segunda-feira, 26 de setembro de 2016

OFICINA DE DANÇA

"Residência Coreográfica: Discotheque" será realizada em outubro na Vila das Artes

Plataforma de criação elaborada pelo paulistano Luis Ferron chega com a intenção de agregar artistas da dança, performance e teatro

A Escola Pública de Dança da Vila das Artes, contando com o patrocínio da Petrobras realiza a Residência Coreográfica: Discotheque. As aulas serão lecionadas pelo artista de dança e pedagogo, Luis Ferron (SP). A atividade acontecerá entre os dias 10 e 21 de outubro, das 14h às 20h, no Sesc-Senac Iracema (Rua Bóris s/nº- Centro). A ação integra a programação da 5aBienal Internacional de Dança do Ceará /De Par em Par.

A Residência é parte da pesquisa do coreógrafo paulistano Luis Ferron,            que, de forma geral, busca nas relações envolvendo encontros fortuitos, uma proposta córeo-performática que se estabeleça de forma horizontalizada, a partir da experiência entre artistas e espectadores. Ferron denomina de Discotheque a performance resultante de sua pesquisa.

De cunho prático, a Residência chega com a intenção de agregar artistas da dança, performance e teatro para construir uma nova possibilidade de Discotheque existir. "Discotheque é uma experiência artística que nega uma forma posta a priori e elege o espectador como autor complementar e indispensável para a inauguração de formações fugazes. Uma obra que se constrói no instante de cada tempo-espaço, junto e com os participantes", explica Ferron.

Como plataforma de criação, ao contrário de uma obra fechada, Discotheque se recriará em Fortaleza junto a artistas locais em seu tempo e espaço, a partir da Residência. É uma proposta que se desloca a fim de criar novas existências. Essa experiência já aconteceu nos seguintes espaços: Sala 209 na Usina do Gasômetro - Porto Alegre - RS; Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul - RS; Projeto Modos de Existir - Sesc Santo Amaro - SP, Sesc Ipiranga - SP, Universidade de Campinas - UNICAMP - SP; Sesc Presidente Prudente - SP; Sesc Campinas - SP.

Os interessados poderão se inscrever até 02 de outubro, por meio de preenchimento de ficha eletrônica: Clique aqui. Na ficha consta um espaço disponível para que os participantes possam incluir links de trabalhos que tenham sido registrados, em vídeo para efeito de comprovação curricular.

Os candidatos inscritos devem participar de uma audição que acontecerá no dia 09 de outubro, a partir das 8h. O resultado final da seleção será divulgado no dia 10 de outubro, no blog:Formação em Artes e Cultura em Fortaleza.

A Vila das Artes é um equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado à Secretaria da Cultura (Secultfor).

Sobre Luis Ferron
Artista da Dança desde 1983, pedagogo, pós graduando em Artes da Cena pela Universidade de Campinas – UNICAMP tem como característica principal a escuta e o diálogo envolvendo: espaços culturais, suas filiações corporais e a dança cênica como mote inspirador, e disparador, para as suas pesquisas em criação. A partilha em rede também faz parte da sua lógica como coreógrafo e para tanto, além da abertura para interferência de outros profissionais no seu próprio núcleo de criação, desenvolve projetos coreográficos junto a diversos grupos e artistas independentes da cidade de São Paulo e território nacional.É diretor e coreógrafo do Núcleo Artístico Luis Ferron com o qual tem verticalizado, nos últimos anos, as suas pesquisas e criações abarcando sobretudo variáveis das culturas afro-brasileiras. Inserido nesse contexto investigativo, o desenvolvimento de discursos corporais cênicos a partir de culturas diversas em tempo e espaço, assim como as resoluções estéticas construídas através das imbricações entre dança cênica, cultura popular e relações de proximidades entre artistas e público ganham destaque na sua trajetória como coreógrafo.

Serviço:
Residência Coreográfica: Discotheque
Professor: Luis Ferron (SP)
Quando: 10 a 21 de outubro de 2016
Horário: 14h às 20h
Onde: Sesc-Senac Iracema (Rua Bóris s/nº- Centro).
Público-Alvo: Bailarinos, performers e atores
Inscrições: até 02 de outubro de 2016
Ficha de inscrição: Clique aqui
Divulgação da lista dos pré-selecionados: 05 de outubro de 2016
Audição: 09 de outubro de 2016, às 8h
Nº de vagas: 15
Resultado final: 10 de outubro de 2016 (Manhã)

Nenhum comentário: