais. O grande desejo dos integrantes era de que o novo trabalho pudesse passar a mesma energia e alto-astral que o público presente na gravação sentiu no Kanto da Ilha, em Capitólio (MG), em abril deste ano. Os cortes e o olhar do diretor foram precisos para traduzir a grande festa que é o Sambô no palco. À beira do lago de Furnas, o espaço também foi escolhido a dedo para que pudesse traduzir a essência do grupo.
O repertório cuidadosamente selecionado pelo grupo, sob a liderança artística de Ricardo Gama, passa pelo pop, rock, reggae e dá até uma nova roupagem ao clássico da música brasileira "País Tropical", com a participação de Wilson Simoninha, que também dividiu os vocais em “Você”, de Tim Maia. E, já que o Sambô sempre gosta de trazer parceiros musicais para sua roda de samba, além de Simoninha, o grupo apresenta no novo DVD a promessa do rap Dom M. Aos 17 anos, o jovem rapper fez bonito na faixa "Totalmente Diferente" com os versos autorais de "Aqueles Olhos", que fez parte da trilha sonora de "I Love Paraisópolis" (Globo).
Com 26 faixas, o novo DVD traz também as versões em samba para hits internacionais, o que, ao longo da última década, se transformou uma marca do “jeito Sambô” de tocar. A contagiante “Fantasy”, sucesso do grupo Earth, Wind & Fire, ganha uma nova versão no show registrado em DVD e é a primeira a ser apresentada. “Valerie”, famosa na voz de Amy Winehouse, e “Wake Me Up”, sucesso com o badalado DJ Avicii, gravados no álbum de estúdio “Pediu pra Sambar, Sambô” (2015), também ganham registro em vídeo. Tem ainda o sucesso dos anos 70 “Hotel California”, imortalizado pelo Eagles - que já era uma das favoritas dos shows -, e “Take On Me”, clássico dos anos 80 do A-Ha.
Entre as nacionais, “Não Precisa Mudar” é a primeira faixa a ser trabalhada do álbum. O DVD traz ainda o forró em “Eu Só Quero um Xodó” e se transforma em reggae nas faixas “Quero Ser Feliz Também” e "Asas". A novidade do repertório fica por conta da autoral "Era Pra Ser", composta por Ricardo B. Gama, e outros sucessos como "Na Rua, Na Chuva, na Fazenda (Casinha de Sapê)", "A Estrada", "Tem que Valer", "Passe em Casa" e "Jeito Sexy". Um dos momentos mais inusitados do álbum fica por conta de Zé da Paz, que ao centro do palco interpreta o pot-pourri de "Adocica" e “Preta” (de Beto Barbosa), com todo o carisma que lhe é característico. O samba tem lugar garantido com faixas de Martinho da Vila – “Quem É do Mar Não Enjoa”, “Pra Que Dinheiro” e “Casa de Bamba” -, e os hits “Gostava Tanto de Você” e “Mal Acostumado". Fechando o repertório, o clássico do samba paulista “Trem das Onze”. 
 
Sobre o Sambô
Com pouco mais de dez anos de estrada, o Sambô virou referência nos palcos por conta de sua ousadia musical, unindo rock com samba e transformando clássicos em um som cheio de suingue e batuque. Isso não muda com a renovação da formação. A pegada soul de Hugo Rafael se une ao molejo de Zé da Paz que passeia no rock das baquetas de Jacques Monastier pra ganhar vida no cavaco de Fejuca, além da direção musical de Ricardo Gama, ex-integrante e idealizador da banda. Isso é mais do que nunca o Sambô e a união no palco comprova isso. Desde o início, o grupo é formado por artistas de diferentes escolas e estilos musicais, por isso essa mistura é inevitável. Sem pretensões de formar uma banda, se reuniram em uma tradicional roda de samba para animar um aniversário de um amigo. Doze anos após essa reunião tão bem-sucedida, uma nova voz chega para dar fôlego novo ao projeto que conquistou um público fiel, apaixonado pela música e pela festa que o Sambô faz no palco, de um jeito leve e descontraído. Pediu pra sambar, sempre é Sambô!

Nenhum comentário: