sexta-feira, 30 de setembro de 2016

MONÓLOGO MUSICAL

Orlângelo Leal, integrante da banda Dona Zefinha, celebra 25 anos dedicados à arte com o espetáculo "Autômato"

Primeiro projeto solo do multifacetado artista pode ser visto nesse sábado, no Centro Cultural Banco do Nordeste

Das brincadeiras de infância, no interior do Ceará, aos palcos da vida, já se passaram 25 anos. Entre invenções e intervenções estéticas, em que a arte se torna tão plural e autêntica – à exemplo do grupo Dona Zefinha - Orlângelo Leal permanece com a mesma mente vibrante e criativa dos tempos de menino em Itapipoca, mostrando que o amadurecimento artístico é um processo quase que diário, entre descobertas, vivências e troca de ideias e saberes. E como forma de celebrar e (re)lembrar esses tantos anos de carreira, este jovem artista veterano traz para o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB), no dia primeiro de outubro, às 15h, o espetáculo solo “Autômato”, com entrada gratuita.

Aqui, Orlângelo Leal mostra, mais uma vez, a beleza e a riqueza do diálogo entre as mais diferentes manifestações artísticas. Nessa intervenção performática, que já foi apresentada no Festival de Dança do Litoral Oeste, 3º Festival de Circo do Ceará e 23º Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, entre outros, o intérprete/criador usa instrumentos musicais excêntricos, como o marimbau e a flauta nasal, para produzir efeitos sonoros ao vivo, combinando humor e dança numa divertida brincadeira cenomusical e irreverente.

No palco, o multifacetado artista representa um ser compulsivo, uma espécie de esquizofrênico sonoro, que executa e grava músicas em tempo real com o auxílio de um loop. As músicas compostas em cena viram pano de fundo para sua diversão, prazer e gozo e, aos poucos, vão surgindo trilhas para dançar, manipular objetos, andar de skate e para um diálogo visceral com o público. “Autômato é meu primeiro trabalho solo, pensado justamente para celebrar os meus 25 anos de carreira. A ideia foi criar uma obra universal e transversal, em que música, dança e humor se tornam uma arte única”, afirma Orlângelo.

A inspiração para o espetáculo, como não poderia deixar de ser, está na sua própria trajetória, no que viveu e aprendeu ao longo desses 25 anos de carreira, e na memória de uma vida quase que totalmente dedicada à arte. “A nostalgia conduziu o processo de montagem do trabalho, quando vasculhei meu passado, analisei o banco de dados, olhando fotos e ouvindo gravações, por exemplo. Autômatos surgiu dessa reconstituição da memória pessoal”, explica.

Arte transversal
Ator, dramaturgo, diretor teatral e compositor, Orlângelo Leal começou a se descobrir como artista ainda criança, brincando ao lado dos irmãos Paulo Orlando e Ângelo Márcio na cidade de Itapipoca. O amadurecimento como artista se deu no cotidiano com o grupo Dona Zefinha, onde exercitou a dramaturgia e roteiros para shows, compôs canções e temas instrumentais para os quatro discos da banda, além de atuar e dirigir todos os 15 espetáculos da companhia.

Pela Dona Zefinha, atuou em grande parte do território nacional e fez turnês internacionais em 10 países, como Alemanha, Coréia do Sul, Hungria, Colômbia e Portugal. Por meio da Casa de Teatro Dona Zefinha, sede do gruoo em Itapipoca/Ce, publicaram o livro de dramaturgia "Artes da Enganação" com apoio da FUNARTE/2014.

SERVIÇO: Autômato – com Orlângelo Leal
Dia: 01/10
Horário: 15h
Local: CCBB-Centro -  R. Conde d'Eu, 560 - Centro, Fortaleza – CE
GRÁTIS
Informações: (85) 3464-3108  


Nenhum comentário: